O reforço da vacinação contra a covid-19 chegou a mais 13.363 pessoas na terça-feira, ascendendo o total a 5.872.019 doses, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) referiu hoje ter sido informada da limpeza de terrenos, na semana passada, no Cabedelo, em Viana do Castelo, e garantiu que a ação realizada por uma empresa não causou “qualquer dano ambiental”.
A comarca de Lisboa registou 23 inquéritos crimes contra profissionais de saúde em 2021, um crime que o Mistério Público (MP) tinha alertado em 2020 para a tendência acentuada de aumento.
A Direção-Geral da Saúde está a atualizar um conjunto de normas, como o uso de máscara nas escolas e o período de isolamento dos infetados com covid-19, que serão divulgadas nos próximos dias, avançou hoje a ministra da Saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, repudiou hoje a agressão a dois profissionais de saúde e a um segurança do Hospital de Vila Nova de Famalicão, solidarizando-se com as vítimas deste ato que considerou “inqualificável”.
A vereadora dos Recursos Humanos da Câmara do Porto, Catarina Araújo, adiantou hoje que, face ao levantamento das medidas restritivas devido à pandemia da covid-19, a porta principal dos Paços do Concelho vai ser aberta na quinta-feira.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) exigiu hoje que a violência contra os profissionais de saúde seja um crime público, tornando assim desnecessária a queixa por parte dos ofendidos, posição também reiterada pela ordem profissional.
O índice de transmissibilidade (Rt) nacional do coronavírus SARS-CoV-2 registou um ligeiro aumento, para 0,72, e a incidência de infeções voltou a baixar, estando agora nos 2.533,7 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Portugal registou 13.158 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 28 mortes associadas à covid-19 e uma nova redução nos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PS/Madeira criticou hoje o que classificou de “prepotência e chantagem” do Governo Regional por obrigar crianças e jovens a custearem os testes de despiste da covid-19 em diferentes atividades, defendendo a alteração da decisão.
A Madeira vai passar a efetuar a vacinação contra a covid-19 nos centros de saúde concelhios através de marcação prévia, deixando de administrar vacinas nos centros criados para o efeito, anunciou hoje o Governo Regional.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apelou hoje para o uso sustentável da água e para que seja evitado o desperdício no quotidiano, lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares, apesar de o abastecimento público estar garantido.
Os Açores registam hoje 671 novos casos positivos de covid-19, um óbito e 39 pessoas hospitalizadas, três das quais em cuidados intensivos, revelou a Autoridade Regional de Saúde.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Porto, fez em 2021 cerca de mais 50 mil consultas face a 2019, o que corresponde a um novo máximo de consultas realizadas, descreveu hoje o diretor do Centro de Ambulatório.
Investigadores do Instituto de Saúde da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, num estudo que envolveu mais de 3.800 crianças da Área Metropolitana do Porto, que as que vivem mais próximas de espaços verdes apresentam um “melhor desempenho cognitivo”.
A pandemia trouxe quadros depressivos, mas para muitas famílias foi também sinónimo de uma proximidade física forçada pelos isolamentos, que garantiu que se vigiassem umas às outras, controlando um possível aumento de suicídios, segundo o investigador Adalberto Dias de Carvalho.
A psiquiatra Ana Matos Pires defendeu hoje que o suicídio é um comportamento raro que deve ser falado com “muita cautela”, alertando para o impacto enorme que este “ato sem retorno” tem nos sobreviventes.
A psiquiatra Ana Matos Pires defende que a atenção dada à saúde mental foi “o único efeito colateral” positivo da pandemia de covid-19 a nível nacional e internacional.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considerou hoje que as agressões aos profissionais de saúde do Hospital de Famalicão evidenciam a falta de meios humanos e materiais, pedindo que a situação seja alvo de reflexão pelos responsáveis políticos.
Os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, de acordo com um despacho do primeiro-ministro.
Mais de metade (56,7%) dos psicólogos inquiridos num estudo disseram ter aumentado “um pouco” ou “bastante” o volume de trabalho durante a pandemia, mas 1,5% teve de suspender a atividade por conta própria e 0,4% entrou em ‘lay-off’.
Metade das mulheres grávidas são expostas a publicidade agressiva a substitutos do leite materno, que influenciam também profissionais de saúde, segundo um estudo da OMS e da Unicef divulgado hoje, que recomenda a amamentação.
A linhagem BA.2 da variante Ómicron do coronavírus SARS-Cov-2, considerada mais transmissível do que a BA.1, já representa 42,5% das amostras analisadas pelo INSA, um aumento de prevalência que o virologista Pedro Simas considera ser uma “evolução normal”.
Mais 11.201 pessoas receberam na segunda-feira o reforço da vacina contra a covid-19, aumentando o total de doses de reforço administradas para 5.858.656, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).