A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) denunciou hoje que há pelo menos 320 docentes e não docentes que não foram vacinados contra a covid-19 e que não receberam ainda informação relativa ao agendamento, exigindo que a situação seja corrigida.
O PCP fez hoje um balanço “particularmente preocupante” da “situação social e económica” um ano depois do início da epidemia de covid-19, com “milhares de despedimentos, salários em atraso”, e insistiu no reforço da vacinação.
A ministra da Coesão Territorial afirmou hoje que a nova rede de espaços de teletrabalho quer “robustecer” uma tendência da pandemia de covid-19 e dar resposta a quem quiser trabalhar a partir “do interior para o mundo”.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues defendeu hoje que o estado de emergência não deve ser renovado, considerando que "está na altura de fechar" esse capítulo, e pediu que o ritmo não vacinação não abrande.
O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) considerou hoje que existem “outros instrumentos”, além do estado de emergência, para impor “eventuais restrições” para conter a pandemia e pediu ao Governo que continue a vigilância epidemiológica "de forma robusta e eficaz".
O cientista do Instituto Weizmann de Ciência de Israel, Eran Segal, aconselhou hoje a vacinação em massa contra a covid-19, afirmando que as vacinas são eficazes, mesmo tendo em conta as várias variantes do vírus.
O gestor António Costa Silva considerou hoje, no parlamento, que Portugal está confrontado com uma crise económica e social grave e difícil, destacando a importância da articulação entre as instituições e os especialistas.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL) mostrou-se hoje preocupado com abrandamento do ritmo da vacinação contra a covid-19 em Portugal, sugerindo que os privados sejam chamados a ajudar.
O deputado único do Chega saudou hoje a intenção que lhe foi manifestada pelo Presidente da República de não renovar o estado de emergência, mas alertou para as dúvidas jurídicas que se podem colocar se se mantiverem algumas restrições.
A ADSE registou 75 mil novas inscrições até meados de abril no âmbito do alargamento do sistema de saúde aos contratos individuais em entidades públicas, disse hoje a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
Um estudo envolvendo 146 idosos vacinados contra a covid-19 em lares revela que 95% desenvolveram anticorpos após a segunda dose e os restantes 5% não adquiriram imunidade, foi hoje divulgado.
Técnicos de emergência pré-hospitalar manifestaram-se hoje para exigir formação e melhores condições de trabalho para todos os profissionais da carreira.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje à preparação de “um novo acordo” para apoiar os países africanos a ultrapassarem o “abrandamento muito forte” das suas economias devido à pandemia de covid-19.
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que o executivo não hesitará em recuar nas medidas de desconfinamento perante um eventual agravamento da situação epidemiológica e sublinhou que a região atravessa um "período crítico".
O BE considerou hoje que não faz sentido renovar o estado de emergência, dada a evolução da pandemia, e defendeu que a lei de bases da Proteção Civil “pode responder àquilo que pode vir a ser necessário”.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, afirmou hoje que o Presidente da República não vai propor a renovação do estado de emergência para fazer face à pandemia de covid-19.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje o fim do estado de emergência como resposta à pandemia de covid-19 e apelou ao aumento da testagem e da vacinação dos portugueses.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, agradeceu hoje aos seis Estados-membros, incluindo Portugal, que já disponibilizaram ajuda à Índia para fazer face à pandemia da covid-19 através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
Portugal vai enviar para a Índia medicamentos antivirais e oxigénio, estando a avaliar qual a forma mais eficaz de transportar esse material, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 14 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, "em contexto de transmissão comunitária", decorrentes de 1.689 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, foi hoje anunciado.
O PSD defendeu hoje que existe margem, em função dos dados da evolução da pandemia de covid-19, para usar “outros instrumentos legais” para lá do estado de emergência, embora remetendo essa avaliação para o Presidente da República.
O CDS-PP defendeu hoje o reforço da testagem dos jovens entre os 10 e os 19 anos e pediu a inclusão nesta fase de vacinação dos idosos com mais de 80 anos que já tenham estado infetados.
Portugal regista hoje cinco mortes atribuídas à covid-19, 353 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma nova redução do número de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Conselho da Europa alertou hoje para o potencial caráter discriminatório do certificado digital elaborado pela União Europeia (UE) para comprovar a vacinação contra a doença covid-19 e facilitar a circulação dentro do espaço comunitário.