Uma investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI) integra um projeto europeu para estudar a prevenção e combate de infeções, entre as quais a covid-19, informou hoje aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI refere que Isabel Gouveia, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, faz parte da equipa deste projeto, designado "CIG-15114: ePlatform for a "test bed" tool across EU for antimicrobial coating solutions in health care entering to the market".
A equipa é liderada pela Finlândia e reúne um conjunto de peritos da área da microbiologia, biotecnologia, materiais e medicina, entre outras áreas.
"Os 13 cientistas são provenientes da Alemanha, Holanda, Bélgica, Eslovénia, Estónia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Portugal e Polónia".
A equipa é constituída por Minna Keinänen-Toivola, Martijn Riool, Nuno Filipe Azevedo, Simone Schulte, Peter Askew, Patrick Cosemans, Anne kahru, Merja Ahonen, Martina Modic, Colum Dunne, Kazimierz Murzyn, Theofilos Papadopoulos e Isabel C. Gouveia.
Os trabalhos terão início em maio e prolongam-se até final de abril de 2021, depois da aprovação do projeto no âmbito das COST Innovators Grant, do programa COST - European Cooperation In Science & Technology, é igualmente referido.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).
Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.