Com a pandemia de COVID-19 a alastrar na região de Lisboa e vale do Tejo, com mais de 40 focos identificados pelas autoridades de saúde pública, só no concelho de Lisboa, as comunidades ciganas têm sofrido especialmente o impacto económico, alerta Bruno Gonçalves da Associação Letras Nómadas, em entrevista ao Canal S+.
O bastonário da Ordem dos Médicos considera “insuficiente” o reforço de 504,4 milhões de euros para a saúde no Orçamento suplementar, defendendo que a recuperação da atividade devido à covid-19 exige pelo menos 1.250 milhões de euros.
O ritmo de contágio do novo coronavírus “está a aumentar” em África, apesar do número pouco expressivo de casos naquele continente, o que obriga a manter uma “vigilância constante”, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que “não estão permitidos arraiais”, mas sim o uso de estabelecimentos comerciais dentro das regras já existentes para tentar conter a disseminação da covid-19.
O reforço de 504,4 milhões de euros para a saúde no Orçamento de Estado 2020 vai permitir contratar profissionais até dezembro e integrar os contratados na fase de estado de emergência, garantiu a secretária de Estado da Saúde.
Os Açores estão novamente sem casos ativos de covid-19, depois de o militar infetado que chegou à região na quarta-feira ter regressado ao continente, informou hoje a Autoridade de Saúde regional.
A secretária de Estado Adjunta e Saúde, Jamila Madeira, considerou hoje que se encontra “plenamente justificada” a intervenção especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista 90% do número de doentes covid-19 em Portugal.
O Ministério da Saúde admitiu hoje que houve "um lapso” e que a freguesia de Arroios não faz parte dos 13 focos de covid-19 registados na zona da grande Lisboa.
A diretora-geral da Saúde defendeu hoje que os arraiais se podem realizar mas em moldes diferentes dos outros anos, porque terão de cumprir as regras estabelecidas para minimizar a disseminação do novo cononavírus.
A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a concentrar mais de 90% dos casos diários de infeção de covid-19, registando 283 das 310 novas infeções reportadas, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que há apenas duas crianças internadas e nenhuma em unidade de cuidados intensivos devido à covid-19.
O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) reclamou hoje uma “posição clara” da ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o futuro do Hospital dos Covões.
A pandemia de covid-19 já causou a morte a pelo menos 416.343 pessoas e infetou mais de 7,3 milhões no mundo, desde que, em dezembro, foi identificada na China, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
A Cáritas Portuguesa anunciou hoje uma nova estratégia para inverter a curva da pobreza em Portugal, centrada em quatro vetores e canalizando a ação no terreno para dar resposta aos efeitos provocados pela covid-19.
Portugal regista hoje 1.504 mortes relacionadas com a covid-19, mais sete do que na quarta-feira, e 35.910 infetados, mais 310, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
A eurodeputada Sara Cerdas (PS) vai ser a única portuguesa a participar como relatora no EU4Health Programme, o novo programa europeu para reforçar o setor da saúde nos próximos sete anos, disse hoje à Lusa fonte oficial.
A retoma da atividade cirúrgica não urgente nos hospitais deve ter em consideração a gravidade clínica, o tempo de espera já decorrido e a possibilidade de a cirurgia ser realizada em ambulatório, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação está convicta de que a retoma das viagens aéreas no espaço comunitário “não vai contribuir para a propagação” da covid-19, desde que sejam cumpridas regras sanitárias para evitar “situações de risco”.
A Direção-Geral da Saúde publicou hoje um guia de recomendações por tema que podem ser adaptados aos diferentes setores de atividade, como estética, ensino ou restauração, que visa facilitar a procura de orientações com medidas para mitigar a covid-19.
O ex-responsável de planeamento do Departamento de Estado norte-americano Edward Fishman avisou hoje que as alterações forçadas pela pandemia de covid-19 irão levar ao estabelecimento de uma nova ordem mundial nos próximos um a cinco anos.
Investigadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) conseguiram induzir em laboratório uma conversão sexual do parasita da malária, abrindo a possibilidade de conceber novos instrumentos para bloquear a transmissão da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje desconhecer ainda se o novo coronavírus atua de forma diferente com as mudanças de temperatura nas diferentes estações do ano e evita comparações com o vírus da gripe sazonal.
No início da pandemia, França não dispunha de máscaras suficientes para as necessidades da sua população, o que levou a comunidade portuguesa a recorrer aos contatos no país de origem para obter ajuda, revelou Paulo Marques, presidente da Associação de Autarcas de origem portuguesa em França, ao Canal S+.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Setúbal acompanhou 165 doentes, dos 18 aos 100 anos, desde o início da atividade, em 11 de junho de 2019, com elevado grau de satisfação dos utentes, foi hoje anunciado.