Mais de cem economistas, entre os quais o Nobel Joseph Stiglitz e a administradora da Agência France-Presse Julia Cagé, apelaram hoje para o fim da economia do carbono no contexto da reconstrução subsequente à pandemia do novo coronavírus.
Os profissionais de saúde que enfrentam o 11.º surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo), declarado no início de junho no noroeste do país, estão em greve desde segunda-feira, exigindo o pagamento dos seus salários.
Portugal teve em julho duas semanas com um número excecionalmente elevado de mortes, independentemente da pandemia da covid-19, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) diz ser um fenómeno “que não é novidade” e se deve ao calor.
A Administração do Hospital de Santarém refutou hoje as críticas do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) sobre uma alegada falta de enfermeiros naquele hospital e sobre a contagem de pontos para progressão na carreira, decisão que atribuiu à tutela.
A Madeira registou hoje mais um caso de covid-19, elevando para 19 as infeções ativas, num total de 117 casos, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), salientando haver dois casos à espera de resultados laboratoriais.
Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) da região Centro entregaram hoje uma moção na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) em que reivindicam aumentos salariais de 90 euros e subsídio de risco.
Mais um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com Covid-19, enquanto outros cinco, atualmente em isolamento e que tinham estado em contacto com o primeiro infetado, testaram negativo, disse hoje à Agência Lusa fonte parlamentar.
O novo bloco operatório do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, orçado em 1,83 milhões de euros, deverá estar concluído até ao final do ano, anunciou hoje a unidade hospitalar.
A organização comunista da Festa do “Avante!” garantiu hoje o escrupuloso cumprimento das regras de distanciamento e higiene sanitários impostos pelas autoridades, devido à pandemia de Covid-19, num recinto cuja lotação oficial é de 100 mil pessoas.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) realizou hoje uma concentração junto ao Hospital de Santarém para reivindicar o "reforço de profissionais" e relembrar que o descongelamento de progressões nas carreiras “está por cumprir” desde janeiro de 2018.
O CDS-PP questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a retoma das consultas presenciais de cuidados de saúde primários, mostrando ainda preocupação com uma “queda acentuada” de novos diagnósticos de cancro no país.
Portugal regista hoje mais um morto e 112 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 694.507 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.
Os sindicatos médicos exigiram hoje ao Governo a abertura imediata dos concursos de recrutamento de médicos recém-especialistas, considerando inaceitável o incumprimento dos prazos estabelecidos por lei.
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos de covid-19, mantendo atualmente 17 casos positivos ativos, todos na ilha de São Miguel, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu 171 beneficiários e 72 dadores, concluiu que a maioria discorda que casais heterossexuais e mulheres casadas tenham prioridade no acesso aos tratamentos de fertilidade.
Quarenta e quatro pessoas de um lar do Porto, das quais 34 utentes e 10 profissionais, estão infetadas com covid-19, registando-se quatro internamentos, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
Os hospitais privados dizem ter sentido uma quebra para metade nos episódios de urgência por causa da pandemia de covid-19, mas que no final de julho houve uma “recuperação muito significativa” nas consultas de especialidade.
As Nações Unidas pediram hoje a todos países para que seja dada prioridade à reabertura das escolas sempre que haja controlo da transmissão local dos contágios de covid-19, alertando que o encerramento prolongado pode provocar uma "catástrofe geracional".
Mais de 24.000 hectares arderam nos primeiros sete meses do ano, período em que se registaram 5.294 incêndios rurais, valores inferiores à média anual na última década, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Os distritos de Beja e Évora estão a partir de hoje sob aviso amarelo por causa do calor, situação que se estende a outros sete distritos a partir de quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Governo dos Açores vai reorganizar a zona de testes à covid-19 no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, de modo a "agilizar" os procedimentos de testagem dos passageiros que desembarcam na ilha de São Miguel.
Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje vento forte e subida da temperatura.
O reforço dos programas de testagem e de rastreio de contactos são essenciais para a reabertura das escolas de forma segura durante a pandemia de covid-19, apontam dois estudos publicados hoje pela revista científica Lancet.