A recente chegada às costas do Algarve de 21 jovens vindos de Marrocos fez soar o alerta sobre uma nova rota migratória que foi negada pelo Governo, antes empenhado na negociação com Rabat de um mecanismo de migração legal.
Os incêndios de Alijó (Vila Real), Sabugal (Guarda) e Fundão (Castelo Branco) já estão em resolução, e dos grandes fogos ainda ativos o que mais meios tem é o de Sernancelhe, em Viseu, segundo a proteção civil.
A associação ambientalista Zero propõe que as freguesias com maior risco de incêndios sejam equipadas com biotrituradores, evitando-se assim as queimadas, causadoras de um terço dos fogos rurais, e originando uma poupança anual estimada em 48 milhões de euros.
O interior do Norte e Centro de Portugal continental está hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, no segundo e último dia da situação de alerta decretada pelo Governo.
O ministro do Ambiente e Ação Climática revelou hoje que o projeto de incineração da ilha de São Miguel, que se encontra na Justiça e é contestado pelas associação ambientais, foi aprovado por Bruxelas.
O bastonário da Ordem dos Médicos defende que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deve acompanhar mais de perto situações como a do lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 matou 18 pessoas.
O lar de Reguengos de Monsaraz onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), conclui uma auditoria da Ordem dos Médicos, que aponta responsabilidades à administração.
A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) disse hoje que há o registo, nas últimas horas, de "dois casos positivos" para Covid-19 no lar idosos daquela cidade do distrito de Bragança.
Uma tecnologia inovadora, capaz de eliminar em cinco minutos 99,97% do SARS-COV2 no ar, acaba de ser desenvolvida em Portugal, como afirmou em entrevista ao Canal S+ o coordenador da investigação, João Nunes.
Várias organizações e empresas internacionais lançaram hoje a “Semana Mundial da Máscara”, entre 07 e 14 de agosto, pretendendo sensibilizar a população mundial a utilizar máscaras de prevenção da covid-19 em público.
A Madeira registou hoje mais dois casos positivos de covid-19, elevando para 23 o número de infeções ativas, num total de 121 casos registados, estando outros dois a aguardar análises laboratoriais, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
O número de pessoas infetadas com covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, aumentou hoje para 72, das quais cinco estão hospitalizadas e outras 10 a ser transportadas para o hospital, informou a Câmara.
A criação de mais vagas nos cursos de medicina existentes no país ou mesmo a abertura de novos cursos é uma polémica antiga que continua a agitar as águas entre a classe médica e o agora Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O Bastonário da Ordem dos Médicos comenta desta forma o que se passou com o caso dos ventiladores pulmonares desenvolvidos pelo CEiiA–Centro de Engenharia e Desenvolvimento, sediado em Matosinhos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou hoje o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia.
Cientistas canadianos descobriram o primeiro caso de cancro num dinossauro, refere um estudo hoje citado pela agência noticiosa AFP, assinalando que se trata de um cancro ósseo.
Duas dezenas de enfermeiros manifestaram-se hoje em frente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para exigir a resolução das injustiças para com estes profissionais e reconhecer que são imprescindíveis no combate à pandemia.
O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto vai enviar hoje uma proposta ao Governo para a abertura das discotecas além da 01:00 após parecer favorável da Direção-Geral da Saúde.
O Tribunal de São João Novo, no Porto, determinou a realização de análises às águas de São Pedro da Cova, Gondomar, estudo que inclui um raio de 1,5 quilómetros em torno do local onde foram depositados resíduos perigosos.
A Federação nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje que é preciso abrir concursos para professores no ensino superior e respeitar as cargas horárias dos docentes no próximo ano letivo, marcado pela pandemia de covid-19.
Portugal regista hoje mais três mortos e 213 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 708.236 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.
Trinta e duas pessoas morreram e 74 ficaram infetadas pelo Ébola no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) desde que um novo surto foi declarado a 01 de junho, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A crise nos média, a crescente precarização do jornalismo e a diminuição das expetativas destes profissionais destacam-se num inquérito sobre os efeitos do estado de emergência no jornalismo no contexto da pandemia de covid-19.