SAÚDE QUE SE VÊ

Primeiro bastonário quer enfermeiros mais organizados em Cabo Verde

LUSA
07-06-2023 17:19h

O primeiro bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde avançou hoje que o país conta com mais de 1.000 profissionais e o “objetivo central" é contribuir para uma classe profissional organizada.

“Estou ciente que o trabalho que tenho pela frente é ainda mais árduo e de uma enorme exigência, tendo em conta a sua dimensão e sua transversalidade", afirmou Aniceto Santos, na Praia, após tomar posse como o primeiro bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde (OECV).

De acordo como o dirigente associativo, há mais de 1.000 enfermeiros, distribuídos em todas as estruturas de saúde do país, nos diferentes níveis de prestação de cuidados de saúde, nos serviços públicos e privados, bem como nas universidades públicas e privadas.

Por isso, disse que o “objetivo central" será, junto com as autoridades de saúde nacionais, contribuir para terem uma classe profissional organizada e uma edificação do Sistema Nacional de Saúde.

“Entretanto, pretende-se organizar a classe de enfermagem, elevando sua dignidade e visibilidade na sociedade cabo-verdiana, garantir o melhoramento na comunicação e relacionamento entre os enfermeiros”, traçou o bastonário, manifestando ainda a intenção de defender a classe, para que a atuação dos enfermeiros esteja balizada sob os princípios da ética e deontologia profissional.

Também pretende promover a valorização da classe no país, ter uma ordem que “aposte fortemente numa comunicação eficaz”, seja para dentro da organização ou para fora, aproveitando as vantagens das tecnologias de informação e comunicação.

Aniceto Santos apontou ainda como outros pontos do seu mandato estar próximo dos enfermeiros nos concelhos, regiões e ilhas, supervisionar os cuidados de enfermagem, primando pela qualidade, propor a uniformização da linguagem e da prática da enfermagem, promover o desenvolvimento de capacidade técnico-científica dos enfermeiros e desenvolver uma "forte parceria” e cooperação com instituições nacionais e internacionais.

“Acompanhar a implementação da carreira de enfermagem, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional, assegurada nos eixos estratégicos, liderança e governança baseada numa gestão de proximidade com aspetos organizacionais bem definidos, formação e desenvolvimento de capacidade técnico-científica, o exercício da profissão de enfermagem e o desenvolvimento da carreira”, prosseguiu o bastonário, no ato de posse dos órgãos nacionais e regionais da OECV.

A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, disse que o Estado tem reforçado “de forma ascendente" o Sistema Nacional de Saúde, com mais enfermeiros e cada vez mais capacitados, pelo que garantiu o compromisso de continuar a reforçar esta área.

"Pelo que, continuamos engajados com o nosso compromisso de reforçar as estruturas de saúde com mais enfermeiros, cada vez mais especializados, mais capacitados, mais valorizados, mais humanizados e mais motivados”, afirmou.

A ministra prometeu ainda continuar a investir em equipamentos de trabalho e de proteção, bem como de oportunidades de formação e valorização profissional, bem como de aperfeiçoamento das competências técnicas dos enfermeiros.

E realçou que com a comparticipação para o complemento no curso de licenciatura em enfermagem foram contemplados mais de 100 enfermeiros, e que ainda cerca de três dezenas acederam à pós-graduação em gestão e economia em Saúde.

“São esforços e investimentos que dão voz e vez à classe de enfermagem e enriquecem a forma como dirigimos os caminhos da saúde em Cabo Verde”, sustentou a ministra, prometendo um “diálogo permanente, franco e responsável” com a Ordem dos Enfermeiros.

A Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde é uma associação pública profissional representativa dos enfermeiros, independentemente do regime do trabalho nos termos dos estatutos enunciados no decreto-lei 57/IX/2019.

MAIS NOTÍCIAS