O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve disse que a aprovação hoje pelo Governo da construção Novo Hospital Central do Algarve é "um ato de justiça" e "uma janela de esperança" sobre resposta do SNS para a região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) criou uma ‘task-force’ de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar este fim de semana, foi hoje anunciado.
A urgência obstétrica e ginecológica do hospital de Beja vai estar encerrada nos períodos da noite e madrugada entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de segunda-feira, por falta de médicos, foi hoje divulgado.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, afirmou hoje ter a garantia da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) de que o programa de apoio às altas sociais será viável com o apoio do Governo.
Governo e Federação Nacional dos Médicos (FNAM) assinaram hoje um protocolo negocial que incide fundamentalmente nos salários e condições de trabalho dos médicos, estando já marcada a primeira reunião para dia 20.
Em dia de reunião do Conselho de Estado, Catarina Martins quis dar destaque ao tema da desigualdade de género no acesso à saúde, tema do segundo “laboratório” que a candidata presidencial realiza durante a campanha.
O novo Hospital Central do Algarve, cuja construção foi hoje aprovada pelo Governo num montante máximo de 426,6 milhões de euros, deverá começar a funcionar em 2031, anunciou o executivo.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, apresentou hoje em Gondomar um programa de altas sociais, que retoma o que estava a ser preparado pelo Governo em 2023, e que pretende aplicar às mais de 2.800 pessoas hospitalizadas.
O candidato presidencial André Pestana defendeu hoje que uma das soluções para a saúde passa por deixar de transferir metade do orçamento anual de 17 mil milhões de euros para os privados e reforçar o investimento no SNS.
O Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro tem sido o segundo, a nível nacional, com maior sobrecarga nos últimos 10 dias, revelou hoje o conselho de administração da ULS da Região de Aveiro.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) afirmou hoje, no Fundão, que a solução para os constrangimentos no socorro não está no aumento do número de ambulâncias, mas numa melhor articulação entre todas as entidades.
O Infarmed alertou para a escassez dos medicamentos com quetiapina, usados no tratamento da esquizofrenia, depressão e episódios bipolares, recomendando aos médicos que considerem alternativas terapêuticas e às farmácias que limitem a dispensa a um mês de tratamento.
A Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros alertou hoje que o Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro está com uma ocupação superior à capacidade instalada.
Os internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana, revela hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que registou neste período 1.340 casos da doença e um excesso de mortalidade por todas as causas.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) questionou hoje a inexistência de Postos Médicos Avançados nos hospitais com maior afluxo de doentes às urgências, face aos bons resultados obtidos aquando da pandemia da covid-19.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) manifestou hoje satisfação com o anúncio do Governo de avançar com a construção do Hospital Central do Algarve, considerando que se trata de um processo que “peca por tardio”.
A Assembleia da República (AR) aprovou hoje na generalidade três recomendações ao Governo pela integração do internato na carreira médica, tendo rejeitado simultaneamente três projetos de lei com o mesmo objetivo, que poderiam avançar à revelia do executivo.
O ministro da Presidência admitiu hoje que a criação de 400 vagas de internamento social em novas unidades intermédias, contratualizadas com entidades do setor social e solidário, será rápida, embora não avance datas concretas.
O Presidente da República promulgou hoje o novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgias, reconhecendo aspetos positivos na reforma, mas levantando dúvidas sobre a sua aplicação, o enquadramento dos profissionais e a proteção de dados dos doentes.
A Provedoria dos Animais de Lisboa alertou hoje para a ausência de nomeação de um médico veterinário municipal enquanto Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia, o que deixa os veterinários desprotegidos de cobertura legal, recomendando à câmara que resolva a situação.
O Governo aprovou hoje um reforço de mais 10 milhões de euros destinados às misericórdias que prestam cuidados de saúde, em articulação com o SNS, “aos utentes da região Norte”, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O Governo prevê criar 400 vagas de internamento social em novas unidades intermédias, contratualizadas com entidades do setor social e solidário, destinadas a pessoas com alta clínica que ainda não podem ser encaminhadas para respostas permanentes de cuidados continuados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que registou 517 nascimentos em 2025, o que representa um aumento de 40 partos face ao ano anterior, quando terminou com 477 nascimentos.
A candidata presidencial Catarina Martins defendeu hoje a intervenção do Presidente da República junto do primeiro-ministro para afastar a ministra da Saúde, considerando um erro esperar pela eleição do novo chefe de Estado.