SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Matosinhos desinfeta diariamente locais públicos e viaturas municipais

LUSA
18-03-2020 18:50h

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, está a desinfetar, diariamente, locais e equipamentos que envolvam contactos de pessoas, assim como viaturas municipais, referiu hoje.

Questionada pela agência Lusa, fonte da autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, explicou que nas ruas estão oito viaturas - duas municipais, duas da EcoRede e quatro em prestação de serviços - com 16 profissionais, dois por cada veículo.

Extensível a todo o concelho, a limpeza é feita todos os dias e por tempo indeterminado, sublinhou.

A limpeza incidirá, principalmente, em zonas onde haja maiores contactos de pessoas, nomeadamente em paragens de autocarros, caixotes e contentores do lixo, muros ou semáforos, disse a fonte.

Além disso, também as viaturas municipais estão a ser desinfetadas, sobretudo as da GNR, PSP ou bombeiros.

Ao longo das últimas semanas, a autarquia foi implementando outras medidas de combate à Covid-19, nomeadamente a suspensão das atividades programadas, o encerramento dos equipamentos municipais ou a redução dos serviços municipais aos "mínimos necessários".

Já hoje lançou uma linha de apoio psicológico, composta por 12 profissionais da área, para combater o isolamento social, entretanto imposto pela pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 5.067 casos suspeitos até hoje, dos quais 351 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 6.852 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais cinco do que na terça-feira.

A Assembleia da República aprovou hoje o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

MAIS NOTÍCIAS