A portuguesa Simoldes decidiu colocar no mercado a máscara que investigadores das Faculdades de Medicina e de Engenharia da Universidade do Porto (U.Porto) desenvolveram há um ano para proteger doentes com dificuldades de deglutição, foi hoje divulgado.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) possibilitou um avanço no diagnóstico da esclerose múltipla e mostrou que é possível classificar uma pessoa com esta doença com 80% de certeza, a partir de oito proteínas específicas.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi burlado em mais de 100 mil euros num esquema de receitas fraudulentas envolvendo uma farmacêutica de Santo Tirso e um médico, segundo uma acusação do Ministério Público.
A farmacêutica chinesa CanSino recebeu autorização para iniciar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 baseada na tecnologia ARN mensageiro (mRNA), numa altura em que país enfrenta vários surtos.
As novas unidades de cardiologia, inauguradas hoje no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) e orçadas em cerca de 1,2 milhões de euros, adicionam 12 camas ao serviço, indicou fonte deste equipamento hospitalar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) associou-se a uma iniciativa solidária dos profissionais da classe para levar material médico-veterinário para uma instituição polaca a 10 quilómetros da Ucrânia e trazer para Portugal refugiados da invasão russa.
O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda considerou hoje que o fim da Secretaria de Estado da Ação Social, que funcionou naquela cidade, é “preocupante” para o setor.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal disse hoje à agência Lusa que as competências da Saúde, da Educação e da Ação Social ficarão sob gestão municipal em datas diferentes, devido às negociações que ainda decorrem.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) considerou hoje que a descentralização de competências para os municípios, nomeadamente na Educação, Saúde e Ação Social, vai agravar as desigualdades entre concelhos e defendeu em contrapartida a criação de regiões.
A ilha de São Jorge, nos Açores, registou perto de 25 mil sismos desde 19 de março, dos quais 221 foram sentidos pela população, revelou hoje o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O Governo pretende aprovar uma lei de emergência em saúde pública para dar resposta a situações sanitárias como aconteceu com a pandemia de covid-19, segundo o Programa do XXIII Governo Constitucional, hoje entregue no parlamento.
O presidente da Câmara de Setúbal revelou hoje que o município “aceita a transferência de competências na área da Educação e Saúde sob protesto”, não tendo ainda assinado os autos de transferência dos equipamentos de saúde.
O Governo quer que 80% da população portuguesa esteja coberta por Unidades de Saúde Familiares na próxima legislatura e pretende construir ou modernizar 100 unidades de cuidados de saúde primários até 2026.
O Governo pretende criar medidas para substituir o recurso a empresas de trabalho temporário e de subcontratação de profissionais de saúde, apostando nas carreiras e na “organização e estabilidade” das equipas com vínculo às instituições do SNS.
O Governo pretende rever o modelo de financiamento dos hospitais e reforçar a sua autonomia de gestão ao nível da contratação de profissionais de saúde, prevê o Programa do executivo de António Costa hoje entregue no parlamento.
A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, vai disponibilizar, durante seis meses, um plano de saúde gratuito a cerca de 1.500 refugiados da Ucrânia que vão viver no concelho, anunciou hoje a autarquia.
Os Açores registaram, na última semana, 2.603 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, tendo atualmente 2.434 casos ativos, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, afirmou hoje que a região pretende ser a ‘Singapura do Atlântico’, defendendo que essa ambição “não pode ser considerada desmesurada”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou o Governo de excluir as instituições públicas dos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência para investimento nos cuidados continuados e paliativos, uma crítica que o Ministério da Saúde rejeita.
Cerca de três dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje no Hospital de Portimão, no Algarve, para exigir que sejam cumpridas as promessas de contabilização dos pontos para a progressão nas carreiras e de justiça remuneratória.
A ala poente do serviço de cirurgia do Hospital de Faro está “encerrada a novos internamentos” devido a um surto de covid-19, mas a assistência está garantida noutras áreas da unidade, disse fonte hospitalar.
A poluição atmosférica desceu temporariamente em 2020 por causa dos confinamentos forçados, afirmou hoje a Agência Europeia do Ambiente, que assinala que quase todos os europeus respiram ar que faz mal à saúde.
O bastonário dos médicos defende que a gestão dos doentes crónicos deve ser feita em conjunto e proximidade pelos médicos de família e os de medicina interna e que é preciso recuperar a relação médico-doente, desgastada pela pandemia.
O bastonário da Ordem dos Médicos defende que é preciso fazer alterações nos cursos de medicina e nas especialidades para no futuro ter uma resposta adequada às necessidades da população, uma discussão que decorrerá no Congresso Nacional em Lisboa.