A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) recomendou a “reponderação” da base de dados prevista na Lei de Saúde Mental, alegando ser imprecisa a sua finalidade, a categoria dos dados a recolher e o seu prazo de conservação.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou hoje que o número de mortes ligadas à covid-19 tem aumentado desde o início de dezembro, numa reunião para decidir se a doença continua a ser uma emergência internacional.
Utentes do concelho de Vila Franca de Xira vão formar, no sábado, um “cordão humano” junto ao centro de saúde de Alverca para exigir mais médicos de família, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que pretende incluir nas negociações com o Governo uma proposta para “cessar a discriminação” dos médicos com contrato individual de trabalho, em relação aos colegas com contrato de funções públicas.
Os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vão cumprir uma greve de duas horas em 02 de fevereiro para exigirem a contabilização dos anos de serviço e o pagamento de acordo com a progressão, foi hoje anunciado.
O grupo Foco Saúde adquiriu hoje, por 1,3 milhões de euros, o terreno localizado em Canidelo, Gaia, que a câmara levou a hasta pública com o pressuposto de ali nascer uma unidade de cuidados continuados e paliativos.
O especialista em Medicina Interna João Gorjão Clara apelou à criação de unidades de internamento de geriatria nos hospitais, lembrando que não é o critério etário que define quem ali deve ficar.
O presidente da associação dos médicos dos idosos que estão nos lares defendeu hoje a necessidade de ter clínicos em permanência nestas estruturas, para garantir uma vigilância e assistência regular, evitando muitas vezes o transporte para a urgência.
As pessoas com baixa literacia enfrentam mais problemas de saúde mental em todo o mundo, indica um estudo da Universidade de East Anglia (UEA), no Reino Unido, publicado hoje na revista científica ‘Mental Health and Social Inclusion’.
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) afirmou que a reunião de hoje com o Governo foi uma “absoluta desilusão”, alegando que tinha a expectativa que fosse para iniciar as negociações, mas que serviu apenas de auscultação.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM atenderam mais de 1,5 milhões de chamadas de emergência em 2022, uma média de 4.185 por dia, o maior número de sempre, indicou hoje aquele instituto.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) concluiu que os cuidados paliativos pediátricos em Portugal devem ser reforçados para reduzir as terapêuticas e procedimentos agressivos e para diminuir o consumo de recursos hospitalares.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) afirmou hoje que mantém a decisão sobre o curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa, apesar do pedido de revogação apresentado pela Ordem dos Médicos.
O antigo vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva lança na próxima semana em Lisboa a primeira conferência no âmbito do novo projeto Alternativa Sustentável, que vai estar centrada na saúde, desigualdades e demografia.
A diretora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse hoje que a principal preocupação já não é a covid-19, mas sim o surto de cólera, que afeta 10 países africanos.
A adesão à greve dos auxiliares, administrativos e técnicos superiores do Hospital Amadora-Sintra por melhores condições de trabalho que teve início às 08:00 “é elevada”, estando a afetar os serviços nas consultas externas, segundo fonte sindical.
Associações de doentes defendem “uma aposta séria” no registo único de dados em saúde, para facilitar a circulação dos utentes entre os vários níveis de cuidados de saúde e evitar a duplicação de exames e prescrições de tratamentos.
A rede de Médicos pela Saúde (MPS) afirmou hoje que a precariedade, a insegurança e a violência estão a afetar o funcionamento dos hospitais venezuelanos e advertiu que estes “não são espaços seguros para trabalhadores nem para pacientes”.
Um total de 16,3 milhões de norte-americanos já procuraram seguro de saúde através do Affordable Care Act (ACA) este ano, o dobro do número quando a lei foi lançada há quase uma década, anunciou hoje a Administração Biden.
A diplomacia chinesa está a aumentar os seus esforços para influenciar os órgãos de direitos humanos das Nações Unidas encarregados de garantir o cumprimento das convenções internacionais, denunciou esta quarta-feira uma organização não-governamental (ONG).
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a criação do “Cabaz Bebé”, medida dirigida às famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção com filhos até aos 18 meses, através da atribuição de 300 euros por ano.
O ministro da Saúde considerou hoje justo discutir os valores associados à transferência de competências para os municípios e reconheceu que em alguns casos se está a pagar aquilo já tinham de ser as autarquias a fazer.
O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) anunciou hoje “novas formas de luta” a desenvolver em fevereiro e março, como concentrações e greves, caso não avancem as negociações com o Governo.
O ministro da Saúde manifestou-se hoje “tranquilo” em relação às maternidades, sem avançar com datas ou eventuais encerramentos e salientando que mantém a confiança de que é possível manter os serviços em funcionamento.