O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que desde o início da crise gerada pela pandemia o seu ministério acelerou o pagamento de “quase 120 milhões de euros” devidos pelo Estado às empresas.
                O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, anunciou hoje cerca de 30 medidas para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, entre as quais a disponibilização de 200 camas para um "hospital de campanha".
                As Marchas Populares da Covilhã, previstas para os dias 13 e 20 de junho, foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Vítor Pereira.
                O Governo dos Açores decidiu limitar, a partir de quarta-feira, a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, em São Miguel, face à situação da pandemia.
                Paulo Pereira é Coordenador do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas e membro da equipa de resposta do CEDOC à COVID-19. Ao Canal S+ falou de como o CEDOC se está a preparar para produzir testes de despiste à Covid-19 e dos que já estão a ser utilizados no terreno.
                O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reuniu-se hoje com os líderes das associações distritais e regionais, com vista a “partilhar informação sobre as diversas competições”, cuja atividade está suspensa devido à pandemia de covid-19.
                A PSP deteve hoje, em Braga, uma mulher de 43 anos por distúrbios no interior de uma padaria, dizendo que estava infetada com o vírus da covid-19 e cuspindo em objetos e em pessoas, chegando mesmo a agredi-las.
                Os trabalhadores que por causa do ‘lay-off’ simplificado vejam a sua remuneração bruta cair para valores próximos ao do salário mínimo nacional, de 635 euros, deixam de fazer retenção na fonte de IRS, segundo simulações da consultora Deloitte.
                A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje a necessidade de parar a “onda massiva” de desinformação relacionada com o novo coronavírus, alimentada pela “incerteza e ansiedade”, e apelou a mais ação das plataformas digitais.
                A Mauritânia confirmou hoje o seu primeiro caso de morte por coronavírus, referindo que a vítima foi uma mulher franco-mauritana, de 48 anos, cuja contaminação foi diagnosticada após autopsia, informou a agência de informação do país.
                Gonçalo Órfão é o Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. Ao Canal S+, falou do projeto Triagem Smart que arranca hoje, uma espécie de Drive-Thru na CVP para suspeitos com Covid-19.
                O ministro dos Negócios Estrangeiros insistiu hoje que a emissão comum de dívida pública pela União Europeia é indispensável e recusou que seja interpretada “como um instrumento de resgate”, como ocorreu na crise financeira de 2008.
                A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje um reforço das medidas sociais de apoio às famílias devido à pandemia de covid-19 e abriu a porta à renovação do estado de emergência.
                O PSD manifestou-se hoje disponível para apoiar um eventual pedido de renovação do estado de emergência, reiterando o "espírito de colaboração com o Governo" para analisar "todas as medidas necessárias" para combater a pandemia de covid-19.
                Os vereadores do CDS-PP da Câmara de Lisboa solicitaram hoje uma “reunião de emergência” do executivo para a adoção de medidas adicionais de apoio aos idosos, sugerindo que todos sejam testados para evitar a propagação do novo coronavírus.
                O sindicato espanhol de enfermeiros Satse acusou hoje a Espanha, junto da UE, de "violar" os direitos à saúde e à segurança no trabalho, entre outros, dos profissionais de saúde, ao não lhes fornecer os equipamentos de proteção necessários.
                Várias empresas rodoviárias de passageiros demonstraram interesse em acionar os mecanismos de 'lay-off' com a suspensão de contratos de alguns trabalhadores e redução de horário de trabalho para outros, avançou hoje a Fectrans.
                O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje uma estratégia mundial concertada e coordenada para combater a propagação do novo coronavírus, alertando para as potenciais consequências trágicas desta pandemia que é, essencialmente, “uma crise humana”.
                O ex-eurodeputado do PSD Carlos Coelho, especialista na área da proteção dos dados, considerou hoje que o rastreamento de informações pessoais anónimas para conter a propagação da pandemia “é legítimo”, podendo evitar situações com multidões em Portugal.
                Um conjunto de associações profissionais e um sindicato, pediu hoje ao Governo que as medidas tomadas para proteger os trabalhadores independentes, perante a pandemia covid-19, sejam alargadas aos empresários individuais.
                O PAN pediu hoje que a libertação de presos para acautelar a propagação da pandemia de covid-19 seja uma decisão “bem ponderada e analisada” antes de ser tomada e alvo de uma “avaliação rigorosa dos riscos”.
                A Amnistia Internacional (AI) declarou hoje o seu alarme com as "consequências devastadoras" da pandemia de covid-19 nas prisões russas, pedindo às autoridades que reduzam o número de presos, especialmente aqueles que aguardam julgamento.
                O Presidente da República afirmou hoje que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 no país.
                Mais de 60% dos pedidos de repatriamento de cidadãos portugueses retidos noutros países devido às consequências da pandemia do novo coronavírus foram resolvidos até segunda-feira, disse hoje no Parlamento o ministro dos Negócios Estrangeiros.