O Ministério da Saúde de Timor-Leste recebeu hoje 98 ‘tablets’ e 84 'routers' do Japão e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para apoiar a digitalização do sistema de saúde do país.
Os equipamentos, doados no âmbito do projeto “Apoiar o Sistema Digital de Saúde para o Controlo de Doenças Infecciosas no Sudeste Asiático”, vão ser distribuídos por 73 centros de saúde comunitária e nos serviços de saúde dos 14 municípios de Timor-Leste, explica-se num comunicado conjunto divulgado à imprensa.
“Este apoio vai fortalecer a todos os níveis o sistema de saúde do país e aumentar a qualidade dos dados recolhidos, o que vai ajudar a elevar a qualidade geral dos cuidados e serviços de saúde de todos os cidadãos”, afirmou o vice-ministro da Saúde, José Reis Magno, citado no comunicado.
Os equipamentos vão permitir desenvolver uma aplicação para registar os dados das pessoas que visitem uma unidade saúde e substituir a recolha de informação em papel, estabelecendo um sistema de saúde com uma gestão mais eficiente da informação dos pacientes.
"O Japão tem apoiado o desenvolvimento de Timor-Leste há 25 anos. Estamos envolvidos em várias iniciativas no setor da saúde, tendo implementado mais de 60 projetos relacionados com saúde em todo o país. Esperamos que aproveitem este projeto para melhorar o sistema de cuidados de saúde”, disse o embaixador do Japão em Timor-Leste, Kimura Tetsuya.
Segundo o comunicado, nos próximos meses os profissionais de saúde vão receber formação intensiva para a utilização dos equipamentos para garantirem a obtenção de dados com qualidade a nível municipal, que serão depois transmitidos para uma base de dados nacional.
"Um sistema de saúde digital robusto é fundamental para garantir que as necessidades de saúde de cada criança recebem uma resposta eficaz por parte do sistema de saúde nacional”, disse o representante interino da Unicef em Timor-Leste, Cheah Yew Hee.