A Ordem dos Médicos lamentou hoje a demissão de 10 chefes de equipa do Hospital de Santa Maria e considerou que a situação é ainda mais preocupante por envolver uma unidade de fim de linha para situações mais graves.
O aumento dos atuais 2,3 milhões para 3,3 milhões de idosos em 2050 vai fazer com que Portugal necessite de mais 55 mil camas em residências seniores, segundo um estudo da consultora CBRE hoje divulgado.
O Governo dos Açores (PSD, CDS-PP, PPM) reiterou hoje que não existe um decréscimo da verba destinada à saúde no Plano e Orçamento para 2022, perante as críticas da oposição que criticou o desinvestimento no setor.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu hoje a atribuição de responsabilidades aos centros de saúde no processo de vacinação, criticando a manutenção da dinâmica atual que onera as autarquias.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, elevando para 91 o total de óbitos associados à doença, e tem mais 70 casos e 544 situações ativas, informaram hoje as autoridades de saúde da região.
O presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, defendeu hoje, em Paris, que é altura de se avançar para a criação de uma Europa social em todas as suas vertentes, aproveitando a pandemia para aprofundar o Estado Social Europeu.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) assegurou hoje, na sequência da demissão dos chefes de equipa de urgência cirúrgica do Hospital Santa Maria, que “tudo fará” para manter o normal funcionamento da sua urgência.
O Presidente da República expressou hoje o “desejo” de que as “estruturas de saúde” se possam “reaproximar” dos chefes de cirurgia que hoje se demitiram do Hospital Santa Maria, defendendo que um “problema no funcionamento da saúde” é “indesejável”.
O presidente da Iniciativa Liberal rejeitou hoje quaisquer restrições que voltem afetar a economia porque a solução para combater a pandemia de covid-19 passa por acelerar a vacinação e a testagem gratuita, bem como medidas individuais de proteção.
O Presidente da República afastou hoje a ideia de um novo confinamento para responder ao aumento de casos de covid-19, afirmando que a “situação não aponta para isso” e “não tem comparação” com a de "há um ano”.
A pandemia da covid-19 está atualmente a ser impulsionada sobretudo pelos não vacinados, e o número crescente de casos está, por sua vez, a aumentar a “hesitação vacinal”, advertiu hoje a comissária europeia da Saúde no Parlamento Europeu.
O centro de vacinação contra a covid-19 em Santa Maria da Feira volta esta quarta a funcionar no centro de congressos Europarque, para “retomar a qualidade de serviço que tinha” quando estava sob a tutela da autarquia.
Portugal é o sétimo país da União Europeia com o menor número de mortes e de novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou pela primeira vez uma intervenção percutânea na válvula tricúspide, com o dispositivo Pascal, um tratamento pioneiro a nível nacional, foi hoje anunciado.
A pandemia de covid-19 teve um impacto socioeconómico particularmente devastador nas mulheres e nos migrantes, grupos que já eram mais vulneráveis, alertou a Cruz Vermelha Internacional num relatório hoje divulgado.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 228,9 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,19.
Os dez chefes de equipa de cirurgia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, demitiram-se do cargo e nove vão deixar de fazer urgências porque têm mais de 55 anos, disse hoje à Lusa uma fonte sindical.
Portugal regista hoje 1.475 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, com 18 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento de internamentos em enfermaria, que ultrapassaram os 600, segundo dados oficiais.
O Centro de Vacinação de covid-19 de Coimbra reabre na terça-feira, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, devido à necessidade da terceira dose de reforço, foi hoje anunciado.
Portugal vai oferecer a Moçambique mais 200 mil vacinas contra a covid-19 com entrega prevista para 10 de dezembro, anunciou hoje o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação no início de uma visita a Maputo.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 16 novos casos positivos de covid-19, dos quais 11 em São Miguel, três na Graciosa e dois na Terceira, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.
O número de utentes em lista de espera cirúrgica nos Açores diminuiu em outubro, face ao mês anterior e face ao período homólogo, mas continua acima dos 11.000, segundo um relatório da Direção Regional da Saúde.
A Agência Europeia para o Medicamento (EMA) começou hoje a avaliar um pedido para a utilização de uma segunda dose de reforço da vacina da covid-19 da Janssen (Johnson & Johnson) para pessoas com mais de 18 anos.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde avançou hoje que ainda esta semana deverá haver reforços de recursos humanos e logísticos para vacinar “o maior número de pessoas possível no menor tempo possível” contra a covid-19.