Portugal ultrapassou hoje os máximos de óbitos e internamentos por covid-19 desde o início da pandemia com o registo de 46 mortos e 2.255 doentes internados, 294 dos quais em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal registou hoje um novo máximo de pessoas internadas com covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia, com 294 pessoas hospitalizadas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente do CDS-PP manifestou hoje a disponibilidade do partido para votar a favor de um estado de emergência “minimalista” e que acautele dúvidas jurídicas, mas acusou o Governo de “transformar a pandemia num pandemónio”
Mais uma idosa morreu e mais três pessoas estão infetadas no surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subindo para oito o número de mortes e para 110 o total de infeções, foi hoje divulgado.
Portugal registou hoje 46 mortes relacionadas com a covid-19, o número mais elevado desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Pandemias como a que mundo atravessa atualmente só podem no futuro ser evitadas partilhando conhecimentos entre a saúde humana, animal e ambiental, e isso faz-se começando já ensinando os mais jovens, defende a veterinária Catarina Lavrador.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) revelou hoje que decidiu expandir o número de camas em cuidados intensivos dedicadas à covid-19, passando de 21 para 30 camas, um alargamento para “antecipação da procura”.
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) considera “exagerada” e “indiscriminada” a proposta do Governo que faz recair sobre as empresas a obrigatoriedade de demonstrarem perante o trabalhador a impossibilidade de recorrerem ao teletrabalho.
A Unilabs vai abrir esta semana uma unidade laboratorial de testagem no Centro Empresarial Lionesa, no concelho de Matosinhos, que visa aumentar a capacidade de resposta à realização de testes à covid-19, revelou hoje o diretor executivo.
O porta-voz do PAN disse hoje acompanhar “genericamente” as preocupações expressas pelo Governo para pedir a declaração do estado de emergência, pedindo que se clarifique que “não se pode coartar ou restringir” a campanha para as eleições presidenciais.
O Centro de Rastreio Móvel Covid-19 na Maia, no distrito do Porto, reabre na quinta-feira, para pessoas indicadas pelo SNS24 e as marcações de testes começam hoje, avançou hoje à Lusa fonte da autarquia.
O primeiro-ministro afirmou hoje que pediu ao Presidente da República um estado de emergência com uma natureza preventiva, com um objeto mais limitado do que os anteriores, mas tendo uma maior extensão em termos temporais.
O primeiro-ministro admitiu hoje que é cada vez mais difícil encontrar-se um consenso político e social para medidas mais duras de combate à pandemia da covid-19, mas defendeu que o Governo está a atuar de forma "proporcional".
O Partido Ecologista “Os Verdes” manifestou “reservas e fundadas dúvidas” sobre a necessidade de estado de emergência para as medidas previstas pelo Governo de combate à pandemia, mas reservou a posição final para quando for conhecido o decreto.
O Hospital Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede, no distrito de Coimbra, abriu hoje um novo espaço de ambulatório para melhorar as condições de consulta, no âmbito de uma reorganização em curso, foi hoje anunciado.
O Chega recusou hoje um “confinamento total” para responder à pandemia, como aconteceu em março, e defendeu apoios do Estado aos setores afetados por um novo estado de emergência para evitar uma “verdadeira tragédia” na economia.
O primeiro-ministro defendeu hoje que se deve reavaliar o quadro constitucional e legal no fim da pandemia de covid-19 e em função disso eventualmente alterar leis como a de proteção civil ou até a Constituição.
O presidente do PSD disse hoje que apoiará o Governo e o Presidente da República se estes entenderem que o “interesse nacional” e razões de constitucionalidade justificam a declaração do estado de emergência devido à pandemia da covid-19.
As cirurgias programadas estão suspensas no hospital de Beja e há mais dois profissionais infetados devido ao segundo surto de covid-19, que regista 16 infeções no total, disse hoje à Lusa fonte da unidade local de saúde.
O primeiro-ministro invocou hoje a necessidade de estado de emergência para "robustecer" juridicamente a resposta em quatro dimensões contra a covid-19, designadamente a limitação de circulação e requisição de meios aos setores privado e social da saúde.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que é improvável vir a apoiar um estado de emergência, mas afirmou que irá aguardar o eventual decreto presidencial e decidirá em função da sua redação.
A pandemia do novo coronavírus matou 1.201.450 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembro, segundo dados levantados hoje pela agência de notícias AFP junto de fontes oficiais, até às 11:00.
O presidente da Câmara de Valença defendeu hoje a implementação "imediata" do recolher obrigatório entre as 23:00 e as 06:00 para travar a propagação da pandemia de covid-19, considerando que as novas restrições decretadas pelo Governo são "avulsas".
A segunda vaga da pandemia de covid-19 que a Europa enfrenta atualmente não deverá ser a última, podendo haver “vagas sucessivas até ao final do inverno” e na próxima primavera, alertou o Conselho Científico do Governo francês.