O Ministério da Saúde prevê investir 1,1 mil milhões de euros em compras de medicamentos e dispositivos médicos no próximo ano, o que representa uma poupança até 5%, indica a proposta de Orçamento do Estado para 2022.
O Governo prevê iniciar a construção dos novos hospitais Lisboa Oriental, Seixal, Sintra e Alentejo até 2023, assim como dar continuidade no próximo ano aos “trabalhos necessários à concretização” do investimento no Hospital de Setúbal.
O Governo pretende promover a exploração de tecnologias emergentes como a 'Cloud', esperando no próximo ano celebrar os primeiros acordos-quadro para facilitar a sua adoção pelas entidades públicas e identificar oportunidades de inovação assentes no 5G.
As despesas com pessoal no setor da Saúde vão aumentar em 2022 para 5.233,80 milhões de euros, mais 207,9 ME face à verba estimada para 2021, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE).
A proposta de Orçamento do Estado para 2022 prevê uma subida de mais de 700 milhões de euros do montante global para o setor da Saúde, com uma dotação de despesa total consolidada de 13.578,1 milhões de euros.
O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera “aceitável” a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.
A farmacêutica Pfizer informou hoje que fará um estudo sobre a "resposta imunitária" à sua vacina contra a covid-19 na população da cidade brasileira de Toledo, colaborando com um hospital local, autoridades de saúde nacionais e académicos.
A aplicação do Programa Nacional de Saúde Mental 2020/30 está a decorrer como previsto, apesar das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
A Madeira registou quatro novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 11 recuperados, contabilizando 80 casos ativos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Com 246 beneficiários a integrar o programa municipal de apoio a cuidadores informais, a Câmara de Gaia pretende, a partir de novembro e em articulação com instituições sociais e hotéis, incluir no programa a valência de “internamento de alívio”.
O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, afirmou hoje que o Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), “está a funcionar e com qualidade", apesar do pedido de demissão de 87 médicos.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acusou hoje o Ministério da Saúde de prejudicar a contratação e formação médicas na região Centro, considerando que as “difíceis condições” das instituições de saúde “não permitem uma melhor formação médica”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que as alterações climáticas são "a maior ameaça à saúde da Humanidade", apelando aos governos para saírem da pandemia de uma forma "saudável e verde".
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a falta de médicos e de condições de trabalho no hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, onde há doentes em observação na garagem.
O teste positivo à covid-19 de uma segunda funcionária da Escola Básica da Quinta de S. Gens, Matosinhos, vai obrigar ao prolongamento por dois dias do isolamento de parte das 314 crianças que estão em casa desde dia 06.
A Ordem dos Médicos (OM) recusou hoje que Portugal enfrente um problema de formação de especialistas, acusando o Ministério da Saúde de “incapacidade” para manter estes clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Ordem dos Farmacêuticos apelou hoje aos partidos que “ponderem seriamente” a sua posição quando votarem a proposta de lei do PS para a revisão da Lei das Ordens, alertando que o diploma sustenta “um modelo de instrumentalização das ordens profissionais”.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) começou a avaliar um pedido de introdução no mercado de uma combinação de anticorpos para prevenir e tratar a covid-19 em pessoas a partir dos 12 anos.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias continua a descer, fixando-se hoje nos 82,9 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a subir.
Portugal regista hoje mais 327 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes associadas à covid-19 e um aumento no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas defendeu hoje que “30% do imposto sobre bebidas açucaradas” deveria ser alocado à saúde oral.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, sete novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos na ilha de São Miguel, e a Região contabiliza hoje 177 casos positivos ativos, informa a Autoridade de Saúde Regional.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto que visa avaliar a imunidade à covid-19 e a sua evolução temporal na população da Cova da Beira, foi hoje anunciado.
O programa ‘+Visão’ vai ser alargado na Madeira para que todas as crianças e jovens até os 14 anos possam usufruir de um apoio de 150 euros na aquisição de óculos graduados, foi hoje anunciado.