A Assembleia da República rejeitou hoje dois projetos de resolução apresentados por BE e PAN que recomendavam ao Governo uma recuperação económica e social mais ecológica e sustentável, após crise provocada pela pandemia de covid-19.
A ministra da Saúde defendeu hoje no parlamento que as respostas à crise gerada pela pandemia de covid-19 têm de ir para lá do combate à infeção com o novo coronavírus e devem ter uma dimensão social.
A nota divulgada pela autoridade de saúde regional adianta que também não houve alteração no número de doentes recuperados (71) em comparação com o boletim distribuído na quarta-feira, apontando que nenhum dos 19 em situação ainda ativa tem “necessidade de cuidados hospitalares”. O documento menciona que 453 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde nos diferentes concelhos do arquipélago da Madeira. Destes, 304 estão em vigilância ativa e 149 em auto vigilância. Em matéria de realização de testes de despiste da covid-19, o Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou até hoje 12.963 testes, mais 882 do que na quinta-feira, abrangendo o números de utentes alvo de 11.791. O IASAUDE recorda que neste arquipélago mantém-se até à data o total de 1.543 casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.453 não se confirmaram. A Madeira é a única região do país sem registo de óbitos devido à covid-19, até ao momento. A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados. Em Portugal, morreram 1.369 pessoas das 31.596 confirmadas como infetadas, e há 18.637 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
O parlamento aprovou hoje quatro projetos de resolução que recomendam ao governo a adoção de medidas de apoio à rede farmacêutica do país e a garantia de proximidade no acesso ao medicamento.
A Câmara de Santarém perspetiva manter montado o hospital de retaguarda criado na EB2,3 Alexandre Herculano até ao final de junho, tendo em conta que o número de casos da covid-19 ainda não estagnou, disse o presidente do município.
A Câmara do Porto disse hoje que os custos de funcionamento do hospital de campanha, montado para aliviar a pressão sobre os dois hospitais da cidade, não devem ultrapassar o valor angariado em donativos.
O secretário-geral do PCP criticou hoje implicitamente o PS e todos os que aplaudiram os profissionais de saúde no início da pandemia de covid-19 mas depois recusaram aumentos salariais na administração pública.
O PSD e o CDS-PP apontaram hoje falhas na resposta do Estado social na pandemia de covid-19, com o PS a recuperar as críticas aos cortes feitos pelo último executivo destes partidos na saúde e segurança social.
Os projetos-piloto experimentais dos cuidadores informais vão avançar em junho, depois de o seu arranque ter sido suspenso devido à covid-19, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Juntas de freguesia de Celorico de Basto, apoiadas pela câmara, exigem a reabertura das extensões de saúde encerradas em março e o "regresso à normalidade" no atendimento no centro de saúde.
A ministra da Segurança Social defendeu hoje que as medidas de apoio extraordinário por causa da covid-19 já abrangeram 1,2 milhões de trabalhadores e 140 mil empresas, com o "lay-off simplificado" a atingir 470 milhões de euros.
Os deputados do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda do Porto defenderam hoje que devem ser asseguradas “respostas” habitacionais às pessoas em condição de sem-abrigo, considerando que a autarquia deve “rapidamente redirecionar as suas prioridades” nesse sentido.
Três dezenas de doentes oncológicos do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) estão a receber tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, uma medida destinada a protegê-los face ao novo coronavírus, anunciou a instituição.
A líder parlamentar do PS fez hoje uma intervenção marcadamente ideológica, perguntando o que teria acontecido à sociedade portuguesa na resposta à pandemia de covid-19 se os sistemas de saúde e de segurança social estivessem privatizados.
O PAN defendeu hoje alterações estruturais nos investimentos do Estado na saúde, considerando incontornável prever o reforço naquela área no orçamento suplementar que será entregue em junho no parlamento.
Com sete entradas distintas para garantir a distância social entre os estudantes, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está já a testar as medidas a aplicar durante a realização dos exames presenciais, que arrancam na segunda-feira.
Quase metade dos testes de despiste de covid-19 em Portugal foi feita em maio, o mês em que mais se testou no país desde o início da pandemia, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
As farmácias de São João da Madeira assinam na sexta-feira um protocolo que permitirá agilizar o apoio municipal a idosos na aquisição de medicamentos, revelou hoje a autarquia, que desburocratizou procedimentos para diminuir deslocações sujeitas aos riscos da covid-19.
O deputado da Iniciativa Liberal afirmou hoje que “não sabe exatamente” por que é que Lisboa e Vale do Tejo é a única região do país sem redução de casos de covid-19, o que “devia ser matéria de preocupação”.
A região de Lisboa e Vale do Tejo regista vários surtos de covid-19 que “estão estáveis” e 200 a 300 novos casos diários, o previsto pelas autoridades para esta fase da pandemia, disse hoje a diretora-geral da Saúde.
Em plena fase de desconfinamento, o Canal S+ conversou com Sónia Cunha, psicóloga do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise – CAPIC do Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM sobre a atuação deste Centro durante a pandemia da Covid-19 e os impactos desta "crise psicológica" a vários níveis.
O líder do Chega, André Ventura, considerou hoje que a situação da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo é “particularmente complexa”, devido ao aumento de casos, e defendeu que “não terá uma solução fácil”.
O confinamento salvou vidas e evitou o colapso das unidades de cuidados intensivos dos hospitais públicos, mas é preciso continuar a capacitar serviços para eventuais novas fases da covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
O número de profissionais de saúde recuperados da doença covid-19 é de 2.161 num total de 3.398 infetados, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.