Cerca de 43% da comida de rua (’street food’) comercializada na região de Lisboa apresenta níveis de qualidade microbiológica insatisfatórios e 2,6% revela-se potencialmente perigosa para a saúde pública, segundo um estudo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje que todas as hipóteses sobre a origem da covid-19 “continuam em aberto”, salientando que a China, onde os primeiros casos foram relatados, não forneceu todas as informações à instituição.
A secretária regional da Saúde dos Açores reiterou hoje um apelo à Assembleia da República para que criminalize novas substâncias detetadas no arquipélago, há cerca de um ano, e já avaliadas pela Agência Europeia da Droga.
O Programa Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (PRRCAD) nos Açores, apresentado hoje, prevê um maior acompanhamento dos utentes após o tratamento, a criação de uma consulta de psiquiatria e uma maior articulação entre entidades.
Seis urgências vão estar encerradas no sábado, cinco de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria, número que se mantém no domingo, mas inclui a urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Angola iniciou hoje uma campanha intensiva de vacinação contra a poliomielite, após a confirmação de 13 casos na província de Benguela, prevendo-se a vacinação de mais de 554 mil crianças com menos de 5 anos até domingo.
A Assembleia Municipal da Guarda aprovou, hoje, por unanimidade, uma moção do Partido Socialista (PS) que defende a requalificação “urgente” dos pavilhões degradados do antigo Sanatório Sousa Martins, na cidade.
O Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou o Plano Regional para a Inclusão Social e a Cidadania dos Açores (PRISC), com o qual pretende reduzir a taxa e o risco de pobreza na região, foi hoje divulgado.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) detetou falhas no acesso às primeiras consultas no Hospital Amadora-Sintra, incluindo pedidos duplicados, registos antecipados, erros na tipificação de consultas e episódios omissos, colocando em causa a equidade e transparência do sistema.
O Observatório do Cidadão para Saúde (OCS), ONG moçambicana, defende a eliminação das "taxas moderadoras" que são pagas nos hospitais públicos especializados, por considerar que impedem o acesso à maioria da população moçambicana.
O PCP e o Livre acusaram hoje o Governo de encontrar "remendos" para o transporte aéreo de emergência médica no verão, questionando porque não são disponibilizados meios para o socorro.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar acusou hoje a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) de querer imputar, sem fundamento, a responsabilidade da morte de um utente em 2024 a uma técnica de emergência pré-hospitalar.
O Banco Mundial aprovou um financiamento de 201 milhões de dólares (171 milhões de euros) para fortalecer a resposta do sistema de saúde de Moçambique às catástrofes naturais e alterações climáticas, anunciou hoje a entidade.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, dois votos de pesar pelas mortes dos médicos e antigos deputados Manuel Strecht Monteiro e José António Silva.
O Chega vai votar a favor da comissão de inquérito à gestão do INEM proposta pela IL, e quer também uma auditoria “independente completa” aos serviços de saúde que abranja os últimos 10 anos.
A requalificação do bloco de partos do serviço de obstetrícia do hospital de Beja, incluindo a criação de uma sala para cesarianas, arranca "na primeira semana de julho", num investimento de 1,5 milhões de euros.
A organização Médicos Sem Fronteiras acusou hoje a entidade que distribui alimentos em Gaza – Fundação Humanitária de Gaza (FHG), próxima de Israel e Estados Unidos - de constituir uma “matança disfarçada de prestação de ajuda humanitária”.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) recomenda ao INEM uma reflexão sobre os tempos de resposta no socorro e o atual sistema de retorno de chamadas e sugere campanhas de esclarecimento da população.
A ministra da Saúde de Timor-Leste, Élia dos Santos, advertiu hoje os profissionais de saúde do principal hospital públicos que não devem levar medicamentos e outros materiais para as clínicas privadas, para obterem benefícios pessoais.
A Direção-Geral da Saúde alertou hoje que as situações de calor extremo, como a prevista para os próximos dias, têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.
As Honduras são um dos países do mundo onde existe um “elevado risco” de uma pessoa ser vítima de tortura, registando 268 casos desde 2024, sendo os principais responsáveis as forças de segurança, alertaram hoje organizações civis.
As autoridades de saúde britânicas emitiram hoje, pela segunda semana consecutiva, um alerta 'âmbar', o segundo mais grave, para cinco regiões de Inglaterra, devido às altas temperaturas esperadas para o fim de semana.
A primeira ambulância de suporte imediato de vida a chegar junto do utente que morreu por atraso no socorro em 2024 demorou uma hora e 26 minutos, fora da janela de oportunidade para fazer uma angioplastia coronária.
A ministra da Saúde disse hoje que vai continuar no cargo, avançando que "não houve" relação entre a morte de um homem e a greve do INEM, após a inspeção ter concluído que o óbito poderia ser evitado.