O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o ritmo de vacinação vai acelerar no país para se passar a administrar 100 mil vacinas contra a covid-19 diariamente, tendo também elogiado o programa de auto-agendamento da vacina.
O Governo da Madeira poderá decretar situação de calamidade no arquipélago para assegurar a legalidade do recolher obrigatório após o estado de emergência, que termina na sexta-feira, disse hoje o chefe do executivo.
A Casa de Saúde de São Rafael, na ilha Terceira, vai alargar a sua resposta de internamento e acompanhamento psicológico às novas dependências comportamentais, algo ainda inexistente nos Açores, segundo o diretor da instituição, Marco Pavão.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal subiu hoje para 1, enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias desceu para 69,3 segundo dados hoje divulgados.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 26 novos casos positivos de covid-19, a maioria dos quais na ilha de São Miguel (25) e um em Santa Maria, de acordo com o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional.
Portugal regista hoje três mortes atribuídas à covid-19, 572 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, uma nova redução do número de internamentos em enfermaria e um aumento em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, fez hoje um apelo à manutenção das medidas de proteção associadas à pandemia da covid-19, alertando que a “esperança” ou o “cansaço” não deve fazer esquecer janeiro.
A Assembleia da República deverá retomar os três plenários semanais a partir da segunda semana de maio, mas a decisão definitiva apenas será tomada na próxima conferência de líderes.
A AMI–Assistência Médica Internacional vai realizar um novo peditório nacional para fazer face ao aumento de pedidos de ajuda, tendo apoiado, em média, mais de 3.500 pessoas por mês entre janeiro e março de 2021.
O Governo Regional dos Açores vai aumentar, este ano, as diárias dos utentes internados nas casas de saúde da região em 12%, mais de 12 anos depois da última atualização, anunciou hoje o secretário da Saúde.
O Governo dos Açores decidiu declarar a situação de calamidade pública e a situação de alerta, consoante a realidade epidemiológica de cada ilha, após o fim do estado de emergência, foi hoje anunciado.
O Sindicato Independente dos Médicos revelou hoje que o subsídio de risco extraordinário criado no âmbito da pandemia não está a ser pago na maioria dos casos e que há situações em que é processado “de forma díspar”.
A coordenadora do BE defendeu hoje que o fim do estado de emergência não pode significar um abrandamento das políticas públicas como testagem e vacinação, considerando que a legislação portuguesa tem outros mecanismos necessários para intervir na pandemia.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.137.725 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou por unanimidade, hoje de madrugada, uma moção em que exige a instalação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na unidade local do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O tribunal de Primeira Instância civil de Bruxelas decidiu hoje que a providência cautelar da Comissão Europeia contra a AstraZeneca por causa da vacina covid-19 terá início em 26 de maio, noticia a imprensa belga.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem falta de financiamento e precisa de reforço orçamental, alertou hoje o Conselho Nacional Estratégico da Saúde (CNES), da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que defende a apresentação de um orçamento suplementar.
O fundador e diretor do laboratório BioNTech, Ugur Sahin, disse hoje estar "confiante" na eficácia da sua vacina, desenvolvida com o grupo americano Pfizer, contra a variante indiana da covid-19.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelou hoje que foram registadas 2.977 contraordenações ao regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização (RJAAR) nos primeiros sete anos da lei, em vigor desde 2013.
A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, por uma "cooperação transparente" e "reconhecimento mútuo" das vacinas para a covid-19, lembrando que a luta contra a pandemia envolve "trabalho em conjunto".
Os sindicatos médicos pediram hoje a contratação de médicos, enfermeiros e administrativos para a vacinação covid-19 e alertaram que os médicos de família não estão a conseguir acompanhar de forma correta os seus utentes.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai iniciar esta semana uma auditoria a sete unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para verificar se desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas, foi hoje anunciado.
O PSD/Madeira apelou hoje ao comportamento responsável dos cidadãos no âmbito da pandemia de covid-19, considerando que este será um fator “determinante” para a eficácia do alívio das medidas restritivas e para a retoma da economia regional.
Os fabricantes chineses de vacinas contra a covid-19 estão a considerar misturar as suas doses com as inoculações desenvolvidas por outras empresas, visando aumentar a eficácia.