A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o medicamento baricitinib, usado no tratamento da artrite reumatoide, para doentes com covid-19 grave ou crítica, em combinação com corticoides, segundo novas orientações hoje divulgadas.
O presidente do PSD considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) dá uma “fraca resposta” que exige soluções imediatas, enquanto o secretário-geral socialista acusou-o de pretender pôr a classe média a pagar a saúde.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 será alargada, nos Açores, à população com mais de 40 anos, na próxima semana, havendo já datas para as faixas etárias seguintes no plano regional de vacinação.
A Madeira registou 2.166 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia, e uma morte associada à covid-19, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
O número de pessoas com o reforço da vacina contra a covid-19 em Portugal continental ultrapassou os 3,5 milhões, com mais 83.415 inoculações nas últimas 24 horas.
Os países pobres recusaram no mês passado receber cerca de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 porque a data de fim da validade era muito curta, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
As pessoas com 18 ou mais anos que receberam a vacina da Janssen há mais de 90 dias podem, a partir de hoje, marcar a toma da dose de reforço no portal do autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.
A Câmara Municipal de Tábua está a implementar um projeto-piloto, designado Balcão SNS “Porque a Junta está + perto”, um serviço a prestar pelas juntas de freguesia, para facilitar o acesso aos serviços de saúde.
O diretor regional da Saúde dos Açores deu hoje orientações às unidades de saúde da região para disponibilizarem a dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos membros das mesas de voto das próximas eleições, revelou fonte da tutela.
O diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) disse hoje à agência Lusa que o aumento de 40,8%, em 2021, das intervenções cirúrgicas e a redução da lista de espera “é notável” e resulta de um esforço adicional.
O Governo da Madeira decidiu hoje prolongar a situação de contingência na região até 31 de janeiro, na sequência da pandemia da covid-19, e manter as normas de controlo em vigor, anunciou o gabinete da presidência do executivo insular.
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) inaugura, na sexta-feira, o Centro de Testes Rápidos de Antigénio como “resposta à enorme pressão” sobre os hospitais nesta fase do combate à pandemia da covid-19.
O diretor regional da Saúde dos Açores considerou hoje que é “fundamental” testar os alunos ao SARS-CoV-2, mas ressalvou que a testagem anterior ao arranque das aulas não garantiria que não houvesse casos no resto do período.
O presidente da Câmara de Porto de Mós disse hoje que a situação da saúde no concelho é “anormalmente grave” devido à falta de médicos, com o Agrupamento de Centros de Saúde a reconhecer que são necessários mais clínicos.
O ginásio da escola Infante D. Henrique, na Terceira, transformou-se hoje num centro de colheitas improvisado, mas os enfermeiros de bata azul, máscara e viseira não assustaram os mais novos, já habituados à testagem devido à pandemia de covid-19.
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, anunciou hoje que, até ao final do mês, Aveiro deverá ter um novo centro de vacinação, com uma equipa de enfermagem exclusiva.
Os Açores contam hoje com 3.152 infeções ativas e 33 doentes internados com covid-19, mais três do que na quarta-feira, num dia em que a região registou um novo recorde de novos casos.
Portugal registou 40.134 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, mais 22 mortes associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Estados-membros da União Europeia (UE) já emitiram mais de mil milhões de Certificados Digitais Covid-19, que são reconhecidos em 60 países para facilitar as viagens em altura de pandemia, avançou à Lusa fonte oficial da Comissão Europeia.
A Comissão Europeia admitiu hoje existirem problemas em Portugal na emissão de certificados covid-19 da União Europeia (UE) com a informação da dose de reforço da vacina, estando os técnicos da instituição em contacto com as autoridades portuguesas.
Investigadores escoceses sugerem num estudo publicado hoje que as mulheres que contraiam covid-19 perto do fim do termo estão mais sujeitas a complicações como prematuridade ou mortes perinatais.
As unidades hospitalares da região do Alentejo têm 43 doentes internados nos serviços de enfermaria ‘covid’ e dois nos cuidados intensivos, revelou hoje a presidente da Administração Regional de Saúde (ARS), Maria Filomena Mendes.
O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, defenderam hoje a necessidade de a União Europeia (UE) avançar nas negociações para conseguir um pacto sobre migrações e asilo.
Os membros das cerca de 16.400 mesas de voto para as eleições legislativas e os funcionários das juntas de freguesia serão vacinados com a dose de reforço contra a covid-19 no sábado, anunciou hoje o Governo.