O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que persistem “graves erros” no processamento dos vencimentos dos médicos em vários hospitais, que voltaram a não pagar este mês incentivos às novas Unidades de Saúde Familiar modelo B.
Perto de 300 profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) São José, em Lisboa, entre médicos, enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, formam a primeira equipa do país em dedicação exclusiva às urgências.
A pressão da sociedade civil e a comoção que se sentiu no Brasil conseguiram estagnar um projeto de lei que consideraria homicídio um aborto feito após as 22 semanas, mas, mesmo assim, deverá ser votado no segundo semestre.
Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão hoje fechadas no país, dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) defendeu hoje a demissão do Conselho Diretivo do INEM e a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para abordar as “sucessivas falhas” do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
A mãe das gémeas luso-brasileiras que foram tratadas com o medicamento Zolgensma em Portugal disse hoje no parlamento desconhecer quem marcou a primeira consulta das crianças no Hospital de Santa Maria, após ser desmarcada no Hospital Lusíadas.
O Ministério da Saúde esclareceu hoje que as reuniões com sindicatos médicos foram adiadas devido a alterações na agenda da ministra e pelo trabalho que está a ser feito em colaboração com o Ministério das Finanças.
Pelo menos 52 pessoas foram mortas hoje em dois bombardeamentos, atribuídos a Israel, contra um campo de refugiados na cidade de Gaza e arredores, segundo as autoridades do enclave palestiniano controlado pelo grupo islamita Hamas.
O Ministério da Saúde adiou as reuniões negociais que estavam agendadas para a próxima semana com a Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos, disseram hoje à Lusa os respetivos líderes sindicais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para as instituições prestadoras de cuidados de saúde para promover um “inquérito de risco infeccioso” na admissão do doente para identificar precocemente casos suspeitos de sarampo.
O Ministério da Saúde do Governo da Faixa de Gaza, dominado pelo Hamas, anunciou hoje um novo balanço de 37.551 mortos desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano, há mais de oito meses.
A circulação ferroviária na linha do Algarve já foi restabelecida, depois de ter estado cortada na sequência de um atropelamento mortal em Quelfes, no concelho de Olhão, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) exigiu hoje um “investimento urgente” nesta área no Serviço Nacional de Saúde, realçando que existem cerca de 100 mil doentes com necessidades paliativas e apenas 30% têm apoios de equipas especializadas.
Cerca de 50 veículos “vestidos a rigor” percorreram hoje 11 quilómetros em Viseu, debaixo de um buzinão com bandeiras e tarjas a exigirem “urgências já”, numa iniciativa de um movimento cívico que luta pela reabertura das urgências pediátricas.
A Câmara de Sintra vai transferir o direito de superfície do futuro hospital de Sintra em 29 de junho, Dia do Município, assinalando o início da entrega ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a autarquia.
As restrições aos direitos das mulheres continuam a "bloquear" a "reintegração" do Afeganistão na comunidade internacional, afirmou hoje uma alta funcionária da ONU, sublinhando que a anunciada participação do governo talibã nas conversações de Doha não constitui uma "legitimação".
A mãe das gémeas tratadas em Portugal com um dos medicamentos mais caros do mundo disse hoje no parlamento que se comentava no Hospital de Santa Maria que o Presidente da República tinha tido interferência no acesso das crianças àquele estabelecimento.
O Brasil superou este ano os seis milhões de casos prováveis de dengue e, embora a incidência da epidemia tenha diminuído, foram registadas 4.019 mortes pela doença desde janeiro, indicaram fontes oficiais.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, nos Açores, realizou 15.613 consultas entre 04 de maio, dia em que foi alvo de um incêndio, e quinta-feira, anunciou hoje a instituição.
O PS questionou a ministra da Saúde sobre a colocação dos portugueses residentes no estrangeiro em listas paralelas para acesso a cuidados de saúde, acusando o PSD de mudar de posição ao prosseguir uma medida que criticou na oposição.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que o Governo espera criar uma lei de finanças para o setor social que estabeleça regras de comparticipação, para facilitar os projetos que são desenvolvidos pelas instituições sociais.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para as “condições inferiores” a que estão sujeitos os médicos civis que trabalham no Hospital Militar e lamentou a falta de intervenção do Presidente da República nessa matéria.
A emergência médica alegadamente causada por uma intoxicação alimentar, em 24 de maio, num hotel da Fundação Inatel, no Luso, Mealhada, e que levou à hospitalização de nove pessoas, deveu-se afinal a um vírus, esclareceu hoje a instituição.
A mãe das gémeas disse hoje à comissão de inquérito que nunca conheceu ou se dirigiu pessoalmente ao Presidente da República, ou ao filho, e indicou que mentiu quando falou numa rede de influência que favoreceu as crianças.