Um ano e meio de trabalho depois, feito a mais de 320 mãos, dispersas pelos cinco continentes, surge o “Dicionário da Invisibilidade”, uma obra da SOS Racismo para dar a conhecer, em mais de 600 páginas, as pessoas invisíveis.
O primeiro-ministro considerou hoje urgente o combate à precariedade e informalidade no mercado laboral, afirmando que a pandemia da covid-19 expôs com "brutalidade" as desigualdades no mundo do trabalho e atingiu sobretudo os cidadãos mais vulneráveis.
A terceira vaga de infeções pelo novo coronavírus “está a crescer e a acelerar” em África com as variantes, advertiu hoje o escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente, apelando a um aumento da oferta de vacinas.
Profissionais de áreas como o imobiliário, a saúde ou a fiscalidade, entre outras, vão juntar-se num evento digital destinado a promover Portugal junto de cidadãos norte-americanos que procuram soluções e alternativas para a reforma, foi hoje divulgado.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos positivos de covid-19, sendo 22 em São Miguel e um na Terceira, assinalando-se 30 recuperações, indica hoje o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendaram hoje que viajantes europeus vacinados e recuperados da covid-19 não sejam obrigados a testes e quarentenas.
A pandemia covid-19 teve um "impacto significativo" nos níveis de conflito e violência no mundo, resultando em mais agitação civil e instabilidade política, de acordo com o Instituto de Economia e Paz (IEP) num relatório publicado hoje.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.835.238 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro hoje publicado pela Comissão Europeia.
A deputada socialista Sónia Fertuzinhos considerou hoje que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS-PP de Pedro Passos Coelho cortou o dobro no Serviço Nacional de Saúde (SNS) daquilo que estava previsto no memorando da "troika".
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) pediu uma reunião com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro por causa das dificuldades e acréscimo de trabalho provocados a estes profissionais pela covid-19, foi hoje anunciado.
O Ministério da Administração Interna e a Associação Nacional das Farmácias vão melhorar o programa Farmácia Segura através da criação de uma nova solução tecnológica que permita a atualização das medidas de segurança no setor, foi hoje anunciado.
O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde.
Os farmacêuticos hospitalares devem ter mais intervenção clínica e ter maior disponibilidade para a integração na equipa de saúde e tal só é possível com um aumento destes profissionais, conclui um estudo hoje divulgado.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que a exposição a espaços naturais durante o primeiro confinamento devido à covid-19 foi benéfica para a saúde mental dos cidadãos portugueses e espanhóis.
O presidente da Conferência Episcopal, José Ornelas Carvalho, considera que a pandemia de covid-19 aumentou a sensibilidade para os problemas sociais já existentes, como os relacionados com os imigrantes, que ganharam uma nova importância.
O laboratório alemão CureVac anunciou na quarta-feira que a sua principal vacina desenvolvida contra a covid-19 revelou apenas 47% de eficácia, segundo a análise preliminar de um ensaio clínico, não cumprindo os critérios de aprovação.
O Grupo Parlamentar do PSD requereu hoje uma audição no Parlamento, com caráter de urgência, de “vários especialistas sobre a evolução da pandemia” de covid-19 após as “informações mais recentes” da nova variante “com ritmo de transmissibilidade mais acelerado”.
A Madeira registou hoje oito novos casos de covid-19, nove recuperações e 31 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é de 61, com dois doentes hospitalizados.
O internista António Pais Lacerda apelou hoje para que as pessoas mantenham "ao máximo” a proteção contra a covid-19 e pensem que não estão a proteger-se de uma doença viral aguda a curto prazo, mas de repercussões no futuro.
Cerca de metade dos doentes com covid-19 internados no Hospital Santa Maria têm menos de 50 anos, segundo o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que já aumentou para 42 as camas de enfermaria e para 14 as de cuidados intensivos.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus defendeu hoje que o investimento na segurança da rede dos sistemas de comunicação é “o elemento fundamental” para construir uma Europa “capaz de enfrentar” os desafios do futuro ao nível da cibersegurança.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego como um exemplo na resposta à pandemia da covid-19 e no processo de vacinação.
A Câmara Municipal de Loures aprovou hoje o contrato programa a celebrar com o Governo para a construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, uma infraestrutura que deverá estar concluída em 2022 para servir 10.500 utentes.