O movimento ambientalista ‘Fridays for Future’ convocou para hoje mais uma nova greve climática estudantil com cerca de 1.500 ações em vários pontos do mundo, incluindo protestos em nove localidades portuguesas.
As pessoas vulneráveis têm de estar no centro das políticas alimentares, defende a especialista Miriam Wiemers, exortando os Governos e as Nações Unidas a assumirem “ações ousadas” e a liderarem o caminho da transformação dos sistemas alimentares.
O quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo ainda é marcado pela fome e pela violação do direito à alimentação, denuncia a especialista Miriam Wiemers, que aponta os conflitos como o “principal motor” deste cenário “realmente preocupante”.
A jornada em memória das vítimas da covid-19 arranca hoje com centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores apelam a um minuto de silêncio às 14:00.
Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão hoje em greve e realizam uma concentração em frente às instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para exigir a revisão da carreira e melhores condições de trabalho.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou hoje o seu plano para responder às alegações de abuso e exploração sexual durante a décima epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo).
A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu hoje a existência de um “problema de organização” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e considerou que a pandemia de covid-19 ditou o adiamento de reformas.
Uma centena de utentes do centro de saúde de Nelas exigiu hoje a reabertura das urgências e maior celeridade nas consultas, por considerar que a pandemia não pode continuar a ser justificação para o mau serviço prestado.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o alargamento de direitos e garantias para cuidadores informais não principais, nomeadamente o direito a faltar ao trabalho para prestar assistência, criando-se “especiais garantias” contra despedimentos, desigualdade ou discriminação.
O Governo pretende que o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), aprovado hoje em Conselho de Ministros e que segue para audições e consulta pública, entre em vigor em simultâneo com o Orçamento do Estado para 2022.
O novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), hoje aprovado em Conselho de Ministros, prevê a dedicação plena aplicada progressivamente aos médicos e a criação de uma direção executiva para a gestão do SNS, anunciou hoje o Governo.
O Conselho de Ministros aprovou hoje, na generalidade, o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
BE, PCP, PSD, CDS e PAN exigiram hoje a reposição do princípio de avaliação mais favorável nos processos de revisão ou reavaliação de incapacidade por junta médica, condenando um despacho governamental que afirmam ter retirado direitos aos doentes.
O Presidente da República alertou hoje que "a pandemia ainda não terminou" e que isso está a provocar globalmente "um atraso na recuperação económica", mas disse não esperar um agravamento da covid-19 em Portugal.
A urgência do Hospital São João, do Porto, registou nas últimas semanas uma “forte afluência, muito influenciada, também, por falsas urgências”, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade de saúde, que dá conta de “mais 100 atendimentos diários”.
As autoridades madeirenses identificaram 11 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, reportando 81 situações ativas e seis pessoas hospitalizadas, segundo o boletim epidemiológico da região divulgado hoje.
A associação de ajuda humanitária BeAlive, constituída por médicos e enfermeiros especialistas, inicia na sexta-feira uma missão humanitária médico-cirúrgica em São Tomé e Príncipe, prevendo realizar “cerca de 50 procedimentos cirúrgicos”.
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria acusaram hoje os parlamentares do PSD de “oportunismo” e de “denegrirem” o Serviço Nacional de Saúde, respondendo à carta aberta enviada ao secretário de Estado e Adjunto da Saúde.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje que recebeu mais de 130 pedidos de exclusão de responsabilidade de profissionais que trabalham no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria.
O número oficial de mortes por covid-19 no mundo é de 4,9 milhões, mas sem uma repartição equitativa de vacinas nos países onde as taxas de imunização ainda são baixas esta cifra pode duplicar em 2022, advertiu hoje OMS.
O parque eólico 'offshore' Moray East, um dos maiores investimentos da EDP no Reino Unido, está a avançar "a tempo e horas" para estar completo este ano, apesar da pandemia covid-19, afirmou hoje o presidente executivo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O parlamento debateu hoje dois projetos de lei do PS e do BE para assegurar o acesso de estudantes de medicina a dados de saúde, mas as iniciativas não reuniram consenso, com os restantes partidos a manifestarem reservas.
O salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre vai albergar o centro de vacinação covid-19, após este serviço ter funcionado nos últimos meses no pavilhão municipal daquela cidade, foi hoje divulgado.
Entre 80.000 e 180.000 profissionais de saúde morreram de covid-19 entre janeiro de 2020 e maio deste ano, segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje divulgada.