A licenciada em Sociologia Catarina Silva é a nova Coordenadora do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado dos Açores, revelou hoje o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
O presidente do colégio de especialidade de ginecologia/obstetrícia da Ordem dos Médicos considerou fundamental regular o acesso às urgências, defendendo que o plano de reestruturação hoje apresentado deve ser aplicado em todo o país.
O CDS-PP/Açores defendeu hoje a instalação de uma unidade de Hemodinâmica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em complementaridade com a que existe no hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou hoje a contratação de sete médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), preenchendo a totalidade as vagas abertas para esta especialidade.
O município de Freixo de Espada à Cinta promove a 30 de outubro a iniciativa “A saúde sai à Rua” através do programa “RADAR Social ”com uma sessão prevista para a localidade de Poiares, foi hoje divulgado.
O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou hoje estar “horrorizado” com o ataque aéreo israelita perpetrado na véspera perto de um hospital em Beirute, Líbano, e apelou a uma “investigação rápida e exaustiva”.
O concurso para o projeto do novo hospital do Oeste deverá ser lançado “durante o primeiro semestre de 2025”, disse hoje o presidente da Comunidade Intermunicipal, depois de uma reunião de autarcas da região com a ministra da Saúde.
O PAN considerou hoje que o plano de reorganização para as urgências de obstetrícia e pediatria apresentado pelo Governo “não dá resposta no que é essencial”, como o reforço de recursos humanos.
O PCP acusou hoje o Governo de querer condicionar o acesso dos utentes ao SNS, considerando que, para assegurar o funcionamento dos serviços de saúde, é necessário investir nas condições de trabalho dos seus profissionais.
A adesão à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) foi de 100% no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Sesaram), informou hoje o governo madeirense.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) alertou hoje que os melhores profissionais desta área estão a abandonar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), provocando uma situação nos hospitais que levará décadas a recuperar.
O pediatra Alberto Caldas Afonso apontou hoje como explicações para o aumento de óbitos fetais e neonatais em Lisboa e no Porto, os hospitais centrais destas regiões receberem os casos de alto risco e gravidezes sem vigilância.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva negou hoje qualquer “interferência política” no processo atribuição da nacionalidade às gémeas luso-brasileiras, considerando que foi “normalíssimo do ponto de vista da lei”.
O PS de Cantanhede questionou hoje o alegado esvaziamento do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, considerando necessário manter o serviço público de prestação de “cuidados de saúde com qualidade” à população.
A greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) regista hoje uma adesão de 92% a nível nacional, de acordo com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF).
Dois em cada dez trabalhadores portugueses dizem ter tido conhecimento no último ano, de casos de abuso de autoridade, 'bullying' e assédio, mas não os reportaram por acreditar não haver consequências ou por medo de retaliações, revela um estudo.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) rejeitou que as linhas telefónicas sejam uma “solução mágica” para resolver as dificuldades das urgências e questionou a eficácia do plano hoje apresentado perante a falta de médicos de família.
Porto e Lisboa vão ter centros de atendimento clínicos pediátricos para receber crianças triadas pelos hospitais da região como não urgentes, anunciou hoje o coordenador do Plano de Reorganização para as Urgências de Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria.
As autoridades de Gaza, controlada pelo Hamas, denunciaram hoje que Israel impediu a entrada de “mais de um quarto de milhão de camiões de ajuda” alimentar desde o início da “guerra genocida”, a 07 de outubro de 2023.
As grávidas terão sempre de ligar para a Linha SNS Grávidas antes de recorrer à urgência hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia, segundo o plano de reorganização das urgências hoje apresentado.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) classificou de “pura propaganda” o plano de reorganização para as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria hoje anunciado, por não prever como irá ser feito o reforço de recursos.
O Governo vai criar uma Linha SNS Criança para desviar das urgências pediátricas os casos não urgentes, enviando-os para consultas agendadas nos centros de saúde.
Um grupo de Técnicos Superiores de Saúde (TSS) exige ao Governo uma revisão salarial urgente, com efeitos a partir de janeiro de 2025, considerando que a falta de reconhecimento da carreira tem contribuído “para a insustentabilidade do SNS”.
O plano de reorganização para as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria vai avançar como projeto-piloto nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Oeste e Península de Setúbal, onde se registam as maiores dificuldades, anunciou hoje a ministra da Saúde