Alguns dos idosos residentes na aldeia social de São José de Alcalar, na Mexilhoeira Grande (Portimão) encontraram naquele espaço a “qualidade e liberdade” para viverem a velhice, embora condicionada pela pandemia da covid-19.
O primeiro-ministro saudou hoje a aprovação da primeira vacina contra a covid-19 por parte da Agência Europeia do Medicamento, mas advertiu que os cidadãos terão de continuar a manter todos os cuidados sanitários.
Dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram hoje retidos durante várias horas no aeroporto de Faro, para fazerem o teste da covid-19, alguns deles mais de quatro horas e perdendo outras ligações.
A Madeira registou hoje uma morte por covid-19, elevando para dez os óbitos e 26 novos casos, sendo nove importados e 17 de transmissão local, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).
O Estado já pagou 450 milhões de euros (ME) em apoios extraordinários às instituições sociais desde o início da pandemia, onde também já foram colocados 11.270 trabalhadores ao abrigo da medida de apoio à colocação de recursos humanos.
O número de subsídios por doença registou um aumento mensal de 28,8% e de 37,2% face ao período homólogo para 219.922, de acordo com as estatísticas mensais da Segurança Social.
O Governo da Madeira vai proceder, em articulação com Instituto Ricardo Jorge, a análises de casos positivos oriundos do Reino Unido, para avaliar se a nova estirpe do vírus já chegou à região, anunciou o presidente do executivo.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou hoje “desproporcionais” todas as decisões que não respeitem o “superior interesse das crianças”, sem responder diretamente ao caso das crianças acolhidas impedidas de visitar a família no Natal.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “número crescente” de artigos de plástico para uso alimentar, que são comercializados como ecológicos e naturais, mas que não cumprem as regras comunitárias.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o perigo do aligeirar das medidas preventivas da covid-19 face à chegada das vacinas, notando o recorde de infeções diárias que tem vindo a surgir.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que estão “garantidas todas as condições” para a chegada das primeiras 9.750 vacinas contra a covid-19 à região na primeira semana de janeiro.
O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Ricardo Mexia, defendeu hoje no parlamento que as juntas médicas de avaliação de incapacidades devem deixar a esfera do Ministério da Saúde, sugerindo a tutela da Segurança Social.
Quatro reclusos e 31 trabalhadores do quadro da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) registam casos ativos de covid-19 entre as 20.000 pessoas que integram o universo da DGRSP, informou hoje a instituição.
O PSD propôs hoje que o Governo garanta que todos os idosos a residir em lares ilegais sejam vacinados contra a covid-19, responsabilizando-o por estar a por em risco a vida destas pessoas.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu hoje que todos os idosos em lares ilegais estão abrangidos nas prioridades do plano de vacinação contra a covid-19, adiantando que 105 já foram encerrados este ano.
A nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido, "não está fora de controlo", disse hoje o responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela área das emergências sanitárias.
A comissária europeia da Saúde saudou hoje a aprovação da primeira vacina contra a covid-19 na União Europeia, mas advertiu que “ainda não é o momento de declarar vitória” sobre a pandemia.
Um surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no distrito de Beja, disse hoje à Lusa o provedor.
A Comissão Europeia autorizou hoje a colocação no mercado da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, horas após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável, anunciou a presidente do executivo comunitário.
O coordenador da ‘task-force’ de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, vai passar a ser ouvido regularmente na Assembleia da República, depois de os deputados da Comissão de Saúde terem aprovado hoje um requerimento nesse sentido.
O antigo Hospital Militar de Belém, que tem funcionado desde junho como Centro de Acolhimento covid-19, aumentou a capacidade em mais 30 camas, podendo acolher até 90 doentes, após a recente recuperação do terceiro piso.
A nova variante do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido não tem mais riscos de complicações hospitalares, nem de letalidade, mas é mais transmissível, o que a torna “mais preocupante”, afirmou hoje a ministra da Saúde.
O presidente da Câmara do Porto revelou hoje ter disponibilizado apoio logístico para a vacinação contra a covid-19 à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), admitindo a cedência de dois locais para instalar centros de vacinação.
O distrito de Viana do Castelo foi o único a Norte que, entre a segunda e terceira semana do mês, registou um aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde.