Três idosas com covid-19 oriundas do lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto da doença estão internadas no hospital de Évora, todas “estáveis”, mas uma com “apoio de oxigénio”, revelou hoje o presidente do município.
O Reino Unido vai lançar um projeto-piloto para verificar a eficácia de um novo teste de diagnóstico à covid-19 sem necessitar de zaragatoas para recolher amostras fisiológicas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O Exército destacou seis militares que estão, desde domingo, a dar apoio ao lar de Reguengos de Monsaraz, Évora, onde foi detetado um surto de covid-19, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O PCP questionou o Governo sobre a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco, e exigiu medidas para evitar a situação.
Um revestimento para tornar superfícies antivirais, um dispositivo para monitorizar a tosse, uma terapia contra a inflamação descontrolada e o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes foram as quatro soluções de “combate” à covid-19 distinguidas pelo Prémio de Inovação em Saúde.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão estudar a resposta do sistema imunológico de doentes com covid-19 de forma a tentar prever e estratificar o “risco” da infeção, atuar preventivamente e evitar “desfechos fatais”.
Uma camisola da Juventus assinada pelo futebolista português Cristiano Ronaldo vai ser leiloada, a partir de hoje, para ajudar o “Fundo Emergência abem: covid-19”, que se destina a ajudar os que ficaram mais desfavorecidos na sequência da pandemia.
Doze distritos de Portugal continental apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O primeiro ministro, António Costa, reúne-se hoje com os presidentes dos cinco municípios da área metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos de covid-19 nas últimas semanas.
A Câmara de Monchique, no interior do Algarve, adquiriu duas máquinas de ozono para purificar o ar como prevenção para a covid-19, mas as autoridades de saúde questionam a eficácia deste método de desinfeção.
Um infantário do concelho do Fundão vai encerrar e estão a ser realizados testes num lar e nos bombeiros, depois de um caso de contágio por covid-19 em cinco pessoas da mesma família, informou hoje o presidente da autarquia.
O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, afirmou hoje que "Lisboa está a colocar em risco todo o país" relativamente à propagação da covid-19, deixando implícita a sugestão de uma cerca sanitária à capital.
As escolas e creches de Reguengos de Monsaraz vão encerrar "por precaução" a partir de segunda-feira, disse hoje o autarca do concelho onde foi detetado um surto de covid-19 num lar com 62 casos de infeção confirmados.
Em entrevista ao Canal S+, Ricardo Mexia explica que o país teve ótimos resultados com o confinamento da população como resposta inicial à pandemia, mas atualmente o regresso faseado ao trabalho “trouxe números mais preocupantes que requerem a devida atenção de todos”, afirma o especialista em saúde pública.
Na quinta-feira, em reunião de plenário, foram apresentados projetos de lei e de resolução sobre a “carreira de enfermagem, pela justa valorização e dignificação pela adequada transição dos enfermeiros” e pelo “descongelamento das progressões e pela justa contagem de pontos a todos os enfermeiros”, na sequência de duas petições apresentadas, cada uma com cerca de oito mil assinaturas.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, criticou hoje o uso excessivo dos bens descartáveis, considerando-o o problema mais agudo do ponto de vista ambiental no período pós-covid.
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 456.630 pessoas e infetou mais de 8,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.
Os funcionários do Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 23 mortes por covid-19, foram novamente testados ao novo coronavírus, dando todos negativos, e deverão fazer, na próxima semana, testes serológicos, adiantou hoje à Lusa fonte desta instituição.
O Governo garantiu hoje que “não esconde nenhuma informação” aos portugueses relativamente à evolução da pandemia no país, numa resposta ao PSD, que perguntou se havia Estados-membros da União Europeia (UE) com informações que os portugueses desconheciam.
O vereador da Câmara de Lisboa responsável pelo pelouro da Proteção Civil disse hoje que a situação na cidade “é estável”, sem "focos dramáticos” de infeção por covid-19, lembrando que a capital tem meio milhão de habitantes.
O secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje que a região "não pode afrouxar" no combate à covid-19, pelo que o controlo à chegada aos aeroportos do arquipélago vai continuar.
As Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha apelaram hoje à UE para aumentarem as vias de migração seguras e legais, segundo um comunicado enviado à agência Lusa.
Os 40 testes realizados aos utentes em apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, após a deteção esta quinta-feira de 57 casos positivos naquela instituição, deram todos negativos, anunciou hoje a autarquia.
A Assembleia da República (AR) aprovou hoje três projetos de resolução do BE, PEV e PCP que recomendam a construção de um novo centro de saúde no Feijó, em Almada, no distrito de Setúbal.