Portugal contabiliza hoje mais 61 mortos relacionados com a covid-19 e 6.489 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente do Governo da Madeira anunciou hoje que as novas medidas para conter a disseminação da covid-19 abrangerão o período das festas de Natal e Ano Novo que, no arquipélago, é entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.
Os deputados iniciaram hoje o debate sobre artigos do OE2021 e propostas de alteração que vão começar a ser votados na especialidade com a atualização das pensões, a autonomia de contração na saúde e lei laboral a centrarem atenções.
O primeiro-ministro saudou hoje a autorização concedida pelo parlamento, "por ampla maioria", para se prorrogar o estado de emergência em Portugal por um novo período de quinze dias, entre 24 de novembro e 08 de dezembro.
Um surto de covid-19 no bairro social Margens do Arunca, em Pombal, infetou 47 pessoas, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
A empresa de medicamentos Gilead Sciences lamentou hoje as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o uso do Veklury (remdesivir) no tratamento de doentes com covid-19, alegando que o fármaco é reconhecido em “inúmeras organizações”.
O grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e a empresa alemã BioNTech confirmaram hoje que vão entregar esta sexta-feira junto das autoridades norte-americanas competentes um pedido de aprovação para a comercialização da vacina contra a covid-19 que desenvolveram.
A associação que representa os ginásios (Portugal Activo | AGAP) qualificou hoje como alarmista o estudo que refere que a frequência destes espaços representa um risco acrescido de contágio pelo novo coronavírus.
O ministro da Administração Interna deu hoje como quase certo que a Assembleia da República terá de aprovar dentro de duas semanas uma segunda prorrogação do estado de emergência a partir de 09 de dezembro.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) tem registado uma ocupação próxima da capacidade máxima de internamento de doentes infetados pela covid-19, tendo chegado a atingir o limite na quinta-feira, disse hoje a sua administradora.
O Grande Prémio de Macau arrancou hoje com a ‘prata da casa’ na sua maioria, uma prova diferente e com fortes medidas de prevenção anti-pandemia, mas com público, num território que já não regista casos da covid-19 há quase cinco meses.
A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira defendeu hoje a necessidade “chamar à razão” as instituições privadas através de requisição civil para o combate à pandemia, alertando também para o perigo de ataques à democracia.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, novas regras de funcionamento do parlamento durante a vigência do estado de emergência, entre elas a redução dos deputados que podem estar presencialmente no plenário.
O ministro da Administração Interna admitiu hoje que o número de concelhos com elevados níveis de contágio irá aumentar, passando as duas centenas, e adiantou que o Governo "continuará" a atuar numa lógica de diferenciação ao nível local.
O parlamento autorizou hoje o Presidente da República a declarar a renovação do estado de emergência em Portugal a partir de terça-feira para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos a favor de PS e PSD.
O PS considerou hoje que o decreto presidencial para a renovação do estado de emergência por mais dias apresenta um quadro de uso limitado, diferenciado e proporcional dos poderes permitidos ao Governo exponencial" da covid-19.
Estudantes da Escola Superior de Saúde Santa Maria, no Porto, desenvolveram um projeto que visa, através de uma unidade móvel, prestar cuidados de fisioterapia nas regiões mais “esquecidas” do país e promover o envelhecimento ativo, revelaram hoje os responsáveis.
A associação ambientalista Zero inicia hoje uma campanha de medição de ruído, apelando para a participação dos cidadãos na construção de uma base de dados que abranja todo o país.
A Assembleia da República debate hoje, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, o projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência, documento que volta a permitir o confinamento compulsivo.
Um pedido de aprovação de emergência da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e a BioNTech deve ser hoje apresentado nos Estados Unidos, anunciou na quinta-feira o Governo americano.
Um grupo de peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselhou o uso do medicamento antiviral remdesivir para tratar a covid-19, por falta de provas de que seja eficaz.
A Comissão Europeia vai apresentar aos países da União Europeia (UE) recomendações sobre o levantamento gradual das restrições adotadas para conter a covid-19, visando evitar uma eventual terceira vaga, dadas as “lições tiradas” no verão.
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está preparado para comprar cerca de 16 milhões de doses de três vacinas contra a covid-19 e adiantou que Bruxelas prepara um combate às campanhas de desinformação em relação à vacinação.
O primeiro-ministro manifestou-se hoje a favor de um quadro de regras comuns aos Estados-membros para circulação no período do Natal, mas advertiu que ainda é cedo para se prever a situação pandémica que se viverá nessa altura.