O Ministério da Saúde terá no próximo ano 10.922 milhões de euros para gastar, o que corresponde a um aumento de 5%, mais 523 milhões de euros face ao estimado para 2018. Este acréscimo é também substancialmente superior ao aumento de 300 milhões de euros que tinha sido anunciado.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Carvalhosa, no Porto, acolhe, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2018, o Rastreio Nacional da Voz Artística, dirigido à comunidade artística do distrito, mas aberto a toda a população mediante inscrição.
A vacina da gripe começa a estar disponível esta segunda-feira, dia 15 de outubro. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem 1,4 milhões de doses para administrar, na época de 2018/2019.
O Dia Mundial das Doenças Reumáticas celebra-se hoje, dia 12 de outubro. A propósito da data, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) denuncia o facto de cerca de metade dos portugueses não ter acesso a reumatologista nos hospitais públicos, havendo apenas cinco unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o quadro completo de especialistas.
Os partos por cesariana quase duplicaram em todo o mundo em 15 anos, passando de 12% para 21% de todos os nascimentos, segundo estudos divulgados pela revista internacional The Lancet.
O projeto + Contigo, promovido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) tem como objetivo a prevenção do suicídio de alunos de escolas do 3º ciclo da zona centro do país.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou uma Norma com recomendações relativas à vacinação contra a gripe na época 2018/2019.
Quatro novas unidades de saúde começaram, em setembro, a utilizar SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência. A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em articulação com as instituições hospitalares, concluiu o processo de migração com sucesso.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) renovou a acreditação em Suporte Básico de Vida ao Centro de Formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
«Pare, Pense, Mude: Pequenos gestos, grandes mudanças» é o mote para a segunda Campanha de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvida no âmbito do Programa de Eficiência Energética (Eco.AP) e do Plano Estratégico do Baixo Carbono (PEBC) do Ministério da Saúde, que começou, dia 1 de outubro, no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).
Mais de 20 hospitais públicos vão passar a ter hospitalização domiciliária no próximo ano, permitindo aos doentes que estariam internados recuperar de uma doença aguda em casa, mas recebendo cuidados hospitalares.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 a 5 de outubro sob o tema "Aleitamento Materno - Um alicerce para a vida". O arranque da Semana teve início com a Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2018, que decorreu no Hospital de Magalhães Lemos (Porto), no dia 28 de setembro.
O Prémio Nobel da Medicina 2018 foi atribuído ao investigador norte-americano James P. Allison e ao também investigador japonês Tasuku Honjo, pelas descobertas relacionadas com o papel do sistema imunitário na luta contra o cancro, anunciou esta manhã o Comité Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. O prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 871 mil euros).
As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) passam a estar equipadas, a partir 1 de outubro de 2018, com um dispositivo que permite efetuar uma nova técnica em ambiente pré-hospitalar, denominada Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva contínua na via aérea (CPAP), possibilitando a doentes que apresentem dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca um prognóstico mais favorável.
“O Lado Dourado da Oncologia Pediátrica” é o nome da exposição fotográfica patente no Hospital de S.João no Porto e reúne cerca de 100 imagens de crianças com doença oncológica que foram captadas ao longo de vários anos no serviço daquela unidade hospitalar.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a desenvolver um dispositivo semelhante a um 'pacemaker' que permitirá melhorar o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, condição que afeta cerca de 250 mil portugueses.
Os resultados preliminares do DO-HEALTH, o nome do maior estudo europeu sobre envelhecimento, concluem que a população idosa portuguesa apresenta baixos níveis de saúde, quando comparando com outros países europeus.
Quase dois terços das cirurgias realizadas em Portugal já são feitas em ambulatório. Estes dados foram avançados pelo secretário de Estado da Saúde, que considerou este crescimento uma "pequena revolução".
Os doentes insuficientes crónicos e transplantados renais vão ter acesso gratuito a medicamentos que lhes são indispensáveis, devido às características da sua doença.
O Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada ao cidadãos internados, numa altura em que é celebrado o 39.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS).