O médico infectologista brasileiro David Urbaez disse na quarta-feira, em entrevista à Lusa, que o país está preparado para enfrentar o coronavírus Covid-19, apesar de identificar precariedades no sistema de saúde.
Portugal registou nas últimas 24 horas oito casos suspeitos de infeção pelo Covid-19, todos provenientes do norte de Itália, aguardando o resultado das análises a sete pessoas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os diretores de serviço demissionários do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) decidiram hoje pedir uma audiência com "caráter de urgência" ao presidente do Governo Regional e reafirmaram a sua posição contra o novo diretor clínico.
O Governo de Cabo Verde interditou hoje, durante um período de três semanas, todos os voos com origem em Itália para aeroportos cabo-verdianos, devido ao alastrar do surto do novo coronavírus naquele país europeu.
O Governo do Iraque anunciou hoje a suspensão de aulas em escolas e universidades a partir de quinta-feira e a proibição de reuniões em locais públicos devido ao novo coronavírus, que já infetou seis pessoas no país.
As autoridades de Teerão anunciaram hoje restrições à livre circulação no Irão para pessoas infetadas ou suspeitas de estarem infetadas com o novo coronavírus, designado Covid-19.
As Nações Unidas vão tomar medidas para prevenir o novo coronavírus na sua sede, em Nova Iorque, por onde passam milhares de pessoas de muitos países, que no próximo mês acolherá um concorrido evento.
A Câmara de Lisboa está “devidamente preparada” e já elaborou um plano de contingência para os serviços municipais relativo ao novo coronavírus, que poderá se ativado caso o surto atinja a cidade, disse hoje o vereador da Proteção Civil.
As autoridades sanitárias finlandesas confirmaram hoje o primeiro caso do novo coronavírus no país, correspondente a uma mulher de 32 anos que chegou da China na semana passada.
A Geórgia confirmou hoje o primeiro caso de contágio pelo Covid-19 naquele país, um homem georgiano que tinham regressado do Irão e que também passou pelo Azerbaijão, sendo também o primeiro caso de infeção na região do Cáucaso.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês) exortou hoje para não se exagerar nem sentir receio do avanço do novo coronavírus, que se combate com uma higiene correta “e não com o pânico”.
Os enfermeiros do Hospital de Braga decidiram hoje em plenário avançar com dois dias de greve em março se não houver "aumento dos ordenados", "pagos com retroatividade", disse à Lusa o representando de um dos sindicatos daqueles profissionais.
O BBVA decidiu cancelar as viagens dos seus funcionários com origem ou destino em Itália, China, Japão, Irão, Coreia do Sul e Singapura devido à epidemia do Coronavírus e recomenda evitar viagens internacionais.
O Governo do Paquistão confirmou hoje os primeiros dois casos de infeção pelo Covid-19 e revelou que ambos tinham regressado do Irão, informação que levou as autoridades de Islamab a colocar centenas de pessoas em quarentena na fronteira.
Os trabalhadores dos SAMS do Sul e Ilhas vão fazer greve em 13 de março porque a sua entidade patronal, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), declarou que as convenções coletivas estão caducadas, foi hoje anunciado.
O município de Coimbra anunciou hoje que foi adiada a cerimónia de geminação prevista com a Comuna de Narni, Itália, na sequência da propagação do coronavírus Covid-19.
O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, Filipe Froes, admitiu hoje como “cenário mais provável” a declaração de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas acredita que ainda pode ser evitada.
Os deputados do CDS-PP apresentaram hoje um pedido de audição da ministra da Saúde na Assembleia da República, com "caráter de urgência", para que Marta Temido preste esclarecimentos sobre o plano de contingência para o Covid-19.
Um primeiro caso de infeção com o novo coronavírus foi detetado hoje na Macedónia do Norte numa mulher que esteve em Itália, anunciou o ministro da Saúde, Venko Filipce.
A ligação à natureza torna as crianças mais felizes e com comportamentos mais sustentáveis e ecológicos, indica um estudo hoje divulgado na revista “Fronteiras em Psicologia”.
Vários países estão a reforçar medidas de contenção perante a disseminação do novo coronavírus, fechando fronteiras, recorrendo a quarentenas para infetados e limitando viagens aéreas.
As organizações mundiais de Turismo (OMT) e da Saúde (OMS) pediram hoje que a resposta do setor turístico face ao surto de coronavírus (Covid-19) seja "medida, coerente e proporcional" à ameaça que representa para a saúde pública.
O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reconheceu hoje que alguns países afetados pela epidemia de Covid-19 não estão a partilhar informação com este organismo, pelo que os instou a fazê-lo imediatamente.
A União Europeia garante estar a trabalhar “em todas as frentes” para prevenir a propagação do coronavírus Covid-19 na Europa, insistindo sobretudo na necessidade de coordenação dos Estados-membros “em tempo real” para enfrentar um fenómeno que é “dinâmico”.