A taxa de vacinação da população residente na Madeira com mais de 50 anos é superior a 95% e mais de 75% na faixa etária entre os 12 e os 24 anos, informou hoje o Governo Regional.
O diretor clínico demissionário do Centro Hospitalar de Setúbal justificou hoje com a falta de condições físicas e profissionais o pedido de demissão de 87 clínicos desta entidade, considerando que a unidade está "abaixo da linha de água".
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alertou hoje para a urgência de serem retomados os rastreios da retinopatia diabética, uma das principais causas de perda grave de visão, reforçando a sua disponibilidade para apoiar os programas a nível nacional.
A presidência britânica da cimeira climática COP26 quer compromissos dos países em temas como o "carvão, carros, financiamento e árvores" para garantir que, no final, continue “viva” a possibilidade de limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados.
O PS pediu hoje esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a proibição de visitas aos internados no serviço de adolescentes e jovens adultos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com contactos apenas permitidos através de janelas fechadas.
A vacina russa contra a covid-19 de dose única, Sputnik Light, apresenta 70% de eficácia contra a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 três meses após a inoculação, anunciou hoje um laboratório daquele país.
A Organização Mundial da Saúde anunciou hoje a composição da equipa que irá passar a investigar novos vírus infecciosos que possam provocar pandemias e que terá como uma das missões estudar a origem do SARS-CoV-2, que causa a covid-19.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional registou uma subida, fixando-se hoje nos 83,2 casos por 100 mil habitantes assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que está nos 0,97.
Portugal regista hoje mais 828 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, nove mortes associadas à covid-19 e uma nova redução no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Sobreviventes e familiares de vítimas do Holocausto reunidos na cidade sueca de Malmo apelaram hoje para um maior investimento na educação sobre o que aconteceu na Europa durante o regime nazi como forma de combater novos extremismos.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, uma morte e 11 novos casos positivos de covid-19, sendo 10 em São Miguel e um em Santa Maria, informa hoje a Autoridade de Saúde dos Açores.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, pediu hoje uma “solução de fundo” para ultrapassar situações como a que ocorreu na madrugada no Hospital de Santo André, em Leiria, cujo serviço de Urgência Geral esteve com acesso limitado.
A administração do Centro Hospitalar de Setúbal anunciou hoje que até ao fim desta semana será lançado um concurso internacional para a construção, até 2023, de um novo edifício para realojar as urgências e o Hospital do Outão.
A construção do edifício UC Biomed, um investimento que ronda os 20 milhões de euros, vai arrancar em novembro, anunciou hoje o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.861.478 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Os médicos responsáveis pela Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto (UMPP), concentrada desde abril de 2006 no Hospital de São João, apresentaram a sua demissão por aquele serviço padecer de “limitações e problemas vários” desde a sua génese.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar vão estar em greve no próximo dia 22, exigindo a revisão da carreira e melhores condições de trabalho, num dia para o qual agendaram também uma manifestação em Lisboa.
Os promotores da ‘Jornada de memória, luto e afirmação da esperança’ desafiaram hoje as escolas, juntas de freguesia e atores culturais a aderirem à homenagem às vítimas da pandemia, promovendo atividades no penúltimo fim de semana de outubro.
A Madeira vai apresentar, durante a discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2022, propostas de alteração relativas às promessas não cumpridas do primeiro-ministro e não incluídas no documento, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Um em cada três médicos de Medicina Geral e Familiar inquiridos num estudo sobre medicamentos genéricos ainda apresenta algumas reservas relativamente à sua eficácia e um quarto sobre a sua composição em relação aos fármacos originadores.
A quota do mercado de medicamentos genéricos em Portugal ronda os 49%, o que significa que apenas metade dos utentes beneficiam destes fármacos, revela um estudo, segundo o qual ainda existe margem de progressão na adoção destas terapêuticas.
A situação no serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, onde o acesso esteve limitado desde as 22:00 de terça-feira até às 08:00 de hoje, está normalizada, informou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
As pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias deixam de precisar de fazer testes de rastreio covid nalguns contextos, como reuniões familiares e eventos culturais, desportivos ou cooperativos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) integra um projeto que, incluindo mais de 3.000 alunos de quatro países europeus, visa preparar a comunidade escolar para os desafios da saúde pública.