SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Austrália reforça aviso a viajantes na Indonésia

02-04-2020 09:21h

O governo australiano reforçou hoje o aviso aos seus cidadãos que estão na Indonésia para que “saiam agora, sem demora” do país, indicando que a transmissão de covid-19 “se espalhou por todo o arquipélago”.

“Se é um turista em Bali (ou na Indonésia em termos mais amplos) saiam agora – sem demora (…). Se é um residente a longo prazo na Indonésia, considere se tem o apoio e acesso necessário aos serviços de saúde que você e a sua família precisam”, refere o aviso.

O Governo australiano explica que “não há planos de evacuação” e que as opções de regresso à Austrália “estão a diminuir rapidamente” depois da suspensão de voos da Quantas, Jetstar e Virgin.

Este alerta surge depois de a Indonésia proibir, a partir de hoje e por tempo indefinido, a entrada ou o trânsito de estrangeiros não residentes.

 “A transmissão de covid-19 espalhou-se agora de forma alargada à maior parte das províncias do arquipélago, incluindo Bali”, nota o Governo australiano.

“Há disponibilidade limitada de testes e de infraestruturas de controlo da infeção. O cuidado crítico para australianos, incluindo em Bali, é significativamente menor do que os padrões disponíveis na Austrália e evacuação médica para pacientes de covid-19 não será permitida”, refere ainda.

Camberra nota que há uma “carência critica de ventiladores e cuidados intensivos” e que o Governo australiano “não pode garantir acesso ao hospital ou outros serviços de saúde na Indonésia” porque estes serviços “estão já sob forte pressão na atual crise”.

A Indonésia tem até ao momento 1.677 casos confirmados com 157 mortes e 103 pacientes recuperados.

 

MAIS NOTÍCIAS