O Bloco de Esquerda garantiu este domingo que aprova a Lei de Bases da Saúde se as Parcerias Público Privadas (PPP) forem retiradas da lei, para serem discutidas mais tarde, e se o atual regime jurídico das PPP for revogado.
O PS lançou este sábado um apelo à unidade da esquerda em torno da nova Lei de Bases da Saúde, com "foco na gestão pública", fazendo cessar a legislação aprovada pelo segundo Governo social-democrata de Cavaco Silva.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje, em Penela, no distrito de Coimbra, que o Governo não tem, nesta legislatura, condições de satisfazer algumas pretensões dos médicos, que têm agendada uma greve para o início de julho.
O professor e investigador Rui Manuel Ferreira Henrique foi hoje designado pelo Governo para o cargo de presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, sucedendo a Laranja Pontes, que ocupava o cargo desde 2005.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que de nada serve uma Lei de Bases da Saúde "a prazo" ou transformada num "conflito institucional", respondendo a líder bloquista que a responsabilidade de fazer esta lei é da atual solução governativa.
As duas estruturas sindicais dos médicos lamentaram a falta de resultados na reunião negocial realizada hoje com a ministra da Saúde e mantêm a greve de dois dias marcada para o início de julho.
O IPO de Lisboa tem feito uma média anual de seis milhões de euros de investimento nos últimos anos, mas lamenta que as autorizações para contratar profissionais sejam demoradas, tornando os recursos humanos na maior preocupação do hospital.
O tribunal de São João Novo, no Porto, vai reabrir, para ouvir um perito, o julgamento de uma ex-tesoureira da Faculdade de Medicina Dentária do Porto acusada de desviar 144 mil euros e simular roubo.
A Sociedade Portuguesa de Pediatria considera que as vacinas contra a meningite B e contra o rotavírus são seguras e efetivas, mas não se pronuncia sobre a inclusão destas vacinas no Programa Nacional de Vacinação.
Um novo mamógrafo digital, orçado em 92 mil euros e adquirido através de uma campanha de angariação de fundos, começa a funcionar esta quinta-feira no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) reúnem-se hoje com o Ministério da Saúde para negociações, após a ministra ter dito que dificilmente será possível atingir as grelhas salariais exigidas.
A comissão técnica de vacinação da Direção-geral de Saúde está dividida quanto ao alargamento aos rapazes da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) no Programa de Vacinação.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que dificilmente será possível atingir as grelhas salariais pretendidas por um dos sindicatos médicos, mas mostrou-se disponível para estudar novos modelos de remuneração.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), António Correia de Campos, defendeu hoje que é preciso investir em muitos setores para que o envelhecimento do país traga "mais vida" às pessoas.
A ministra da Saúde foi chamada ao parlamento para dar explicações sobre “o comportamento da entidade privada” que gere o Hospital de Vila Franca de Xira, na sequência do caso de doentes internados em refeitórios e em casas de banho.
Informação sobre o valor energético, ingredientes e composição nutricional das bebidas espirituosas vendidas na Europa vão ser no próximo ano disponibilizados nos rótulos e online, de acordo com um memorando de entendimento assinado esta terça-feira.
O CDS-PP apresentou hoje a primeira medida do programa eleitoral para as legislativas de outubro na saúde e propôs reduzir o tempo de espera para as primeiras consultas de especialidade recorrendo ao setor social e privado.
Mais de 80% dos hospitais do SNS recorrem à telessaúde, sendo o telerrastreio e a teleconsulta os mais frequentes, mas os projetos de inteligência artificial ainda não chegaram a metade das instituições de saúde em Portugal.
Os sindicatos médicos vão realizar uma greve nacional nos dias 02 e 03 de julho, foi anunciado esta segunda-feira.
O CDS-PP prometeu esta segunda-feira opor-se à Lei de Bases da Saúde, em discussão no parlamento, recusando um diploma feito “de véspera e em vésperas de eleições” apenas para “servir os interesses eleitorais da esquerda e da extrema-esquerda”.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluíram que em cinco anos se registaram cerca de 90 mil cancros da pele nos hospitais públicos, o que justifica “uma maior aposta em estratégias de prevenção”.
O presidente do IPO do Porto, Laranja Pontes, saiu cerca das 20:20 de sábado em liberdade do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, mas vai ter de pagar uma caução de 20 mil euros, informou fonte judicial.
A ministra da saúde afirmou hoje que a não renovação da Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Vila Franca se deve às atuais necessidades da população servida pela unidade, quer em termos de patologias, quer de volume de doentes.
O tempo de atendimento nos hospitais e centros de saúde da Madeira poderá ser hoje "mais prolongado", devido a uma "anomalia técnica" nos servidores das aplicações e sistemas de informação, informou o Serviço de Saúde da região autónoma (Sesaram).