A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) pede aos governos para apoiarem a proposta apresentada na Organização Mundial do Comércio (OMC) para levar as farmacêuticas a renunciar a patentes de medicamentos e vacinas contra a covid-19.
O Governo anuncia no sábado as medidas que vai adotar no âmbito de uma eventual prorrogação do estado de emergência, que depende de autorização do parlamento, lê-se numa nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.
O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) admitiu hoje que as primeiras vacinações contra a covid-19 aconteçam no início do próximo ano, dependendo das autorizações da agência europeia que tutela o setor.
Portugal é um dos países em que as crianças e adolescentes mostram, nos últimos 35 anos, uma evolução mais saudável na estatura em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com um estudo publicado na revista The Lancet.
A pandemia da doença covid-19 já causou pelo menos 1.350.275 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em dezembro na China, indicou hoje o balanço diário divulgado pela agência France-Presse (AFP).
A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está a descer mas sem reduzir o número de novos casos por dia, estes poderão manter-se nos milhares durante meses, afirmaram especialistas ouvidos numa reunião com políticos no Infarmed.
Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vão testar a utilização de inteligência artificial no diagnóstico do novo coronavírus analisando “ultrassonografias ao tórax” com recurso a técnicas de computação, foi hoje anunciado.
Quase um milhão de pessoas foram testadas com uma das vacinas em desenvolvimento na China para o novo coronavírus, até à data, "sem efeitos adversos significativos", disse Liu Jingzhen, presidente da farmacêutica estatal Sinopharm.
A Câmara de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai ativar na segunda-feira o hospital de campanha, localizado no antigo edifício da Santa Casa da Misericórdia, para garantir a assistência a cidadãos infetados com o novo coronavírus.
A região Norte está a registar um abrandamento do crescimento da pandemia de covid-19, mas a incidência ainda é quase sete vezes superior à registada em abril, segundo um especialista da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto.
Cento e trinta médicos aposentados foram já contratados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) entre março e outubro deste ano, por um período inicial de quatro meses, segundo dados fornecidos pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
O surto de covid-19 entre trabalhadores de explorações agrícolas pertencentes a empresas hortofrutícolas de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, aumentou de 23 para 32 infetados, segundo o mais recente boletim epidemiológico municipal.
João Araújo Correia garante em entrevista ao Canal S+ que este é um dos grandes problemas da crise pandémica em Portugal. O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lamenta que “os privados dão-nos camas, mas os médicos e os enfermeiros são os mesmos. Andam a correr de um lado para o outro”, afirma.
O município de Espinho abriu hoje, junto à Nave Desportiva, um centro de rastreio à covid-19 em que os utentes são testados dentro do carro, justificando a criação desta estrutura com o aumento de casos de infeção no concelho.
Sintomas de febre, cansaço e tosse que se transformaram em meses de internamento em cuidados intensivos e em mais meses de reabilitação pós-infeção por covid-19 traduzem-se em “autoridade moral”: “Projetam-se e cuidem uns dos outros”, pedem os doentes.
O Centro de Reabilitação do Norte (CRN), em Vila Nova de Gaia, que recebeu desde maio 22 doentes pós-infeção por covid-19, junta agora à missão de reabilitar a de retirar pressão aos hospitais, descreve a diretora, Sofia Viamonte.
Rui não sabe quando volta a andar, Fernando tinha medo de subir escadas e António treina a escrita com a mão esquerda para colmatar os danos do lado direito: São casos covid-19 que “arrumaram” o vírus mas enfrentam sequelas.
O Hospital de Santa Maria quase esgotou na quarta-feira a capacidade atual de cuidados intensivos para doentes covid-19, com apenas uma cama livre, mas prevê alargar a capacidade para 28 vagas e, se necessário, chegar às 48.
A pandemia de covid-19, a crise económica daí oriunda e as ajudas económicas aos 73 países mais pobres do mundo vão centrar, no próximo fim de semana, a cimeira virtual das 20 economias mais industrializadas do planeta (G20).
Os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, têm suspensas todas as cirurgias não urgentes que envolvam internamentos, nomeadamente atividade cirúrgica, no âmbito do alargamento da capacidade de resposta à pandemia de covid-19.
A vacina que está a ser desenvolvida pela universidade de Oxford mostra ser segura e provocar uma resposta imunitária em pessoas mais idosas, segundo um estudo divulgado hoje pela revista científica Lancet.
As reuniões sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal, que juntam políticos, especialistas e parceiros sociais, vão ser retomadas hoje, a partir das 10:00, no Infarmed, em Lisboa.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão discutir hoje o bloqueio ao plano de recuperação da economia encabeçado pelo primeiro-ministro húngaro, durante uma cimeira por videoconferência inicialmente convocada para abordar a resposta coordenada à covid-19.
O BE adiantou hoje que o Governo “não tem novas propostas ou respostas a apresentar” na reunião que pediu para quinta-feira sobre Orçamento do Estado para 2021, sendo esta para consultar a posição bloquista em votações na especialidade.