SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: OMS aprova uso de emergência de vacina chinesa da Sinopharm

LUSA
07-05-2021 17:11h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm, recomendando a sua administração a pessoas com mais de 18 anos, anunciou o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Trata-se da primeira vacina chinesa a ser aprovada pela OMS e a sexta do conjunto de todas as vacinas contra a covid-19 homologadas pela organização.

O anúncio foi feito na videoconferência de imprensa regular da OMS sobre a pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

A vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinopharm é recomendada a pessoas com mais de 18 anos, devendo ser administrada em duas doses com um intervalo de duas a três semanas.

Apesar de continuar a avaliar os dados sobre a vacina, à medida que são facultados pelo laboratório, o grupo de peritos da OMS considera que a fórmula da Sinopharm cumpre os requisitos de segurança, eficácia e qualidade.

Segundo a OMS, a vacina da Sinopharm previne a doença grave com uma eficácia até 79 por cento, sendo "apropriada para pessoas com mais de 18 anos".

Uma vez que "a informação é ainda muito escassa" relativamente às pessoas com mais de 60 anos ou com outras doenças, os peritos consideram que a farmacêutica e as autoridades de saúde de cada país devem manter a vigilância sobre do uso da vacina.

A pandemia da covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, de acordo com um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.989 pessoas dos 838.852 casos de infeção confirmados, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

MAIS NOTÍCIAS