SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Chineses da Fosun vão produzir vacina Pfizer-BionNTech

Lusa
10-05-2021 15:36h

A farmacêutica chinesa Fosun Pharma, que pertence ao grupo Fosun, o maior investidor privado chinês em Portugal, chegou a acordo com a BioNTech para produzir 1.000 milhões de doses da vacina Pfizer-BionNTech contra a Covid-19.

A Fosun Pharma informou no domingo a Bolsa de Valores de Xangai, a principal praça financeira da China continental, que vai investir até 100 milhões de dólares (82 milhões de euros) para produzir a vacina, em conjunto com a BioNTech, que fornecerá a patente e a tecnologia.

As empresas chinesa e alemã chegaram a acordo de cooperação, em 2020, para a produção e armazenamento de vacinas.

A vacina da Pfizer-BioNTech é uma das mais eficientes do mundo contra o novo coronavírus - cerca de 95% de eficácia.

O grupo Fosun tem os direitos exclusivos de fornecimento da vacina na China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan, segundo o acordo.

A BioNTech também anunciou hoje um plano para mover a sua sede na Ásia para Singapura, onde vai estabelecer uma fábrica, visando aumentar a capacidade de fornecimento regional e global.

Hong Kong e Macau aprovaram o uso da Pfizer-BioNTech para situações de emergência, embora a vacina ainda não tenha recebido a aprovação das autoridades de Pequim para uso na China continental.

Segundo a imprensa internacional, o Governo chinês pode aprovar a vacina contra a covid-19, em julho próximo, tornando-se a primeira vacina estrangeira a ser aprovada no país.

A China já aprovou cinco vacinas desenvolvidas no país.

Pequim planeia vacinar 40% dos seus habitantes até ao final de junho.

Os Estados Unidos declararam que apoiariam a suspensão das patentes de vacinas em todo o mundo para facilitar a sua distribuição global, o que foi contestado por várias empresas farmacêuticas, incluindo a norte-americana Pfizer, e alguns governos europeus, como a Alemanha.

Em Portugal, o grupo Fosun detém a seguradora Fidelidade, que comprou à Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2014, e através da seguradora detém 5% da REN - Redes Energéticas Nacionais, é a maior acionista do banco BCP (com 27,25%) e é a dona da Luz Saúde.

MAIS NOTÍCIAS