A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) promoveu junto da comunidade cigana de Castelo Branco uma ação de cuidados de saúde, que envolveu 35 membros de 15 famílias.
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) exortou hoje o Parlamento Europeu a avançar para um “compromisso comum” nas próximas semanas relativamente ao certificado verde digital, falando também na necessidade de reduzir os custos dos testes para viagem.
Portugal está confiante de que vai fazer parte da “lista verde” de países para onde os britânicos vão ser autorizados a viajar de férias este verão, afirmou hoje o embaixador de Portugal no Reino Unido à Sky News.
O presidente do Comité da Cruz Vermelha Internacional, Peter Maurer, alertou em entrevista com a Lusa que “os governos estão a tentar proteger as suas populações” e que o “covid-nacionalismo, tem prejudicado uma distribuição mais equitativa de vacinas”.
A associação ambientalista Zero classificou hoje como “desastrosa” a falta de mapas de ruído e planos municipais de redução e questionou a inexistência de uma Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente, prometida há mais de um ano.
O Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) vai solicitar ao Infarmed que a compra nas farmácias da primeira substância à base de canábis para fins terapêuticos seja comparticipada, foi hoje anunciado.
A variante de covid-19 detetada na Índia, a braços com um surto devastador, já foi identificada em pelo menos 17 países, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que teme que possa ser mais contagiosa.
O comissário europeu dos Direitos Sociais diz estar “cauteloso” sobre a meta da União Europeia (UE) relativa aos sem-abrigo, não se comprometendo a tirar todos das ruas até 2030, mas antes a “reduzir fortemente” o número.
A Comissão Europeia prevê que a Cimeira Social, organizada pela presidência portuguesa da União Europeia (UE), dê um “importante sinal político” em altura de crise gerada pela covid-19, servindo também para “repensar as políticas” sociais ao nível comunitário.
Os órgãos responsáveis pela produção da vacina russa contra a covid-19 negaram hoje a presença de adenovírus no produto e contestaram os argumentos do órgão regulador do Brasil para negar a importação da Sputnik V.
Uma em cada quatro pessoas vacinadas com imunizantes contra a covid-19 da Pfizer ou da AstraZeneca sentiram efeitos secundários leves, como dores de cabeça e fadiga, segundo um estudo do King's College de Londres (Reino Unido).
Cinquenta municípios estão à espera de alterações aos termos dos acordos de transferência de competências na área da saúde, propostos pelo Governo, para começarem a gerir centros de saúde, revelou hoje o secretário de Estado das Autarquias Locais.
O deputado da bancada socialista açoriana Berto Messias reiterou hoje a necessidade de ter acesso à correspondência trocada pelo Governo Regional com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) devido a “suspeitas de vacinação indevida” contra a covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou hoje o fim do estado de emergência como "sinal de esperança mobilizadora" e "reconhecimento do consistente e disciplinado sacrifício de milhões de portugueses".
O Presidente da República avisou hoje, após anunciar o fim do estado de emergência, que não hesitará em propor novamente este quadro legal ao parlamento, se necessário, para conter a propagação da covid-19.
O estado de emergência, que foi declarado 15 vezes pelo Presidente da República, vai terminar na sexta-feira, 30 de abril, ao fim de 173 dias consecutivos em vigor, com onze renovações, desde 09 de novembro.
O Presidente da República anunciou hoje que não vai propor ao parlamento renovar o estado de emergência, que assim terminará na sexta-feira, 30 de abril, pelas 23:59.
As pessoas com mais de 65 anos vão poder inscrever-se para vacinação contra a covid-19 nos Espaços Cidadão, a partir de quarta-feira, disse hoje a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
A Quinta da Felicidade é o novo desafio do “Sim, Somos Capazes”, projeto de inclusão que acolhe jovens com deficiência em Vila Nova de Gaia, mas ainda falta “pelo menos” tinta e terra fértil, contou hoje um dos responsáveis.
Portugal ultrapassou os três milhões de vacinas contra a covid-19 administradas desde o final de 2020 e 76% dos idosos com mais de 80 anos já têm a vacinação completa, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) disse hoje lamentar “todo o distúrbio” ocorrido no processo de vacinação contra a covid-19 naquela ilha açoriana durante o último fim de semana.
A evolução da pandemia permite o fim do estado de emergência em Portugal, adiantaram hoje especialistas, que alertam para a “prudência” no desconfinamento e para a manutenção das “cautelas” até ser alcançada a imunização de grupo.
As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram hoje 13 novos casos de covid-19 na região, todos de transmissão local, e reportaram 21 doentes recuperados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está a “acompanhar de muito perto” a evolução das variantes do SARS-CoV-2 e o seu eventual impacto nas vacinas anticovid-19 já aprovadas na União Europeia (UE), tendo pedido mais dados às farmacêuticas.