A investigadora Ruth Castel-Branco, do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) de Moçambique, defende a criação de um subsídio de desemprego de estado de emergência no país, a propósito da pandemia da covid-19.
O Zoo de Lourosa, que funciona em Santa Maria da Feira e é o único parque ornitológico do país, revelou hoje ter readaptado procedimentos para, mesmo sem bilheteira, alimentar 500 aves, manter 80 habitats e cuidar de crias bebés.
A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) anunciou hoje a criação, a nível internacional, de um fundo de emergência de cinco milhões de euros para apoiar religiosos que prestam assistência às comunidades mais vulneráveis afetadas pela covid-19.
O Bloco de Esquerda considerou hoje que o acordo alcançado no Eurogrupo para a criação de um fundo de recuperação após a crise gerada pela covid-19 reflete “o consenso franco-alemão” e não responde a necessidades como a de Portugal.
O primeiro-ministro considerou hoje que retirar o estado de emergência devido à covid-19 seria dar “um sinal errado ao país”, e salientou que os dias em que a circulação está restrita, durante a Páscoa, “vão ser muitíssimo importantes”.
O Centro Social e Paroquial de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia, diz estar “sem soluções” e “sem pessoal” na instituição, que contabiliza um morto e 56 infetados com covid-19, entre utentes e funcionários.
O ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, afirmou hoje que o país vai comprar 300 ventiladores para o Sistema Nacional de Saúde (SNS), no âmbito da luta contra a pandemia da doença respiratória covid-19.
O presidente do Conselho Europeu marcou hoje uma cimeira de líderes para o dia 23 de abril para discutir a recuperação económica europeia pós-crise gerada pela covid-19, e defendeu um fundo “robusto” e ligado ao orçamento comunitário.
O eurodeputado do PCP João Ferreira lamentou hoje que o Eurogrupo tenha cedido “aos interesses das principais potências europeias” no acordo alcançado para a criação de um fundo de recuperação após a crise gerada pela covid-19.
A Plataforma da Sociedade Civil para Saúde em Moçambique (Plasoc-M) sugere que as autoridades do setor apostem na captação de receitas através da venda de fármacos, prestação de algumas consultas e atestados, lê-se num estudo consultado pela Lusa.
Portugal regista hoje 435 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na quinta-feira, e 15.472 infetados (mais 1.516) indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O grupo da Esquerda Unitária no Parlamento Europeu (GUE) lamentou hoje que o Eurogrupo tenha rejeitado a solidariedade com os Estados-membros mais afetados pela covid-19 e chegado a um acordo que representa “mais austeridade”.
A TAP vai realizar mais dois voos de repatriamento de portugueses, um a partir de Luanda, na terça-feira, e outro de Maputo, no dia 18 de abril, disse hoje à Lusa fonte da companhia aérea portuguesa.
O arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, vai abençoar a cidade e a arquidiocese, no domingo, a partir do terraço da Igreja de São Francisco, num dos pontos altos das celebrações da Semana Santa na cidade alentejana.
O Irão anunciou hoje mais 122 mortes devido ao novo coronavirus, elevando para 4.232 o número oficial de mortos no país, um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 no Próximo e no Médio Oriente.
A Associação Sindical de Juízes Portugueses defende a medida excecional do Governo, apesar de sublinhar a importância de assegurar a proteção da população, como explica a Secretária-Geral do sindicato, a juíza Carla Oliveira.
O grupo dos Verdes no Parlamento Europeu (PE) disse hoje que o acordo do Eurogrupo para a criação de um fundo de recuperação após a crise gerada pela covid-19 é “insuficiente”, pedindo que se avance para ‘coronabonds’.
A pandemia do novo coronavírus já matou 96.340 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,6 milhões desde o seu aparecimento, segundo um balanço da agência France-Presse, às 10:00 de hoje, através de fontes oficiais.
O embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, considerou que as instituições políticas e sociais "têm funcionado muito bem" em Portugal no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje que o “indulto especial previsto da lei” aprovada pela Assembleia da República na quarta-feira “não se aplica a homicidas e pedófilos”, nem pessoas condenadas por violência doméstica.
O bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto, pediu hoje aos padres para serem portadores de esperança e sugeriu uma ação “concreta de solidariedade, oferecendo o equivalente a um dia de trabalho para a Cáritas Diocesana”.
Um pacote de ajuda económica “sem precedentes”, com apoios para trabalhadores, empresas e Estados, foi acordado na noite passada pelos ministros das Finanças europeus, com os olhos postos na devastação de hoje e na recuperação de amanhã.
A Federação Nacional e o Sindicato Independente dos Médicos criticam a “distância” da ministra da Saúde aos organismos que exigem do Estado mais proteção e pediram o alargamento dos testes aos profissionais assintomáticos que tenham contactado com doentes infetados.
O número de mortes provocadas pela covid-19 em África é de 630 num universo de mais de 12.219 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.