O Governo vai “acomodar com toda a humildade” o pedido de aperfeiçoamento formalizado pelo Presidente da República, ao devolver à proveniência três decretos-lei na área da Saúde, disse hoje a ministra Ana Paula Martins.
O candidato presidencial Jorge Pinto encontrou-se hoje com os antigos mineiros da Urgeiriça para ouvir lamentos de quem ainda vê camaradas a morrer devido à exposição ao urânio e promete continuar a lutar “à pazada e à picareta”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra esclareceu hoje que o Serviço de Formação Profissional na Unidade de Reabilitação do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Saúde Mental encerrou devido a incumprimento dos requisitos legais necessários.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda ativou a fase 2 do plano de contingência do Serviço de Urgência, que está “muito pressionado” pela quantidade de infeções respiratórias “em circulação” nesta altura do ano.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esclareceu hoje que os autarcas não fazem parte do processo de nomeação de administrações das Unidades Locais de Saúde (ULS) e que essa responsabilidade cabe ao Governo.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra prevê que, até dia 15, todos os serviços hospitalares, com exceção da Medicina do Trabalho, tenham concluído a implementação do registo obrigatório de diagnósticos na consulta externa.
A Piscina Municipal de Arronches, no distrito de Portalegre, está encerrada temporariamente, após ter sido detetada a bactéria da ‘legionella’ na água dos balneários daquele equipamento, anunciou hoje a câmara.
Setenta e um médicos internos iniciam este mês o seu percurso de formação geral e específica nos Açores, reforçando a capacidade formativa e assistencial do Serviço Regional de Saúde (SRS), anunciou hoje o Governo açoriano.
A situação nos tempos de espera dos serviços de urgência é “muito crítica” e não deverá melhorar durante esta semana, nomeadamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse hoje a ministra da Saúde.
O candidato presidencial Gouveia e Melo disse hoje concordar com a decisão do Presidente da República de devolver três decretos-lei sobre saúde, defendendo que a negociação deve envolver todos os atores do sistema.
Um investimento de quatro milhões de euros da Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE) disponibilizará, em fevereiro, um novo polo de intervenção social, em Matosinhos, para servir 160 utentes e criar 30 postos de trabalho, foi hoje anunciado.
O regulador da saúde alertou hoje as instituições hospitalares do SNS para garantirem acesso a exames médicos em tempo clinicamente aceitável e recorrer a entidades externas quando não houver capacidade interna.
Os IPO de Coimbra e de Lisboa vão investir, em 2026, 11,6 milhões e 4,92 milhões de euros, respetivamente, em equipamentos médicos pesados e sistemas cirúrgicos robóticos, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, segundo um despacho governamental.
A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica pediu hoje ao INEM que esclareça o funcionamento do novo sistema de triagem, sobretudo no que toca ao início da contagem de tempo de resposta e à definição de prioridades.
O Hospital Central de Maputo, o maior de Moçambique, registou “grande pressão” com o aumento de entradas no Serviço de Urgências na quadra festiva e o problema “extremamente crítico” de défice de sangue, foi hoje divulgado.
Os colégios de ensino especial manifestam-se hoje junto ao Ministério da Educação em protesto contra uma situação financeira que dizem estar a tornar-se insustentável e para pedir o reforço da comparticipação paga pelo Estado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou para nove os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao tempo frio, que foi prolongado até quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
As urgências dos hospitais do país tinham, às 08:15 de hoje, 507 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de cinco horas e 39 minutos para os urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a tempo frio entre a meia-noite de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira.
O candidato presidencial Marques Mendes apelou hoje ao Presidente da República e ao Governo que “não empatem” o decreto-lei que pretende criar urgências regionais de obstetrícia e avisou que este é o tempo de “exigir resultados em todas as áreas”.
A candidata presidencial Catarina Martins acusou hoje o Governo de abandonar o país, em particular no que respeita ao acesso à saúde, depois de ouvir as queixas de vários algarvios numa visita ao mercado de Olhão.
O PS defendeu hoje que o pedido de aperfeiçoamento de diplomas da saúde feito pelo Presidente da República ao Governo é uma “boa notícia” e uma oportunidade para o Governo dialogar com o setor e com os partidos.
Os maiores tempos médios de espera para doentes urgentes variavam, às 08:30 de hoje, entre as mais de 10 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e quase três horas no Hospital São João, no Porto, segundo dados oficiais.
Portugal registou 1.265 casos de gripe na semana do Natal, elevando para 9.620 o total de infeções desde o início da época, e excesso de mortalidade por todas as causas nos maiores de 65 anos, revelam dados do INSA.