SAÚDE QUE SE VÊ

Ventiladores comprados por municípios do Algarve em 2020 "já estão prontos a ser utilizados"

Lusa
01-07-2022 19:17h

Os 30 ventiladores adquiridos pelos municípios algarvios em 2020, e que não puderam ser usados por problemas técnicos, “já estão prontos a ser utilizados”, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Segundo uma nota da AMAL, “já estão no Algarve” os 30 ventiladores adquiridos com verbas doadas pela comunidade intermunicipal, estando “ultrapassado o impasse”.

“Já estão aptos a funcionar os 30 ventiladores adquiridos pelo ABC - Algarve Biomedical Center [consórcio que integra o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve]", lê-se no comunicado.

Os ventiladores, para os quais tinha sido destinada uma verba de 1,3 milhões de euros em 2020, no início da pandemia de covid-19, “passaram nos testes, estando aptos a serem utilizados, e estão, neste momento, na Base de Apoio Logístico do Algarve da Proteção Civil”, refere a AMAL.

Na nota, a AMAL recorda que no início da pandemia “doou dois milhões de euros para a aquisição de material médico diverso e Equipamento de Proteção Individual, tendo sido destinados 1,3 milhões de euros para a compra de ventiladores”.

Contudo, acrescenta, quando os equipamentos chegaram à região “não estavam a funcionar corretamente” devido a questões relacionadas com “o ‘software’ e com diferenças nas especificações” e foram, então, realizados contactos com o fornecedor, na China, e “os equipamentos foram alterados”.

Agora, os equipamentos já foram sujeitos a testes pelo Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), “o organismo do Ministério da Saúde que deu parecer positivo à sua utilização”, estando a situação “ultrapassada” e os ventiladores “prontos a serem utilizados”.

Citado na nota, o presidente da AMAL, António Pina, classifica como “muito positiva a resolução deste impasse”, destacando “o papel decisivo do embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, assim como do presidente do Algarve Biomedical Center, Nuno Marques” para este desfecho.

MAIS NOTÍCIAS