A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, disse hoje que não se pode andar a brincar com a saúde dos portugueses, acusando o Governo de estar a deixar para trás a valorização dos profissionais de saúde.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje inadmissível o despedimento de 55 enfermeiros nas unidades locais de saúde de Coimbra (20) e Tâmega e Sousa (35), contratados ao abrigo do plano de resposta sazonal de inverno.
A ministra da Saúde anunciou hoje que o ministério está a estudar a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) para Sintra-Cascais, criticando a recusa do anterior governo em incluir neste sistema os hospitais de gestão privada.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que o acréscimo de utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) criou um desequilíbrio entre a oferta e a procura que não foi resolvido pelos sucessivos governos.
A urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André, em Leiria, está fechada até às 09:00 de segunda-feira, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL).
A China declarou hoje que será difícil participar na Cimeira de Paz na Ucrânia, marcada para junho na Suíça, por considerar que essa reunião não trará resultados substanciais para a restauração da paz.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) manifestou-se hoje contra e “eleição exclusiva” das áreas oncológica, obstétrica e da saúde mental como prioritárias, lembrando que as doenças cerebrocardiovasculares são a principal causa de morte e morbilidade em Portugal.
Todos os distritos de Portugal continental e as ilhas da Madeira e S. Miguel, nos Açores, estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o PS e Marta Temido de terem cometido erros crassos na saúde aproveitados agora pelo Governo PSD/CDS-PP para “destruir o Serviço Nacional de Saúde de forma cobarde”.
A Procuradoria Europeia assumiu a investigação judicial sobre as denúncias de alegada fraude na compra de equipamentos médicos, incluindo máscaras de proteção, durante a pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
O movimento Médicos em Luta está a recolher assinaturas para uma carta a enviar ao Ministério da Saúde a alertar para os problemas do setor e admite um “verão quente”, com falta de profissionais para preencher as urgências.
A Startup moçambicana GALENICA.ai desenvolveu um aplicativo de análises médicas interativas, com base em inteligência artificial, solução inovadora presente na feira tecnológica europeia VivaTech, que decorreu entre os dias 22 e 25, refere a empresa em comunicado.
A médica Ivone Mirpuri defende que tratar a menopausa com hormona bioidêntica deveria ser um direito da mulher e permitiria, a baixo custo, prevenir doenças que causam milhares de mortes por ano.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para a necessidade de proteger as crianças e jovens das “táticas predatórias” da indústria do tabaco, travando a comercialização dos novos produtos, cujo consumo aumentou exponencialmente em todo o mundo.
O consumo de medicamentos e produtos para deixar de fumar baixou cerca de 19% nos últimos cinco anos, sendo a quebra mais acentuada nos fármacos (-51,35%), segundo dados da Associação Nacional de Farmácias (ANF) avançados à Lusa.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje que já foram registados em Portugal vários casos de doença respiratória aguda grave causada pelo uso de cigarros eletrónicos, que obriga a internamento e pode levar à morte.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social comprometeu-se a rever e avançar com uma possível reestruturação do protocolo de colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, na parte dedicada à área social.
O heliporto do Hospital de Lamego obteve a certificação que autoriza a sua utilização para as operações de emergência, anuncia hoje a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 10.700 litros de azeite, vinho e mel num armazém ilegal no distrito de Viseu, no valor total de 22.300 euros, foi hoje anunciado.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que sofreu um incêndio em 04 de maio, realizou 5.883 consultas, com uma média diária de 245, entre esse dia e terça-feira passada, anunciou hoje o conselho de administração.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera que o Plano de Emergência da Saúde hoje apresentado pelo Governo tem “algumas respostas” mas também “medidas utópicas”, sem contemplar melhorias na grelha salarial.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos considerou “bem construído” o plano para a saúde hoje apresentado, mas levantou reservas sobre se o Governo tem as condições financeiras e políticas para implementar as medidas previstas.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) apresentou ao Governo um plano para “salvar a urgência” pediátrica que assenta num modelo de urgência referenciada e passa por atendimento até às 23:00.
O presidente do Chega criticou hoje o plano de emergência para a saúde apresentado pelo Governo, classificando-o como “propaganda vazia”, e desafiou o executivo a “apresentar até ao final do ano uma verdadeira reforma”.