A nova funcionalidade digital de triagem respiratória da App SNS 24 registou na primeira semana de funcionamento mais de 9.700 triagens, com 20% dos casos a serem encaminhados para serviços de urgência, foi hoje anunciado.
A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), no distrito de Setúbal, fez hoje um apelo à comunidade no sentido da dádiva urgente de sangue, por ter as reservas do tipo sanguíneo O+ “em nível critico”.
A União Europeia (UE) precisa de combater as doenças cardiovasculares (DCV), a principal causa de morte e com um custo estimado em 282 mil milhões de euros, segundo um relatório hoje publicado e que antecede o Plano Corações Seguros.
A Pastoral das Migrações e Mobilidade Humana da Diocese de Angra, Açores, vai assinalar o Dia do Migrante, na quinta-feira, com a abertura oficial de um novo serviço de apoio psicológico dirigido a pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados avisou hoje que não vai haver candidaturas ao aviso aberto em novembro para obras do Plano de Recuperação e Resiliência porque obriga as entidades a ficarem 20 anos na rede de cuidados continuados.
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) vai reforçar o horário do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Paredes devido ao aumento de afluência, à dificuldade de agendamento e ao período de doenças respiratórias, foi hoje divulgado.
A Comissão Europeia atualizou hoje as zonas de proteção e vigilância contra a gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) devido ao aparecimento de 74 novos casos em explorações avícolas dos Estados-Membros.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram “na linha da frente” e que ignorar estes profissionais é “desperdiçar conhecimento”.
A autoridade reguladora de medicamentos de Moçambique anunciou a detenção de três pessoas suspeitas de envolvimento no desvio de antimaláricos no armazém central da Machava, em Maputo, equivalentes a mais de 830 mil tratamentos.
Mais de 2.400 pessoas já assinaram a petição em protesto pela alteração dos critérios de acesso ao internato médico, considerando que a introdução da “média normalizada” para efeitos de seriação discrimina candidatos.
O “Humaniza”, projeto dedicado a pessoas com doenças avançadas, acompanha em Guimarães e em Vizela, no distrito de Braga, mais de três dezenas de casos e procura voluntários para reforçar o acompanhamento pessoal com doentes e cuidadores.
Um total de 112 pessoas morreram vítimas de malária em nove meses na província de Niassa, no norte de Moçambique, um aumento de mais de 30 óbitos comparado a 2024, anunciou fonte oficial.
Os cidadãos podem ajudar as pessoas que não têm dinheiro para comprar medicamentos prescritos, doando o seu troco a farmácias em todo o país, a partir de hoje, no âmbito da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje o Ministério da Saúde de “grave falha de planeamento” ao atrasar o concurso de colocação de especialistas, arriscando-se a perdê-los para o privado ou para o estrangeiro.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
O Supremo Tribunal Federal do Brasil autorizou a realização de uma ecografia ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro na sede da Polícia Federal, onde cumpre pena, para avaliar a necessidade de uma cirurgia, informaram meios locais.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A presidente da Câmara de Almada, Maria de Medeiros, alertou para o “claro retrocesso” e a “governamentalização" das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) em curso por parte do Governo.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou, num relatório apresentado ontem, que atrasos na regulamentação de diversas matérias relacionadas com a descentralização de competências na área da saúde têm gerado incertezas na gestão de serviços pelas autarquias.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, defendeu hoje, em Viana do Castelo, uma descentralização de competências efetiva e real, que não seja “uma meia-descentralização”, porque os autarcas não são “uns empregados do Governo”.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou hoje o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Pelo menos 13 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas desde outubro na sequência de chuvas fortes registadas em Tete, centro de Moçambique, anunciou a delegada provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.
“A Menina que Lambeu o Gato”, um livro ilustrado “para todas as idades”, cujas vendas revertem na totalidade para a investigação em oncologia pediatria, é apresentado domingo na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) custou este ano o equivalente a todo o IRS pago pelos contribuintes, mas os utentes continuaram a enfrentar dificuldades de acesso, apesar de ter aumentado a prestação de cuidados.