Os Açores registam hoje 556 novos casos de covid-19, 3.920 infeções ativas e 33 doentes hospitalizados, menos um do que na segunda-feira, revelou a Autoridade Regional de Saúde.
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que contempla um conjunto de requisitos simplificados para a obtenção de proteção temporária, para refugiados, devido à guerra que se vive na Ucrânia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje o Dia Internacional da Proteção Civil, reconhecendo e elogiando o trabalho de todos os seus agentes e o seu espírito colaborativo e de compromisso.
Perto de 230.000 animais já foram abatidos devido à gripe das aves, mas os produtores ainda não reclamaram indemnizações ao abrigo do novo despacho, adiantou o Ministério da Agricultura à Lusa.
Os especialistas em recursos hídricos do Norte do país defendem a poupança de água no consumo privado, mas consideram que é preciso fazer mais para utilizar de forma eficiente um recurso que tende a ser cada vez mais escasso.
A Junta de Freguesia de Corroios, concelho do Seixal, criou um projeto de apoio psicológico à população para ajudar a gerir as emoções face ao impacto de dois anos de pandemia.
As redes sociais podem servir para detetar comportamentos que antecedem a morte súbita em pessoas com epilepsia, constituindo um alerta para prevenir estas situações, concluiu um estudo de várias instituições científicas hoje divulgado.
Cada cidadão passa a ter direito a partir de hoje e até ao final de março a dois testes rápidos antigénio (TRAg) gratuitos, depois de o Governo ter reduzido para metade os quatro testes mensais que comparticipava.
O futuro Centro Materno Infantil de Gaia e Espinho abre a 08 de março no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, com mais cinco espaços para partos, informou hoje à Lusa fonte do hospital.
A oferta de centros de testagem gratuita à Covid-19 no Porto vai ser, a partir de terça-feira, “ajustada”, passando a estar em funcionamento apenas sete unidades com horários mais reduzidos, adiantou hoje a autarquia.
Um estudo liderado por uma investigadora da Universidade de Évora mostrou um aumento do consumo de hortícolas, frutas frescas e laticínios em pessoas com mais escolaridade e motivadas pela saúde, no primeiro confinamento da pandemia de covid-19.
O médico ucraniano Igor Pidgirnyi deixou a Ucrânia há muitos anos para viver em Portugal, mas está disposto a deixar tudo para defender o seu país e libertar o povo ucraniano das mãos de “um diabo”.
A Universidade da Madeira vai receber um “equipamento de topo” para a área do ensino e investigação médica, indicou hoje a instituição, referindo que se trata de um donativo do Grupo Sousa ao Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica.
O Governo dos Açores estima gastar, este ano, "cerca de 10 milhões de euros" em estabelecimentos de saúde que necessitavam "urgentemente" de intervenções, anunciou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto.
O índice de transmissibilidade (Rt) nacional do coronavírus SARS-CoV-2 registou um ligeiro aumento, para 0,75, e a incidência de infeções voltou a baixar, estando agora nos 1.806,8 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Portugal registou 4.209 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 24 óbitos associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Cerca de uma centena de profissionais de saúde do Centro Hospitalar Lisboa Central solidarizaram-se hoje com o povo ucraniano numa manifestação simbólica no Hospital São José em que se fez um minuto de silêncio e se cantou o hino da Ucrânia.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou para o “elevado risco” de disseminação da gripe das aves, após ter sido confirmado um novo caso numa cegonha branca, subindo para 16 o número de focos em Portugal.
Os Açores registaram hoje 169 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, aumentando para 86 o número de pessoas que morreram da doença na região, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
Os membros dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros (OE) anunciaram hoje a sua disponibilidade junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para participarem numa missão “pro bono” de ajuda a refugiados ucranianos em zonas de fronteira.
Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) descobriu como os glóbulos vermelhos podem ajudar a prever risco de morte e de enfartes do miocárdio.
Os dois anos de pandemia tiveram especial impacto no mundo do trabalho, desde logo com a generalização do teletrabalho, mas a covid-19 veio também mostrar as fragilidades dos trabalhadores mais desprotegidos, nomeadamente os jovens, onde o desemprego subiu.
As medidas adotadas nos dois anos de pandemia para apoio ao emprego, rendimento das famílias e trabalhadores, abrangeram até agora 3,5 milhões de pessoas e 180 mil empresas e custaram 5.165 milhões de euros à Segurança Social.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está disponível para avançar este ano com o estudo piloto para avaliar a viabilidade da inclusão da atrofia muscular espinhal no painel de doenças abrangidas pelo rastreio neonatal.