A presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) alertou hoje que o agravamento dos comportamentos aditivos ligados ao jogo exige “medidas eficazes”, afirmando que essas estão a ser “devidamente estudadas”.
A presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) alertou hoje para o aumento dos comportamentos de jogo problemático, revelando que 1,3% da população portuguesa apresenta sinais de risco e 0,6% já evidencia dependência.
Apenas 5% dos registos analisados na Operação Gambérria, que investiga alegadas inscrições fraudulentas de imigrantes no SNS, deram acesso a médico de família, enquanto a maioria continua a ter de pagar pelos cuidados, segundo a ACSS.
A Comissão Europeia atualizou hoje as medidas contra a gripe das aves, após 60 novos focos da doença, incluindo um em Portugal, no distrito de Santarém, alterando as zonas de proteção e de vigilância estabelecidas.
O decreto-lei que cria os centros de elevado desempenho em obstetrícia e ginecologia, com incentivos financeiros baseados no desempenho e implementação faseada através de projetos-piloto, foi hoje publicado e entra em vigor em 01 de fevereiro.
Os Profissionais de saúde moçambicanos criticaram hoje o Governo por pagar apenas 40% do 13.º mês, avançando com uma greve de 30 dias a partir da sexta-feira para exigirem o pagamento total.
Duas investigadoras cabo-verdianas querem reforçar o diagnóstico do cancro do sangue e o "uso racional" de antibióticos em Cabo Verde, através de projetos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, visando melhorar os cuidados de saúde no país.
O vírus Epstein-Barr, comum e causador da mononucleose, desencadeia uma reação do sistema imunitário que pode danificar o cérebro e contribuir para o desenvolvimento de esclerose múltipla (EM), segundo uma nova investigação pelo Instituto Karolinska, na Suécia.
Um auricular que deteta sinais precoces de Alzheimer ou uma aplicação que digitaliza a íris à procura de vestígios de cancro são algumas das ferramentas com inteligência artificial (IA) que tem como objetivo disseminar o autoexame das doenças.
Alguns minutos mais de atividade física moderada por dia e de sono, assim como comer um pouco mais de vegetais estão ligados a menores riscos de mortalidade, indicam dois estudos publicados hoje.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) defendeu hoje que a automedicação pode ser uma resposta em saúde, desde que garantida a segurança e integração no sistema e se os cidadãos tiverem informação necessária para avaliar a utilização correta do medicamento.
A presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje para a “exaustão” dos profissionais de saúde do Hospital de Braga, sublinhando que na semana passada houve equipas que chegaram a ter 40 utentes a seu cargo.
O Presidente angolano autorizou uma despesa de 26,7 mil milhões de kwanzas, cerca de 25,1 milhões de euros, para aquisição de medicamentos e outros meios destinados ao Programa do VIH-SIDA e das Hepatites Virais.
A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa registou mais de 5.700 operações de emergência em 2025, indicou hoje a instituição, sublinhando o empenho dos 126 voluntários na assistência pré-hospitalar em toda a região autónoma.
A PSP vai encerrar preventivamente as instalações sanitárias e o atendimento ao público da esquadra que funciona na estação de metro do Marquês de Pombal, em Lisboa, após a deteção da bactéria ‘legionella’ naquelas instalações, disse hoje aquela polícia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje para que os países a reforcem urgentemente a tributação sobre bebidas açucaradas e alcoólicas, argumentando que estão cada vez mais baratas e que impulsionam doenças.
O Governo de transição da Guiné-Bissau cancelou a vacinação ao nascer contra a hepatite B e um ensaio clínico com crianças guineenses previsto para o início deste ano, disseram hoje à Lusa fontes médicas contactadas em Bissau.
Os bombeiros vão pedir uma audiência urgente ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares para apresentar propostas sobre o setor, anunciaram hoje três associações representativas, recusando responsabilidade destes profissionais no atual estado do socorro pré-hospitalar.
As Sociedades Portuguesas de Diabetologia (SPD) e de Cardiologia (SPC) vão iniciar, em março, um estudo nacional “de larga escala” sobre diabetes e risco cardiovascular, uma iniciativa “inédita em Portugal” que envolverá mais de 20.000 participantes, foi hoje divulgado.
A candidata presidencial Catarina Martins considerou hoje que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, conhece a realidade dos problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) mas “opta por mentir”, insistindo que a degradação do setor é intencional.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que o primeiro-ministro é “o maior sem noção do país”, depois de Luís Montenegro ter rejeitado na segunda-feira a ideia de caos na saúde.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes pediu hoje ao Ministério da Saúde “maior sensibilidade” em relação “às questões menos boas que foram acontecendo” e considerou que já não se trata de política, mas de uma questão “humana e social”.
O candidato presidencial António José Seguro contrariou hoje a ideia do primeiro-ministro de que os problemas na saúde são perceções, porque “a situação é mesmo real”, e considerou que só com o “contacto direto” os políticos percebem as dificuldades.
O retrato é apresentado pela presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no programa “Check-Up” do Canal S+ que não hesitou em sublinhar a falta de disponibilidade para o diálogo manifestada pela ministra Ana Paula Martins.