Um novo foco de infeção de covid-19 está a ser registado no lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, onde sete pessoas testaram positivo e a câmara admite “uma situação grave”, que está em avaliação pelas autoridades de saúde.
O primeiro-ministro defende, em declarações à CNN, que Portugal é um destino seguro para os turistas, alegando que foi um dos países europeus que mais testes realizou e que apresenta melhores indicadores no controlo da covid-19.
Portugal regista hoje 1.522 mortes relacionadas com a covid-19, mais duas do que na segunda-feira, e 37.336 infetados, mais 300, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 436.813 pessoas e infetou mais de oito milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
A Amnistia Internacional (AI) afirmou hoje que algumas aplicações de telemóvel para rastrear cadeias de infeção da covid-19 envolvem “graves violações de direitos humanos”, destacando que ‘apps’ do Bahrein, do Kuwait e da Noruega são as mais “invasivas”.
A ACT vai fiscalizar o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto à covid-19 nos locais de trabalho e nas deslocações em viaturas de serviço, principalmente nas empresas de construção civil, cadeias de abastecimento, transporte e distribuição.
As autoridades registaram, até agora, nove casos positivos de covid-19 relacionados com uma festa ilegal que reuniu um número indeterminado de pessoas em Lagos, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
A Direção-Geral da Saúde assegurou hoje “todas as condições” para Portugal receber a fase final da edição de 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol.
Os cidadãos europeus vão começar a ser alertados sobre a proximidade a pessoas infetadas com covid-19 através de ‘apps’ de rastreamento de contactos que estão a ser lançadas na União Europeia (UE) e que funcionarão de forma interligada.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está a disponibilizar teleconsultas nos serviços de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação, evitando que os utentes tenham que se deslocar aos seus três hospitais, anunciou hoje a instituição.
Cerca de duas centenas de empresários de diversão itinerante estão hoje concentrados, em cordão humano, junto à Direção-Geral da Saúde (DGS), na Alameda das Universidades, em Lisboa, esperando ser recebidos pelas autoridades de saúde.
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, destacou hoje no parlamento que, ao contrário de orçamentos suplementares anteriores, este "não tem cortes no Estado social e nas prestações sociais" e "não impõe nenhum aumento de impostos".
A coordenação distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que as limitações horárias e o encerramento de serviços de saúde no concelho de Ovar estão a tornar "inacessível" a oferta de cuidados à população local.
A doença respiratória covid-19 apareceu na China, no final de 2019, mas espalhou-se rapidamente pelo mundo, já que não existe imunidade nem conhecimento do novo coronavírus.
As tensões entre os Estados Unidos e a China aumentaram de tom, por causa de acusações mútuas sobre a gestão da pandemia de covid-19, mas os analistas consideram que as razões das divergências são mais profundas.
Quase meio milhão de mortos e oito milhões de infetados é o balanço mais direto que a covid-19 causou em menos de seis meses, desde que foi detetada, e quando passam 100 dias desde que foi considerada uma pandemia.
Os portugueses estão no grupo dos países mais preocupados com a legitimidade dos conteúdos na Internet, com três quartos a manifestarem-se preocupados com o que é real e falso, segundo o Digital News Report Portugal 2020 hoje divulgado.
A Câmara Municipal de Lagos referiu hoje que está preocupada com “um foco de contágio ativo” de covid-19 no concelho, resultado da “organização de um evento festivo ilegal” e que terá reunido um “número avultado” de pessoas.
O trio de presidências formado por Alemanha, Portugal e Eslovénia, que assegurará a liderança do Conselho da União Europeia (UE) nos próximos três semestres, compromete-se a “trabalhar incansavelmente” para garantir uma resposta eficaz e atempada à crise da covid-19.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu anunciou hoje que o concelho de Viseu registou, até ao momento, 104 casos de infeções com o novo coronavirus, sendo que 98 se encontram recuperados e não há registo de óbitos.
A taxa de mortalidade por covid-19 é 12 vezes maior em doentes crónicos do que em pacientes sem qualquer patologia, revelou hoje um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O primeiro-ministro admitiu hoje que Portugal poderá vetar a entrada de cidadãos provenientes do Brasil, caso seja essa a determinação da Agência de Prevenção de Doenças da União Europeia face à pandemia de covid-19.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera uma opção “chocante” e “malévola” que vai “contra o mais elementar bom senso” obrigar médicos que são também doentes de risco a prestarem funções presenciais, por serem considerados trabalhadores essenciais.
O PSD de Coimbra exigiu hoje ao Governo uma estratégia clara para o Hospital dos Covões, criticando "uma certa esquizofrenia política que joga tudo numa fuga de responsabilidades" sobre o futuro da unidade hospitalar.