O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugura hoje a nova farmácia hospitalar, que até agora funcionou num pavilhão provisório, após um investimento de três milhões de euros.
Portugal tem registado nos últimos anos uma crescente utilização pelos jovens de óxido nitroso em contexto recreativo, estando a ser estudados os malefícios para a saúde do consumo desta substância que já consta da lista de drogas proibidas.
O consumo recreativo de óxido nitroso é uma preocupação crescente na Europa por haver riscos e danos associados a este gás, que “é fácil de obter, barato e popular entre os jovens”, aponta um relatório do Observatório Europeu.
O ministro da Saúde afirmou hoje que é preciso perceber as causas de uma maior utilização de antibióticos, mas ressalvou que o trabalho que tem vindo a ser feito na racionalização destes medicamentos é “globalmente positivo”.
O cheque dentista foi utilizado no ano passado por 400 mil crianças, mas 30 a 40% ficam por utilizar, disse hoje o ministro da Saúde, anunciando a realização de um estudo para avaliar as razões desta subutilização.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma norma sobre a Via Verde do Trauma nos adultos (VVT) que define os procedimentos para aumentar o acesso das vítimas ao tratamento adequado e diminuir a mortalidade.
Cerca de 2.000 crianças com 4 anos vão ser abrangidas pelo Rastreio da Saúde Visual Infantil, um projeto do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), com início marcado para janeiro de 2023, indicou hoje o secretário regional da Saúde.
O ministro da Saúde afirmou hoje que não vai “entrar numa batalha” sobre os números de adesão à greve da administração pública, destacando o acordo realizado com a “esmagadora maioria” dos sindicatos dos enfermeiros sobre a revalorização da carreira.
A falta de alguns medicamentos nas farmácias em França tem-se agravado, atingindo agora alguns antibióticos e levando as autoridades de saúde a tomarem medidas de emergência, uma situação que está a preocupar os especialistas.
A greve nacional da administração pública convocada para hoje levou ao encerramento da "maior parte das escolas" nos Açores e está a afetar vários serviços nos três hospitais e centros de saúde, disse à Lusa fonte sindical.
A Câmara de Aveiro revelou que, como medida de prevenção e combate à covid-19, procedeu a uma nova entrega de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante a 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS).
A Câmara Municipal de Águeda aderiu à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que este ano tem como tema de fundo “Têxteis Circulares & Sustentáveis”.
A mortalidade registada em outubro em Portugal aumentou ligeiramente face a setembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que reporta 9.495 óbitos, mas o total de mortes este ano continua abaixo do registado em 2021.
A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda vai receber, na segunda-feira, mais uma ação de recolha de sangue, promovida pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
A greve dos trabalhadores da administração pública está hoje a registar uma adesão de cerca de 80% no Hospital de São João, no Porto, com “maior impacto” nas consultas externas, cirurgias programadas e análises clínicas, revelou fonte sindical.
Apenas um caso de Monkeypox foi detetado em novembro em Portugal, o balanço “mais reduzido” desde o início da epidemia, segundo o Ministério da Saúde, advertindo que o vírus não está erradicado e que se mantém a vigilância.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) criou uma “visita virtual” para mostrar a Unidade da Mulher e da Criança (UMC) a futuros pais, uma iniciativa que visa “reduzir ansiedades e criar proximidade”, foi hoje divulgado.
A greve nacional da administração pública convocada para hoje está a afetar alguns dos serviços do hospital de Faro, nomeadamente as consultas externas, com vários utentes a verem as suas consultas ou exames adiados devido à paralisação.
A Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) está a investigar a cobrança às famílias, por parte da empresa Medtronic, do pagamento do sistema de monitorização das bombas automáticas de insulina, que são comparticipadas a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Metade dos portugueses que nunca vai ao médico dentista, ou vai menos de uma vez por ano, aponta como razão não necessitar e quase 30% diz que não tem dinheiro, revela o Barómetro Saúde Oral 2022.
A maioria das crianças e jovens que vão a uma consulta de medicina dentária usam o cheque dentista, mas a sua utilização tem vindo a diminuir, sobretudo nas idades entre os 10 e os 15 anos.
A Fundação de Luta Contra as Infeções e o Hospital Germans Trias, em Barcelona, Espanha, identificaram as mulheres transexuais como um grupo altamente vulnerável à varíola dos macacos e que requer uma abordagem especial.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defende que a presença de farmacêuticos nas enfermarias, a apoiar doentes internados, pode reduzir o desperdício de fármacos, resultando num impacto financeiro para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A carga administrativa é a principal barreira ao acesso ao medicamento nos hospitais portugueses, que apontam ainda a falta de recursos para cumprir as regras de contratação pública, indica um relatório hoje divulgado.