A ministra da Justiça pediu hoje à Procuradoria-Geral da República a intervenção do Ministério Publico para a "instauração de ações indemnizatórias contra os promotores" da festa ilegal em Odiáxere, no concelho de Lagos.
O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, disse hoje que o indeferimento de alguns pedidos de apoio por parte de trabalhadores independentes está relacionado com desatualização de dados no sistema e garantiu que as situações serão corrigidas.
O Hospital de Aveiro abriu um inquérito para esclarecer as circunstâncias em que ocorreu a morte de um paciente que caiu hoje de manhã do segundo andar daquela unidade, onde estava internado, informou a administração hospitalar.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que a pandemia de covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora “numa fase muito perigosa”.
A taxa de casos positivos de covid-19 foi de 8% nos trabalhadores do setor da construção civil, o que levou à aplicação de “medidas adicionais” de saúde pública, anunciou hoje a ministra da Saúde.
O Bloco de Esquerda/Açores (BE) considerou hoje que o Serviço Regional de Saúde (SRS) está em "suborçamentação" e tem "falta de capacidade de investimento" o que se reflete no aumento das listas de espera nos hospitais da região.
Sindicalistas reformados do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SIBS) manifestaram-se hoje em Lisboa a exigir a demissão do presidente do sindicato, Rui Riso, devido ao fecho dos hospitais SAMS no início da crise pandémica.
O número de profissionais de saúde infetados com covid-19 ascende a 3.681, sendo que 3.053 já foram dados como curados, afirmou hoje a ministra da Saúde.
A ministra da Saúde anunciou hoje uma reunião, na próxima segunda-feira, que juntará o primeiro-ministro os presidente dos cincos municípios da Área Metropolitana de Lisboa que inspiram maior preocupação de focos de infeção de covid-19.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Évora devem reforçar as medidas de segurança este fim de semana para prevenir casos de covid-19, porque os próximos dias serão “críticos”, recomendou hoje a união distrital do setor.
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 76% dos novos casos de covid-19, concentrando 284 das 375 novas infeções, com o Algarve a apresentar-se como a segunda região do país com mais casos diários.
A Iniciativa Liberal (IL) relativizou hoje as posições da Ordem contra a participação dos médicos no processo de legalização da morte medicamente assistida dado que não pode “obrigar ou proibir qualquer dos seus membros de realizar atos médicos legalmente previstos”.
A ministra da Saúde descartou hoje a possibilidade de uma cerca sanitária no Algarve, na sequência do surto de covid-19 em Lagos, referindo que não é esta medida que impede as pessoas de terem comportamentos de risco.
O doente infetado com covid-19 do Instituto Português de Oncologia (IPO) que morreu num hospital de Lisboa sofria de “doença avançada e múltiplas complicações prévias”, informou hoje a instituição.
O conselho da ilha das Flores quer que o Governo Regional dos Açores melhore os acessos a consultas de especialidade fora daquela ilha, através da "discriminação positiva" dos florentinos.
O número de infetados com covid-19 relacionados com uma festa ilegal em Lagos subiu para 90, casos que são maioritariamente de residentes no concelho, disse hoje a delegada regional de saúde do Algarve.
O papel e a exposição da Organização Mundial da Saúde à pressão e jogos dos países na resposta à covid-19 foram hoje escrutinados por peritos e diplomatas portugueses, unânimes em considerar a pandemia uma “oportunidade” para reforçar a solidariedade.
O presidente do Governo da Madeira declarou hoje que reabrir normalmente os aeroportos da região seria “suicidário”, sublinhando que está a ser montado o equipamento de testes de despiste da covid-19 para garantir o controlo da situação.
Um dos doentes infetado com covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e que foi transferido para outro hospital morreu, confirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.
A Santa Casa da Misericórdia de Évora promove um estendal solidário, entre terça e quinta-feira, para disponibilizar roupa, sapatos e outros artigos aos mais carenciados, após verificar um aumento dos pedidos neste período da covid-19.
A diretora da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Inês Cordeiro, disse hoje à Lusa existir na instituição um caso de covid-19, numa funcionária que não está em contacto com o público, tendo sido acionado o plano de contingência.
A linha telefónica para denúncia de violência contra crianças e jovens recebeu, no primeiro mês de funcionamento, quase cem chamadas, 24% feitas pelos progenitores e 15% foram encaminhadas para o Ministério Público, informou hoje o Governo.
Portugal regista hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 do que na quinta-feira e mais 375 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os testes realizados a 340 funcionários da Câmara Municipal de Lagos para despistar a covid-19 deram negativo, depois de um surto originado numa festa ilegal ter desencadeado uma ação de rastreio no concelho, foi hoje anunciado.