O funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) permite assegurar a capacidade hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo, mesmo que haja hospitais mais pressionados, disse hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
O PEV, o Chega e Iniciativa Liberal dividiram-se hoje quanto à situação atual da pandemia no país, entre a necessidade de uma maior sensibilização das populações, mais ação das autoridades e a aposta na testagem de mais pessoas.
O número de casos positivos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu hoje para 110, com mais 22 idosos infetados no lar do foco inicial, o que implica a transferência dos únicos oito negativos, disse fonte do município.
Um novo caso positivo de covid-19 foi detetado nos Açores, referente a um homem que viajou recentemente do território continental e regressou na terça-feira a Lisboa, anunciou hoje a Autoridade de Saúde da região.
A Câmara de Oliveira do Bairro reconheceu hoje que "tem "conhecimento oficial de oito pessoas com testes positivos à covid-19 com ligação a um estabelecimento" e apelou aos munícipes para que respeitem as orientações das autoridades de saúde.
O Presidente da República afastou hoje um cenário de descontrolo da propagação da covid-19 em Portugal, afirmando que os números não mostram isso, e fez um apelo a que se use mais máscara no espaço público.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que o número de testes de diagnóstico da covid-19 realizados em Portugal acompanha a evolução da situação epidemiológica, justificando o menor reforço da testagem com a diminuição do número de sintomáticos.
A Câmara de Bragança revogou hoje a deliberação de venda de um terreno municipal ao hospital privado que está a instalar-se na cidade, decisão que anula o negócio, criticado pela oposição socialista.
Os lares de idosos estão a cumprir as medidas de segurança e alguns suspenderam visitas face aos surtos de covid-19, disseram hoje os representantes da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
O PSD citou hoje técnicos de epidemiologista da Direção Geral da Saúde (DGS) para advertir que há "uma segunda onda" da covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, com aumento dos internamentos e dos doentes em cuidados intensivos.
O diretor-geral da OMS disse hoje que a pandemia da covid-19 "está a crescer a um ritmo alarmante" e defendeu a necessidade de apostar nas infraestruturas necessárias à produção e distribuição de uma vacina.
O PS defendeu hoje que a situação sanitária está sob controlo, com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a manter capacidade de resposta e com o indicador de contágios abaixo das estimativas do final de abril.
A Administração Regional de Saúde do Norte vai averiguar um caso denunciado na terça-feira à PSP de Viana do Castelo pela vereadora da CDU na Câmara, de alegado "abandono" de um idoso por uma unidade de convalescença local.
A Europa enfrenta hoje o segundo dia de uma onda de calor, com temperaturas de 35 graus em Espanha e Portugal e de 30 graus nos países escandinavos, o que dificulta as medidas de precaução relativas à covid-19.
O Presidente da República defendeu hoje que a situação de Portugal no âmbito da pandemia de covid-19 está "longe dos cenários de pré-rutura ou rutura" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificando-se uma tendência decrescente no número de mortes.
Um jardim infantil e uma creche de Fátima estão encerrados desde hoje como medida de precaução, uma vez que uma funcionária terá contactado com alguém do coro do Santuário, confirmou à agência Lusa a responsável.
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou hoje 82,2% dos 367 novos casos de infeção, no dia em que, em números totais de infeções, esta região ultrapassou o Norte do país, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde.
O Presidente da República afirmou que os especialistas defenderam hoje "medidas concretas e específicas" para conter os surtos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, que afetam sobretudo "população que trabalhou sempre e não confinou muito".
A nova extensão de Saúde de Palma, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), é inaugurada hoje após um investimento municipal de 100 mil euros, para evitar “o fim dos cuidados primários” a cerca de 300 utentes.
Cinco utentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras testaram positivo para covid-19 e a unidade está a efetuar testes a doentes e profissionais que passaram por aquele serviço na última semana.
Uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentrou-se hoje em frente ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para reclamar por justiça e exigir ao Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN) o cumprimento dos seus direitos.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 477.570 pessoas e infetou 9,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Portugal regista hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 do que na terça-feira e mais 367 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia da covid-19 fez disparar o número de mortes na Europa em março e abril, tendo-se registado mais 140 mil óbitos do que a média do mesmo período entre 2016 e 2019, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.