O surto de covid-19 no Lar Recolhimento Ramalho Barahona, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, que infetou 88 utentes com o SARS-CoV-2, está em “curva descendente” de casos ativos, disse hoje o provedor da instituição.
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses concluiu que a morte de criança de 6 anos no Hospital de Santa Maria não decorreu da vacina contra a covid-19, segundo os resultados da autópsia realizada.
O município de Cantanhede vai assegurar o transporte de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do hospital desta cidade ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, para realização de exames.
Mais de 14.000 farmacêuticos são chamados a votar no sábado para escolher os representantes da sua ordem profissional para o triénio 2022-2024, havendo duas listas candidatas aos órgãos nacionais encabeçadas por Helder Mota Filipe e Franklim Marques.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje ser prematuro que qualquer país “declare vitória” à pandemia, alegando que, desde o surgimento da variante Ómicron, já foram registadas mais de 90 milhões de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2.
A multinacional sueca Recipharm, que participa no desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, comprou a portuguesa GenIbet, que aposta em produtos biológicos, colocando Portugal “em condições de desempenhar um papel global relevante” na biotecnologia.
O primeiro-ministro, António Costa, testou hoje positivo ao SARS-CoV-2 num autoteste e depois num teste de antigénio, está sem sintomas e vai cumprir sete dias de isolamento.
Portugal registou 50.888 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e mais 63 mortes associadas à covid-19, o número mais elevado desde 23 de fevereiro de 2021, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 1.480 novos casos de covid-19 e dois óbitos, tendo o arquipélago 13.793 infeções ativas, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.
Um estudo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) confirmou que a resposta imune é mais forte em pessoas que recuperaram de covid-19, após uma dose de vacina, do que após toma de duas doses por quem nunca foi infetado.
A Ordem dos Enfermeiros nos Açores enviou à Secretaria Regional da Saúde e Desporto um memorando sinalizando pontos "a corrigir com urgência" ao nível do reposicionamento na carreira e contagem de tempo de serviço, foi hoje anunciado.
O presidente da associação ambientalista Zero, Francisco Ferreira, alertou hoje para a grande quantidade de resíduos hospitalares a chegar aos oceanos, sobretudo em países em desenvolvimento, que não têm sistemas de encaminhamento apropriados.
Cinco milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 já foram administradas em Portugal, revelam dados hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo os quais quase 2,1 milhões foram dadas a maiores de 65 anos.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra estabeleceram um protocolo que vai permitir aos estudantes de medicina dentária melhorar a sua formação e prestar serviços à comunidade.
Em janeiro deste ano morreram em média menos 250 pessoas por dia do que no mesmo mês do ano passado, com um total de 11.602 óbitos, pouco mais de metade dos números de janeiro de 2021, o pior dos últimos 13 anos.
A vacina contra a covid-19 para crianças com menos de cinco anos de idade a ser preparada por um consórcio de empresas composto pela Pfizer e BioNtech poderá estar disponível no final de Fevereiro, segundo o The Washington Post.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para a “necessidade extrema” de se melhorar a gestão de resíduos, face ao aumento de milhares de toneladas de resíduos médicos resultantes da pandemia de covid-19.
O prazo para os empregadores entregarem os pedidos de apoio excecional à família relativos à segunda semana de contenção, decretada em janeiro devido ao fecho das escolas, decorre entre hoje e o dia 10 deste mês.
Os peritos de uma comissão que estudou como as sociedades têm gerido a morte e o ato de morrer sugerem mudanças para um maior envolvimento das famílias e da comunidade nos cuidados em fim de vida.
Os sistemas sociais e de saúde em todo o mundo estão a falhar ao não oferecer cuidados adequados e com maior compaixão às pessoas que estão a morrer e às suas famílias, conclui uma investigação publicada na revista Lancet.
As crianças dos cinco aos 11 anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A Madeira registou hoje mais duas mortes associadas à covid-19, elevando para 164 o total de óbitos desde o início da pandemia, e reportou 766 novos casos e um total de 7.060 situações ativas, informou a Direção Regional de Saúde.
O secretário da Saúde do Governo dos Açores defendeu hoje que a remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, orçada em 1,8 milhões de euros, “vai dar dignidade aos cuidados de saúde” naquela ilha.
Mais de 4,9 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, cerca de 67 mil das quais no domingo, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).