O presidente do GAT - Grupo Ativistas em Tratamentos alertou hoje que há centros de saúde a recusar assistir grávidas migrantes sem número de utente, porque o sistema informático não as reconhece, o que diz ser “completamente ilegal”.
O Grupo Ativistas em Tratamentos (GAT) nasceu em 2001 e trabalhou quatro anos sem orçamento, mas hoje orgulha-se dos projetos que desenvolve na área do VIH, para os quais recebeu 2,75 milhões de euros para 2022.
O número de diabéticos tratados nos hospitais diminuiu devido à pandemia da covid-19, mas os custos com o seu tratamento aumentaram, tal como a mortalidade, conclui um estudo hoje divulgado.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, elevando o número de óbitos para 93, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando ainda 62 novos casos, num total de 544 ativos no arquipélago.
Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço da vacina contra a covid-19 e cerca de 1,6 milhões de vacinas contra a gripe, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que sublinha a aceleração possibilitada pela modalidade ‘Casa Aberta’.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje, junto do Governo, a necessidade de reforçar o processo de vacinação, profissionais e meios do Serviço Nacional da Saúde, considerando que a Constituição possibilita “tomar as medidas necessárias em qualquer momento”.
Os presidentes dos Conselhos Económicos e Sociais da Europa consideraram hoje que a pandemia deve ser uma oportunidade para a União europeia se tornar mais forte e convergente e defenderam a necessidade de haver maior cooperação na área da saúde.
A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para as “terríveis condições” e “enormes riscos de saúde” de pelo menos 152 mil pessoas deslocadas internas no campo de acolhimento em Bentiu, norte do Sudão do Sul.
O secretário-geral do PCP afirmou hoje que o Governo não está a preparar “restrições significativas” para responder ao aumento de contágios de covid-19 e defendeu que, apesar da “evolução negativa”, não há “razão funda” para “depressão” ou “medo”.
Os hospitais de Faro e Portimão têm atualmente internados 70 doentes com covid-19, sendo que 12 estão em unidades de cuidados intensivos, disse hoje a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O presidente do CDS-PP afirmou hoje que o Governo se comprometeu até ao Natal a priorizar a vacinação com a terceira dose para os mais idosos, não tendo “nada planeado para já” em relação às crianças.
O Presidente da República reforçou hoje que vai aguardar pelo Conselho de Ministros de quinta-feira para se pronunciar sobre eventuais restrições decididas pelo Governo para mitigar a propagação da pandemia no país.
Os profissionais de saúde de Vila Real deslocam-se às aldeias, ao domicílio e até aos quartéis de bombeiros para agilizar o processo de vacinação, evitar deslocações dos mais idosos e aglomerados nos centros de saúde.
O distanciamento de dois metros para prevenir o contágio pelo SARS-CoV-2 é uma medida arbitrária, sugere um estudo divulgado hoje, que indica que a transmissão aérea do vírus é muito variável e pode ultrapassar essa distância.
A dificuldade em preencher as escalas da urgência pediátrica no hospital de Faro está a levar à exaustão dos médicos, que “há muito ultrapassaram o limite”, alertou hoje o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
A presidente da Comissão Europeia insistiu hoje na importância da vacinação para superar a pandemia da covid-19, exortou todos a “seguir a ciência”, que mostra a eficácia das vacinas, e deu o exemplo de Portugal para o demonstrar.
A presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria defende que a decisão sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos deve ser analisada em conjunto com uma revisão das medidas de isolamento impostas nas escolas.
Portugal regista hoje mais 2.560 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 14 mortes associadas à covid-19, além de um novo crescimento do número de internados em enfermaria, segundo dados oficiais.
A Sociedade Portuguesa de Pediatria considera que as vacinas contra a covid-19 são seguras no grupo etário dos 5 aos 11 anos, mas defende que a decisão de vacinar deve ter em conta outros dados, como a prevalência da infeção nas crianças.
O eurodeputado Paulo Rangel defendeu hoje que as medidas a adotar pelo Governo para a prevenção da pandemia devem ser “moderadas e suaves” e lamentou que não tenham sido já anunciadas, prevenindo assim maiores restrições.
Os países liderados por mulheres foram, em geral, oito dias mais rápidos a restringir fronteiras e viagens após terem a primeira morte por covid-19, conclui um estudo que envolveu as universidades do Minho e de Roma 3 (Itália).
O PEV defendeu hoje a normalização da vida em quotidiana, sem regresso a restrições devido à pandemia, defendendo “uma forte comunicação” e o reforço dos transportes públicos, do SNS e de psicólogos em escolas e centros de saúde.
A doença covid-19 poderá provocar mais cerca de 700.000 mortes na Europa até à primavera se a tendência atual de contágios continuar, alertou hoje a delegação regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A construção de uma residência em Viana do Castelo para acolher 40 idosas vítimas de violência doméstica vai iniciar-se no primeiro trimestre de 2022, num investimento de cerca 2,5 milhões de euros, foi hoje divulgado.