O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje que o Governo negoceie “rapidamente” as medidas que retenham os enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde, lembrando que estes profissionais são imprescindíveis e merecem outras condições de trabalho.
Portugal regista hoje 6.994 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 69 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O CDS-PP apelou hoje ao primeiro-ministro que dê a conhecer aos partidos as medidas que o Governo prevê implementar para combater a pandemia de covid-19 antes de o parlamento votar a renovação do estado de emergência.
A líder parlamentar do PAN considerou hoje que o estado de emergência “não deve ser desgastado”, mesmo sendo necessário ao contexto atual, defendendo que o parlamento “pode e deve” assumir um papel regulador de certas medidas.
As 1.473 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores diagnosticaram 25 casos positivos de covid-19, 12 em São Miguel e 13 na ilha Terceira, e há ainda 12 recuperações a registar.
O lar residencial de Pombal da CERCIPOM tem 16 utentes e 11 funcionários infetados com covid-19, disse hoje à agência Lusa a diretora-geral da instituição que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade.
A Ordem dos Enfermeiros manifestou-se hoje “seriamente preocupada” com o aumento de casos de covid-19 nos Açores, apontando “fragilidades” ao Sistema Regional de Saúde, agora “muito mais agravadas” com "a intensidade" do combate à pandemia.
O PSD afirmou hoje que foi “falta de preparação” que conduziu ao “descontrolo da situação pandémica” em Portugal, e pediu uma “mudança radical” na estratégia de identificação, isolamento e testagem de casos suspeitos ou identificados.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Carlos Pinto de Sá, lamentou hoje a ausência de dados atualizados sobre os casos de covid-19 nos concelhos do território, alertando que a situação causa "preocupações e dificuldades".
O Presidente da República considerou hoje que deverá haver sucessivas renovações do estado de emergência, "aquelas que forem necessárias", para se "esmagar a curva" da evolução da epidemia de covid-19 em Portugal.
O presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, em Vila Franca de Xira, disse hoje à agência Lusa que a população está “desesperada” com a situação do lar local onde já morreram 21 idosos de covid-19.
O primeiro-ministro, António Costa, propôs hoje que as reuniões entre especialistas e políticos sobre a evolução da covid-19 em Portugal voltem a realizar-se com regularidade, anunciou o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.
Os passageiros que viajarem para os Açores estão obrigados, a partir de sexta-feira, a apresentar antes do embarque um comprovativo de realização de teste de despiste do novo coronavírus com resultado negativo, segundo um diploma hoje publicado.
Cerca de um em cada quatro professores pertencem a algum grupo de risco para a covid-19, segundo os resultados de um inquérito da Federação Nacional da Educação (FNE) divulgados hoje.
O Presidente da República vai propôr hoje ao parlamento renovar a declaração do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, de 24 de novembro até 08 de dezembro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
Trezentos elementos da PSP, GNR, SEF e da Proteção Civil vão ser mobilizados para a realização de inquéritos epidemiológicos a doentes com covid-19 e pessoas em vigilância ativa, avançou hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna.
A OCDE considera que a pandemia de covid-19 “revelou a escassez de profissionais de saúde” que já existia em muitos países europeus e aconselha os governos a investirem mais no setor, mas em soluções provisórias.
Os países do Grande Mekong (Camboja, China, Laos, Myanmar, Tailândia e Vietname) estão a vencer a malária, sendo as dificuldades no acesso ao diagnóstico e tratamento mais prejudiciais que a resistência aos medicamentos, revelou hoje a Organização Mundial da Saúde.
A associação Europacolon alertou para a importância de um diagnóstico precoce do cancro do pâncreas para mudar as taxas de mortalidade deste tumor, que em Portugal mata quase 1.600 pessoas por ano.
O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, apelou hoje à União Europeia (UE) para que garanta o acesso às futuras vacinas da covid-19 aos migrantes que estão no bloco europeu.
O número de pessoas internadas devido ao surto de ‘legionella' na região do Grande Porto diminuiu para 17, com a recuperação de três doentes que hoje tiveram alta, confirmou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).
A cimeira de líderes do G20 deste fim de semana vai procurar lançar as bases para uma recuperação mais sustentável para sair da atual crise económica provocada pela pandemia, disse hoje o Governo da Arábia Saudita, atual presidente do grupo.
João Gouveia, da Coordenação da Resposta em Medicina Intensiva, alertou hoje que existe o risco de já não se conseguir receber todos os doentes com covid-19 que precisem de cuidados intensivos.
As autoridades de saúde dinamarquesas acreditam que a mutação do novo coronavírus encontrada em visons, que poderia ameaçar a eficácia de futuras vacinas, esteja erradicada e suspenderam hoje as restrições decretadas há duas semanas na área mais afetada.