confinamento antes do estado de emergência nacional, vigilância e apoios para evitar saídas de casa terão sido os “segredos” dos três concelhos do Norte sem casos de covid-19, todos no distrito de Vila Real, descrevem os autarcas.
A localização periférica, a baixa densidade populacional, o espírito comunitário e também o “fator” sorte são algumas das razões que ajudam a explicar a ausência de casos de covid-19 em quatro dos 16 concelhos do Algarve.
Pelo menos 33 municípios do continente, localizados sobretudo no interior do Alentejo e do Centro, mantêm-se até hoje imunes à pandemia, sem casos de covid-19, segundo um levantamento da Lusa junto de autarquias e autoridades de saúde.
A Câmara de Alandroal, no distrito de Évora, está a preparar um programa cultural, adaptado às exigências de segurança devido à pandemia de covid-19, para animar o concelho durante os próximos quatro meses, foi hoje divulgado.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta de comboios Alfa Pendular e Intercidades a partir de 31 de maio, anunciou hoje em comunicado.
Três empreendimentos turísticos do Grupo Prainha, no Algarve, vão reabrir no mês de junho com medidas de limpeza e higiene reforçadas, adotando um intervalo de 24 horas entre saídas e entrada de clientes, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia disse hoje “desconhecer as especificidades” sobre a decisão da Nissan em encerrar a fábrica de Barcelona, em Espanha, que emprega 3.000 pessoas, rejeitando que esta matéria seja avaliada à luz da lei para ajudas estatais.
A realização presencial de julgamentos e inquirição de testemunhas passa a ser a regra nos tribunais a partir de quarta-feira, após a publicação hoje do diploma sobre o reinício da atividade durante a pandemia por covid-19.
O presidente da câmara de Torres Vedras defendeu hoje que "são proporcionais" os critérios para fixar a lotação das praias por causa da pandemia de covid-19, mas tem dúvidas quanto à capacidade estipulada na praia da Foz do Sizandro.
No segundo concelho mais envelhecido do Algarve há quase três meses que a ansiedade paira entre familiares e idosos dos lares em que as visitas ainda não foram retomadas, ou que são agora mais espaçadas, devido à pandemia.
Ao fim de dois meses parados, por causa da covid-19, os músicos da Orquestra Gulbenkian voltaram esta semana aos ensaios, em pequenas formações, para a própria Fundação Calouste Gulbenkian testar protocolos, a pensar na próxima temporada de música.
O sistema de saúde da Guiné-Bissau pode colapsar devido à pandemia do novo coronavírus, que já infetou quase 1.200 pessoas no país e provocou oito vítimas mortais, alertam as Nações Unidas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que passou a noite num hotel para verificar as condições de higiene e considerou que "são muito estritas", com "desinfeção permanente".
Menos de metade dos portugueses conhecem doenças relacionadas com o aparelho digestivo, alerta a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que insiste na necessidade de apostar na prevenção, com análises e exames que podem salvar vidas.
A Comissão Europeia espera que o novo instrumento público-privado de apoio à solvência de empresas em dificuldades devido à pandemia, orçado em 31 mil milhões de euros, esteja em vigor “no final do verão”, devendo “reger-se pelo mercado”.
A Comissão Europeia negou hoje estar a criar obstáculos ao resgate pelo Governo alemão da transportadora aérea Lufthansa, devido às dificuldades criadas pela covid-19, mas exigiu a criação de remédios para minimizar “a distorção da concorrência” comunitária.
As Doenças Inflamatórias Intestinais são patologias crónicas e sem cura que afetam uma população ativa, sendo mais frequentes em adolescentes e jovens adultos entre os 15 e os 35 anos.
Vários municípios do distrito da Guarda mantêm ativos os centros de acolhimento temporário para apoio à pandemia da covid-19, que até hoje não chegaram a funcionar, e uma autarquia reduziu o número de camas disponibilizadas.
Os alunos do Ensino Superior estão a preparar-se para o final de um segundo semestre à distância, com as faculdades a encontrarem alternativas à habitual época de exames no ‘online’ ou em provas presenciais diferentes.
O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, que prevê a reabertura do pré-escolar, dos cinemas, teatros e salas de espetáculo.
Em Portugal, um terço das mortes por cancro são do aparelho digestivo. Com a pandemia muitos exames e diagnósticos foram adiados. No Dia Mundial da Saúde Digestiva, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia pede aos portugueses que não deixem de ir aos hospitais em caso de emergência, pois no caso do cancro pode ser a diferença entre a vida e a morte.
A Assembleia da República rejeitou hoje dois projetos de resolução apresentados por BE e PAN que recomendavam ao Governo uma recuperação económica e social mais ecológica e sustentável, após crise provocada pela pandemia de covid-19.
A ministra da Saúde defendeu hoje no parlamento que as respostas à crise gerada pela pandemia de covid-19 têm de ir para lá do combate à infeção com o novo coronavírus e devem ter uma dimensão social.
A nota divulgada pela autoridade de saúde regional adianta que também não houve alteração no número de doentes recuperados (71) em comparação com o boletim distribuído na quarta-feira, apontando que nenhum dos 19 em situação ainda ativa tem “necessidade de cuidados hospitalares”. O documento menciona que 453 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde nos diferentes concelhos do arquipélago da Madeira. Destes, 304 estão em vigilância ativa e 149 em auto vigilância. Em matéria de realização de testes de despiste da covid-19, o Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) processou até hoje 12.963 testes, mais 882 do que na quinta-feira, abrangendo o números de utentes alvo de 11.791. O IASAUDE recorda que neste arquipélago mantém-se até à data o total de 1.543 casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.453 não se confirmaram. A Madeira é a única região do país sem registo de óbitos devido à covid-19, até ao momento. A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados. Em Portugal, morreram 1.369 pessoas das 31.596 confirmadas como infetadas, e há 18.637 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.