A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) mobilizou 100 colaboradores e voluntários para o apoio às autoridades no socorro às populações afetadas pelos incêndios, naquele que é o maior contingente dos últimos cinco anos, anunciou hoje a instituição.
Os centros de saúde da região Oeste estão a iniciar a teleconsulta para responder aos utentes sem médico de família e complementar os cuidados de saúde primários prestados de forma presencial, informou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS).
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselhou hoje os doentes crónicos a protegerem-se do fumo dos incêndios tapando boca e nariz com máscaras ou lenços molhados, ficar em casa e usar o ar condicionado na recirculação de ar.
A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras anunciou hoje que vai abandonar a Rússia após 32 anos de operações no país, depois de Moscovo a retirar da lista de organizações estrangeiras aprovadas.
A Câmara de Viana do Castelo renovou protocolos com a Unidade Local de Saúde tendo em vista apoio à prestação de cuidados domiciliários, a promoção de caminhadas e aulas de preparação aquática para o parto, foi hoje revelado.
As forças russas atacaram nas últimas horas o território ucraniano com 51 drones, 17 dos quais foram intercetados pelas defesas aéreas, anunciou a Força Aérea da Ucrânia.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) expressou hoje solidariedade às vítimas dos incêndios e apelou aos profissionais para que contactem as autoridades no terreno, de forma a ajudar na assistência.
Mais de 39 milhões de pessoas podem morrer nos próximos 25 anos no mundo devido a infeções bacterianas resistentes a antibióticos, estima um estudo hoje divulgado na revista médica britânica The Lancet.
A unidade local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA) informou que hoje, até às 18:00, deram entrada na Urgência de Aveiro cinco pessoas com queimaduras, na sequência dos incêndios que lavram na região.
As obras do novo Hospital Todos os Santos, que reunirá os hospitais da Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, irão arrancar na quarta-feira, anunciou hoje a ministra da Saúde.
Uma mulher fugiu do Hospital Distrital de Santarém com a filha de 22 dias, que aguardava resolução social, na madrugada da última sexta-feira, estando agora a ser procurada pelas autoridades.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde está a atravessar “uma crise de meia-idade”, com muitos problemas por resolver e outros a surgir que necessitam do empenho de todos.
Um militar de 25 anos morreu hoje na base aérea de Maceda, em Ovar, distrito de Aveiro, após ter sido atingido por um pneu de um helicóptero em movimento, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Esmoriz.
Cinco incêndios de grandes dimensões no distrito de Aveiro, que provocaram já dois mortos, mobilizavam, pelas 17:00, mais de 1.200 homens, apoiados por 391 viaturas e 12 helicópteros.
O bastonário dos médicos manifestou hoje “grande preocupação” com “a falta de rumo” do Serviço Nacional de Saúde, e avançou que a Ordem se vai empenhar nos próximos meses em apresentar propostas concretas para alterar esta situação.
Três dos feridos dos incêndios que lavram hoje no distrito de Aveiro estão internados no hospital de Aveiro e um quarto foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra, informou a proteção civil.
Médicos e utentes participaram hoje num ‘flash mob’, em Lisboa, promovido pela Federação Nacional dos Médicos (Fnam), para homenagear os profissionais de saúde e os beneficiários que "têm resistido à degradação do SNS” ao longo dos anos.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que a fábrica de medicamentos do país está pronta para produzir fármacos para o mundo, após certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As instalações e os circuitos dos utentes do Serviço de Urgência no Hospital de Abrantes vão ser reconfigurados a partir de hoje e até abril de 2025 devido à segunda fase da requalificação da Urgência Médico-Cirúrgica.
A relatora da ONU para a situação dos direitos humanos nos territórios palestinianos ocupados deplorou hoje a “inação”, ou mesmo “apoio”, da comunidade internacional face à “campanha de genocídio” de Israel, apontando Portugal como uma das poucas exceções.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez hoje recomendações sobre o que fazer em situação de inalação de fumos dos incêndios como retirar a pessoa do local e observar se apresenta queimaduras faciais e sinais de dificuldade respiratória.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) reabriu hoje um piso com mais 15 camas para doentes a precisar de cuidados continuados na unidade Maria José Nogueira Pinto, em Cascais.
O Ministério Público (MP) abriu um inquérito ao caso da grávida com hemorragias após um aborto espontâneo a quem o hospital de Caldas da Rainha terá recusado assistência em 05 de agosto, confirmou a Procuradoria-Geral da República à agência Lusa.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje acompanhar “com muita preocupação” a lista de candidatos admitidos a concurso e teme que não se atinjam sequer os 25% de profissionais contratados nos anteriores concursos.