As vítimas de exploração sexual entrevistadas no âmbito de um estudo nacional sobre o fenómeno defenderam que precisam de assistência especializada, sobretudo ao nível da saúde mental, e programas para a escolaridade e inserção no mercado de trabalho.
A Unidade Local de Saude (ULS) do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS® - Enhanced Recovery After Surgery, para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia dos hospitais de Caldas da Rainha e de Torres Vedras.
Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastaram quase 2.000 milhões de euros com medicamentos em 2023, uma despesa que aumentou 11,2% em relação ao ano anterior, indicam dados do Infarmed.
O presidente da Câmara de Coimbra defendeu hoje a revisão da descentralização na saúde e na educação, exigindo ao novo Governo que reforce de forma urgente as verbas associadas ao processo, sob pena deste ficar bloqueado.
A contratação de 300 psicólogos num ano foi uma das sete propostas apresentadas hoje pela Ordem dos Psicólogos Portugueses à ministra da Saúde, que reafirmou o compromisso do Governo de avançar com essas contratações, disse à Lusa o bastonário.
A maioria dos médicos das urgências dos hospitais distritais já ultrapassou o limite anual de horas extraordinárias, mas o movimento Médicos em Luta está expectante nas negociações entre Governo e sindicatos, afirmou hoje a sua porta-voz.
A devastação do sistema de saúde de Gaza aumenta o risco de desnutrição aguda e ameaça deteriorar rapidamente a saúde mental dos palestinianos, denunciou hoje a organização médica internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) alertou hoje para a existência de coberturas de amianto nos estaleiros da Câmara do Crato (Portalegre) e considerou “indignos” os balneários e espaço de refeições, mas o município desdramatizou.
Mais de 50 mil profissionais de saúde aderiram à greve iniciada hoje, disse o presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) à Lusa, referindo que decorrem conversações com o Governo.
O número de crianças mortas em ataques na Ucrânia aumentou quase 40% este ano, em comparação com 2023, tendo a UNICEF registado no primeiro trimestre deste ano 25 crianças mortas, foi hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes, alertou hoje para a dificuldade do acesso dos utentes à fisioterapia, sublinhando que existem apenas cerca de 1.500 profissionais no Serviço Nacional de Saúde, enquanto existem 12.000 no país.
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse hoje a presidente.
O Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique afirmou hoje “não haver motivos” para a reinício da greve de profissionais de saúde, mas garantiu que vai “assegurar a continuidade da prestação de serviços de saúde à população”.
A empresa Philips anunciou hoje que chegou a acordo para pagar 1,1 mil milhões de dólares (mais de mil milhões de euros) após reclamações nos Estados Unidos que levaram à recolha de ventiladores para a apneia do sono defeituosos.
O Estado gastou mais de 100 milhões de euros com exames de radiologia em 2022, um montante que faz com que seja a terceira maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje o regulador.
A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) denunciou hoje a deterioração do sistema de saúde pública no país com impacto no acesso aos serviços essenciais pelos cidadãos, que estão a optar pelos privados.
O Governo saudita lançou hoje, em Riade, uma iniciativa para erradicar a poliomielite em todo o mundo, juntamente com a Fundação Bill e Melinda Gates, com o objetivo de proteger 370 milhões de crianças por ano.
Pelo menos 19 crianças morreram e mais de 200 adoeceram devido a um possível surto de sarampo no estado nigeriano de Adamawa, segundo as autoridades locais, que declararam o estado de alerta sanitário.
As autoridades regionais de Amhara, no norte da Etiópia, declararam uma situação de emergência para conter um possível novo surto de cólera num território altamente conflituoso, afetado nas últimas semanas por chuvas sazonais torrenciais.
A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.
A atividade de ambulatório de oftalmologia do Hospital de Santo António dos Capuchos vai passar a ser realizada, a partir do segundo semestre do ano, no Instituto Gama Pinto, em Lisboa, anunciou hoje à Lusa a responsável pelo serviço.
O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, avisou hoje que deixou de ter capacidade para analisar ou tratar a água potável da faixa palestiniana, alertando que os habitantes “estão a pôr a sua vida em perigo”.
As autoridades sanitárias moçambicanas registaram 15.637 casos de cólera em praticamente seis meses, que provocaram durante o atual surto 33 mortos, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.
Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs será o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca no domingo.