O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser de sete dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As medidas em vigor são “suficientes e equilibradas” para responder à atual situação da pandemia, mas poderão ser necessárias restrições mais duras caso se verifique maior pressão sobre os serviços de saúde, defendeu hoje o investigador Miguel Castanho.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desvendaram, num animal mamífero, os mecanismos moleculares que permitem regenerar o Sistema Nervoso Central após uma lesão da medula, foi hoje anunciado.
Hong Kong proibiu na terça-feira a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito português de Santarém, após a deteção de casos de gripe aviária.
Especialistas de saúde pública e políticos voltam a reunir-se hoje para avaliar a evolução da pandemia de covid-19, numa altura em que Portugal regista um aumento significativo de infeções devido à maior capacidade de transmissão da variante Ómicron.
Portugal continental registava no início desta semana 584 surtos ativos de covid-19, mais de metade em escolas, apesar da diminuição, em 43 surtos, nestes estabelecimentos face à semana anterior, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
As autoridades sanitárias de São Paulo, o Estado mais populoso do Brasil, reportaram hoje pelo menos 110 casos de "flurona" naquela região, elevando o total para 115 casos no país, num momento em que novas suspeitas são investigadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o risco acrescido do aparecimento de uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19, eventualmente mais perigosa, devido à multiplicação de infeções com a variante Ómicron, mais transmissível.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) renovou hoje o apelo para que os doentes não se dirijam ao Serviço de Urgência para fazer testes à covid-19, pedindo que procurem locais específicos na região para efetuarem a testagem.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou que foi detetado um novo foco de gripe das aves em Portugal, numa exploração de galinhas e patos em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.
A incidência acumulada de contágios pelo novo coronavírus em Espanha subiu hoje para 2.433,9 casos por 100.000 habitantes, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos está nos 21%, segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol.
Quase 500 empresas dos setores cuja atividade foi suspensa em dezembro devido à pandemia de covid-19 pediram para aderir ao 'lay-off' simplificado, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As baixas por covid-19 dispararam 160% nos primeiros 21 dias de dezembro face a novembro, para 23.100, ainda antes de Portugal ter atingido os níveis mais elevados de sempre de novos infetados, segundo dados oficiais.
França identificou uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19 que tem mais de 40 mutações genéticas, sendo que uma delas está associada a um potencial aumento da transmissão do vírus, noticiou hoje a agência Efe.
O coordenador do Grupo de Apoio técnico à implementação das Políticas de Saúde (GAPS) nos cuidados de saúde primários alerta para a importância de alterar a gestão da covid-19 para libertar os médicos de família do trabalho burocrático.
A região Norte tem mais 18 Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B, assente em incentivos financeiros por objetivos, num total de 177, abrangendo uma população inscrita estimada de cerca de 2,2 milhões de cidadãos, foi hoje anunciado.
Um novo centro de testagem à covid-19 vai abrir portas na Nazaré na próxima segunda-feira, com capacidade de realização de 1.000 testes por semana, divulgou hoje a Câmara.
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna anunciou hoje que o Governo vai duplicar as mesas para o voto antecipado em mobilidade nas próximas eleições legislativas, face ao aumento do número de casos da pandemia.
A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 já é responsável por quase 90% das infeções em Portugal, um “aumento abrupto” que ocorreu pouco mais de um mês após os primeiros casos, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Especialistas de todo o mundo estão a rever a atual composição das vacinas anticovid, apesar de ainda ser cedo para determinar se será necessário desenvolver uma nova contra a variante Ómicron, disse hoje um perito da OMS.
O primeiro-ministro israelita, Naftali Benet, assinalou hoje que a quarta dose da vacina contra o coronavírus aumenta quase cinco vezes o número de anticorpos no sangue após uma semana, segundo dados preliminares de um estudo ainda não divulgado.
Os doentes internados em enfermaria com covid-19 atingiram hoje o número mais elevado dos últimos 10 meses ao totalizarem 1.203.
Portugal registou 25.836 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 15 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicam números divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os vírus da gripe e da covid-19 não partilham informação, pelo que a proliferação de casos de ‘flurona’ não aumenta o risco de o coronavírus evoluir para variantes mais perigosas, defendeu hoje um perito da Organização Mundial de Saúde.