O Programa Operacional Algarve2030 vai apoiar um investimento de 17 milhões de euros que visa criar um Centro Oncológico Regional Integrado do Sul (CORIS), anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CDDR).
A farmacêutica alemã Merck e os EUA acordaram uma descida do preço de três medicamentos prescritos para tratamentos de fertilização ‘in vitro’ no país.
Os helicópteros de emergência médica de Évora e Loulé vão operar 24 horas por dia a partir de segunda-feira, anunciou hoje o INEM, que prevê que as quatro aeronaves previstas estejam operacionais até ao início de novembro.
O Senegal está a combater um surto de febre do Vale do Rift, uma doença viral transmitida sobretudo por mosquitos e pelo contacto com animais infetados, que já provocou quase 200 contágios e 21 mortes.
O Conselho Nacional de Ética está a percorrer o país para ouvir diferentes públicos e recolher perceções sobre o seu trabalho, procurando responder de forma mais próxima e eficaz às preocupações da população, segundo a presidente do organismo.
Moçambique registou mais de 10 mil casos de perturbações mentais associadas ao consumo de drogas e álcool no primeiro semestre de 2025, um aumento de mais de 9.000 mil casos comparado a 2024, segundo um relatório divulgado hoje.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar vai solicitar um inquérito para apurar as causas que impediram a mobilização da viatura de emergência médica do Hospital de Santa Maria para o acidente com o elevador da Glória.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar encerrados este fim de semana, um no sábado e três no domingo, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, acusou hoje o Governo de falhar na defesa dos direitos dos enfermeiros, denunciando uma grave desregulação dos horários que compromete a vida e dignidade profissional.
Cerca de 30 trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Serpa manifestaram-se hoje contra a alegada falta de pagamento dos subsídios de Natal e de férias de 2024 e 2025 e dos retroativos salariais desde 2022.
As unidades locais de saúde (ULS) já contrataram 793 novos médicos especialistas para os hospitais públicos, pouco mais de metade das vagas disponibilizadas nos concursos abertos na época normal deste ano.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses afirmou hoje que há “centenas de serviços” paralisados devido à greve contra a proposta Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Governo, salientando que os profissionais rejeitam “trabalhar mais e levar menos rendimento”.
Cerca de 100 enfermeiros estão hoje concentrados junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, em protesto contra a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo Governo, que consideram lesiva para a classe.
Os hospitais e centros de saúde dos Açores vão contabilizar o tempo de serviço dos trabalhadores contratados durante a pandemia de covid-19, segundo um decreto legislativo regional, publicado hoje em Diário da República.
A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal alertou hoje para o número persistente de pessoas em risco de pobreza, acima dos dois milhões, o que demonstra que este fenómeno continua a ser um problema estrutural no país.
A adesão à greve de hoje dos enfermeiros é de 100% no bloco operatório do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas externas do Hospital de Viseu, segundo dados avançados à Lusa pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Cerca de 40% das Unidades de Saúde Familiar (USF) dizem ter falta de profissionais na equipa e mais de 80% registaram ausências prolongadas, que tiveram de ser colmatadas maioritariamente com profissionais da mesma equipa.
Mais de 40% das Unidades de Saúde Familiar discordam da criação de Unidades Locais de Saúde, mas mais de metade consideram que se devem manter, separando e dando a mesma autonomia às áreas hospitalar e dos cuidados primários.
O presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) alertou hoje para o risco de as USF C, geridas por privados, servirem para grupos internacionais entrarem em Portugal, com risco de perda de qualidade de cuidados.
Nove em cada 10 Unidades de Saúde Familiar (USF) reportaram no último ano faltas de material básico como vacinas, e quase todas tiveram falhas informáticas, segundo o estudo anual que retrata o estado dos cuidados de saúde primários.
O ministro da Educação defendeu hoje que a "publicação indevida" da lista do concurso especial ao curso de Medicina na Universidade do Porto deve ter "consequências" dentro da instituição, admitindo que o processo está por concluir .
O baixo consumo de cereais integrais e o elevado consumo de carne vermelha e processada são os principais fatores que contribuem para a mortalidade e perda de anos de vida saudável em Portugal, segundo dados hoje divulgados pela DGS.
No Dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje, a diretora do PNPAS divulgou o Relatório Anual 2024, onde se conclui que Portugal dispõe de alimentos com menor teor de sal e de açúcar, quando comparado com outros países europeus.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lamentou hoje a ausência de avanços do Ministério da Saúde quanto à valorização dos profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mantendo a greve marcada para sexta-feira.