O próximo ano vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, decidiu a Assembleia Mundial da Saúde, que hoje terminou.
Mais de uma dezena de enfermeiros manifestaram-se hoje em Lisboa contra a situação de duas colegas, uma grávida e outra com doença degenerativa, que trabalhavam no Hospital de S. José e cujos contratos não foram renovados.
O primeiro-ministro, António Costa, apelou hoje para que todos os portugueses apoiem os profissionais de saúde cumprindo as regras necessárias para evitar a propagação do vírus da covid-19.
A Crioestaminal anunciou hoje ter concluído o desenvolvimento de um medicamento experimental à base de células estaminais do cordão umbilical expandidas para tratar doentes mais graves com covid-19, que se encontra disponível para utilização hospitalar.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a criação de uma espécie de cofre com amostras de vírus e outros agentes patogénicos para facilitar a partilha destes materiais entre países.
Autoridades de saúde belgas calculam que entre 10 e 20% da população terá anticorpos do novo coronavírus após a atual segunda vaga, e consideram que alcançar uma imunidade de grupo de modo natural custaria quatro vezes mais mortes.
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CENS-CIP) exige mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 2021 face aos riscos que a pandemia de covid-19 ainda acarreta para o próximo ano.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.294.539 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00 de hoje.
A candidata presidencial Ana Gomes apontou hoje a dificuldade de calibrar as medidas de combate à covid-19 para evitar que os serviços de saúde entrem em rotura e para não matar a economia.
O Parlamento Europeu aprovou hoje o Programa União Europeia (UE) pela Saúde (EU4Health), integrado no plano de recuperação europeu pós-crise da covid-19, que visa “colmatar as lacunas” verificadas nas respostas sanitárias à pandemia no espaço comunitário.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) prevê reforçar em dezembro o internamento referente aos seus três hospitais, com mais 21 camas a serem criadas numa ala até agora desocupada no hospital de Peniche, disse hoje a sua administradora.
Os cuidadores informais vão ser alvo de um programa gratuito de rastreio à covid-19 com testes semanais durante quatro meses, segundo uma nota pública hoje divulgada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A covid-19 justifica menos de metade das mortes em excesso do último mês face à média dos últimos cinco anos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua mais recente análise da mortalidade em Portugal.
O Governo recalendarizou o investimento previsto para a fase B das obras no Centro Hospitalar Gaia/Espinho, com a repartição de um encargo global de 13 milhões de euros até final de 2020, indica hoje o Diário da República.
A Plataforma Cidadania XXI vai entregar hoje ao primeiro-ministro e ao Presidente da República um Manifesto, que conta já com 900 subscritores, no qual apela a uma gestão transparente da crise sanitária e à aplicação de medidas proporcionais.
O Centro de Saúde de Sines, no distrito de Setúbal, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.
A Comissão Europeia quer criar sanções para obrigar as plataformas digitais a combaterem casos de fraude e desinformação nas suas páginas ‘online’, nomeadamente relacionadas com a covid-19 e com questões como os testes e as vacinas.
Quando todos foram mandados para casa devido à pandemia, Graça Freitas ficou de “quarentena” na DGS, onde chegava a trabalhar 15 horas diárias. No dia em que retomou o seu passeio habitual, descobriu que já não era uma cidadã anónima.
A diretora-geral da Saúde apelou aos suspeitos ou doentes com covid-19 que devido a dificuldades económicas continuam a trabalhar ou a levar os filhos à escola para ficarem em casa e pedirem ajuda, porque há mecanismos para os apoiar.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera que o corrimento ou obstrução nasal são sintomas muito comuns e pouco específicos para serem decisivos no pedido de teste à covid-19.
A autoridade de saúde só terá concluída em 2021 a análise ao aumento do número de mortes e respetivas causas durante o período da pandemia, dado que é um processo complexo de analisar, revelou a diretora-geral da Saúde.
A elevada procura da vacina contra a gripe vai fazer com que nem todos consigam ser vacinados, mas a diretora-geral da Saúde assegura que as mais de dois milhões de doses abrangem a “grande maioria” dos grupos de risco.
A diretora-geral da Saúde reconhece que o facto de haver muitos emissores de informação sobre a covid-19, desde os media, aos peritos, passando pelas redes sociais, pode confundir as mensagens e baralhar o público, ajudando à fadiga pandémica.
A inalação da proteína Beta-1a de Interferão poderá duplicar as probabilidades de recuperação de pacientes hospitalizados por causa da covid-19 e reduzir o desenvolvimento de sintomas graves, dá conta um relatório publicado na quinta-feira.