A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou hoje apoio à eventual nomeação de Luís Cabral para a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apelando à rápida formalização do processo para garantir estabilidade institucional.
Um inseto australiano poderá ser a solução para acabar com a praga das acácias no litoral português, tendo um estudo de cientistas de Coimbra, hoje divulgado, confirmado o sucesso do controlo biológico daquela espécie invasora.
Três hospitais de Lisboa acolhem bibliotecas abertas a pacientes, visitantes e profissionais, numa iniciativa que visa promover a leitura em ambiente hospitalar e reforçar o compromisso com cuidados de saúde mais humanos, inspirados pelos livros.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social dos Açores, Mónica Seidi, considerou hoje que o curso de resposta médica a incidentes graves contribui para uma resposta “cada vez mais eficaz” dos profissionais de saúde.
A questão do equilíbrio entre os direitos dos farmacêuticos à objeção de consciência e do doente aos cuidados de saúde fez parte da “discussão muito interessante” ocorrida hoje no Conselho Farmacêutico Nacional, disse o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.
As coordenações das viaturas de emergência médica enviaram à tutela um comunicado no qual defendem que o atual modelo português de socorro é o melhor para os doentes, considerando que substitui-lo seria um grave erro, pago com vidas.
As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A líder da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, disse hoje ver as reformas na saúde como “pensos rápidos” que não resolvem os problemas estruturais do setor, afirmando ainda “não entender” a mudança na liderança do INEM.
O PCP criticou hoje as alterações anunciadas pelo Governo na organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e considerou que a concentração do serviço de urgência num único hospital “não será sustentável” e significará mais pressão noutras zonas.
O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir de hoje 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou hoje aquele organismo do Ministério da Saúde.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, afirmou na sexta-feira que o Governo tem sido "um falhanço completo" na saúde, e apontou como exemplos mais recentes as sucessivas substituições na liderança do INEM e a criação das urgências regionais.
O Governo aprovou duas propostas de lei sobre ensaios de medicamentos e a investigação clínica que pretendem garantir a proteção das pessoas que participam nesses estudos, em linha com os objetivos previstos a nível europeu.
Uma plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros alertou hoje que se o Governo avançar com as urgências regionais e os centros de elevado desempenho sem alterações serão adotadas “ações de luta” que poderão paralisar o setor.
O Presidente da República assinalou hoje que a substituição do presidente do INEM ocorreu no âmbito de critérios da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) e disse esperar que o serviço “cumpra bem” a missão.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para os riscos das urgências regionais de obstetrícia, alegando que este novo modelo vai obrigar as grávidas a percorrerem “longas distâncias” para serem atendidas num hospital.
O Serviço Regional de Saúde (SRS) da Madeira estimou hoje uma adesão de 43,52% à greve dos trabalhadores da Função Pública, que afetou várias valências.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra lançou um procedimento para a aquisição de 600 computadores de secretária, no valor de 450 mil euros, de acordo com o concurso publicado em Diário da República.
O Conselho de Saúde da CIP-Confederação Empresarial de Portugal defendeu hoje uma revisão da verba prevista para o Serviço Nacional de Saúde em 2026 para um mínimo de 16 mil milhões de euros.
O Governo aprovou a criação de uma Comissão de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde (CCFSNS), que pretende conseguir uma poupança de cerca de 800 milhões de euros, anunciou hoje a ministra da Saúde.
O Governo aprovou a regulamentação do trabalho médico em prestação de serviços, que pretende disciplinar os valores pagos a esses profissionais de saúde e que prevê um regime de incompatibilidades, anunciou hoje a ministra da Saúde.
A ministra da Saúde anunciou hoje a aprovação da criação dos Centros de Elevado Desempenho em Obstetrícia e Ginecologia, que vão começar a funcionar em 2026 “a título experimental”, considerando serem “uma prioridade do Governo”.
O Governo aprovou o regime jurídico que cria as urgências regionais, anunciou hoje a ministra da Saúde, que prevê que a primeira possa arrancar na Península de Setúbal no início de 2026.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) considera que o aumento da lista de espera de cirurgia oncológica, no primeiro semestre, é revelador da resposta insuficiente e inadequada do Governo para estes doentes, e apelou a uma resposta robusta.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou hoje que o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai ter um centro de terapia do cancro com protões, num investimento de mais de 80 milhões de euros.