A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, responsabilizou hoje o Governo pelo “agravamento de todos os principais problemas do SNS” e de criar “confusão imensa” a quem precisa de cuidados de saúde.
Portugal assegura, a partir de hoje, dez especialidades médicas à população guineense através de um projeto de telemedicina que ambiciona que a saúde deixe de ser um privilégio de poucos na Guiné-Bissau.
Um em cada quatro laboratórios clínicos inquiridos num estudo hoje divulgado apontou atrasos médios superiores a 60 dias nos pagamentos das Unidades Locais de Saúde no primeiro semestre deste ano.
O ativista Rafael Marques disse hoje que Angola vai celebrar 50 anos de “mediocridade, falta de liberdade e opressão”, por entender que os angolanos, livres do colono português, estão a ser “neocolonizados pelos próprios irmãos”.
Os exames de endoscopia gastrenterológica feitos no setor convencionado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) cresceram 17,6% entre 2022 e 2023 e os encargos públicos atingiram os 71,96 milhões de euros, segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
O ativista Rafael Marques disse hoje que a visita de Joe Biden a Angola “é mais simbólica” e não vai resolver a fome no país, lamentando a “incompetência” do Governo angolano na aplicação de medidas concretas.
Quase 40% da população portuguesa não tem oferta publicamente financiada para endoscopias gastrenterológicas no concelho onde mora e nos 20 municípios com maiores rácios de óbito por doença do aparelho digestivo não há oferta comparticipada.
A Câmara Municipal de Óbidos vai alargar, em 2025, o plano de saúde gratuito a sete mil habitantes do concelho, no qual cerca de 82% da população não tem médico de família, anunciou hoje o município.
Uma empresa especializada na prestação de cuidados respiratórios domiciliários, a Vivisol, vai criar 20 empregos com a inauguração de novas instalações hoje em Condeixa-a-Nova.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) angariou mais de 1,9 milhões de euros no peditório deste ano, um aumento de 17% relativamente ao ano passado, e contou com a ajuda de 20.000 voluntários.
Um conjunto de especialistas apresenta hoje recomendações para melhorar a gestão e os cuidados prestados aos doentes com insuficiência cardíaca, que se estima atingir cerca de 700 mil portugueses e que é a principal causa dos internamentos hospitalares.
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) divulgou na terça-feira que será disponibilizado um novo dispositivo sensor de glicémia depois de constrangimentos reportados por farmácias e doentes no abastecimento de sensores Freestyle Libre 2.
O Governo argentino anunciou hoje alterações ao regime migratório, visando pôr fim aos cuidados de saúde públicos gratuitos e à isenção das propinas universitária para estrangeiros não residentes.
A Ordem dos Médicos (OM) criticou hoje "a incapacidade" do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de "atrair e fixar jovens médicos" face ao "elevado número de vagas" por preencher no mais recente concurso de formação da especialidade.
A sala de consumo móvel do Porto afinal só deverá arrancar em meados de janeiro de 2025 depois de, numa reunião, as entidades de saúde e o município terem reconhecido a necessidade de se ajustar a resposta do programa.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que inclui artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
A diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria afirmou hoje que o pedido de marcação de consulta para as gémeas luso-brasileiras, em 2019, foi feito em nome do ex-secretário de Estado Lacerda Sales.
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, localizado na Tocha, Cantanhede, no distrito de Coimbra, espera eliminar a lista de espera que possui em 2025, aumentando as camas existentes, disse fonte da administração.
Médicos e representantes de organizações de saúde apelaram hoje à abertura imediata de um corredor humanitário que permita evacuações médicas de emergência de Gaza para os hospitais do setor de Jerusalém Oriental.
A Câmara de Alcanena vai apoiar financeiramente e dar incentivos fiscais a médicos de família que queiram fixar-se no concelho, tendo aderido ao programa ‘Bata Branca’ e aprovado um regulamento para minimizar um problema que afeta 65% da população.
Pelo menos 67 pessoas morreram devido a uma doença desconhecida, num período de duas semanas, no sudoeste da República Democrática do Congo (RDCongo), informaram hoje as autoridades locais.
O presidente do sindicato de funcionários do Simão Mendes, principal hospital da Guiné-Bissau, denunciou hoje o que considerou de “carência em tudo” naquela unidade médica e anunciou que a partir de quarta-feira entrará “numa onda de greves".
Algumas dezenas de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na povoação da Tocha, no distrito de Coimbra, experimentaram hoje sete modalidades paralímpicas, numa iniciativa do Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
A neuropediatra Ana Sofia Moreira Sá, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras por alegadamente ter marcado as consultas, disse que não teve “responsabilidade nenhuma” no agendamento.