Com os terrenos de cultivo arrasados pelas bombas e os agricultores mobilizados para a guerra, a invasão russa pode reduzir para metade a colheita de cereais na Ucrânia, fundamental para a alimentação mundial, alertou esta quinta-feira o governo ucraniano.
O medicamento oral contra a covid-19 molnupiravir elimina o vírus SARS-Cov-2, na sua fase infecciosa ativa, ao terceiro dia desde o início da toma, revela um estudo que será apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.
Os casos de gripe em Portugal estão com tendência crescente em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, perspetivou hoje que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) em curso para o novo aeroporto de Lisboa esteja concluída em 2023 e apelou a um consenso nacional.
Mais de 300 dentistas inscreveram-se numa plataforma de apoio ativada pela Ordem dos Médicos Dentistas para ajudar refugiados ucranianos, disponibilizando cuidados de saúde oral e até alojamento e postos de trabalho, avançou hoje à Lusa a Ordem.
O Governo dos Açores vai realizar obras no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo para corrigir a sua “situação indigna” e investir nos bombeiros, anunciou hoje o titular da pasta da Saúde.
O Centro Hospitalar do Oeste apelou hoje a que apenas os doentes urgentes recorram ao serviço de urgência, admitindo que a elevada procura pode obrigar ao reencaminhamento de utentes para outras unidades.
A União de Freguesia de São Cosme, Valbom e Jovim, em Gondomar, no distrito do Porto, dispõe a partir de hoje do primeiro Balcão SNS24 do país a disponibilizar acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos avançou no programa Corpo Clínico, que é preciso alterar a forma como o Serviço Nacional de Saúde está a funcionar. Estabelecer uma parceria transitória com os setores privado e social é um dos caminho apontados.
O presidente da Câmara de Mangualde disse hoje à agência Lusa que não assinará o auto de transferência de competências na saúde por um “conjunto de fatores”, entre os quais o encerramento do serviço permanente.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), disse hoje que a autarquia só aceitará a transferência de competências na área da saúde com “a mochila adequada” para as exercer bem.
O número de sismos registados na ilha de São Jorge, nos Açores, registou "uma redução significativa", havendo ainda "uma alteração relativamente à localização dos epicentros", informou hoje a Proteção Civil açoriana.
A urgência pediátrica do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo registou, “em alguns dias”, o “dobro de procura” daquele serviço, “predominantemente, casos de gripe A, mas “respondeu adequadamente sem necessidade de reforço de profissionais de saúde”.
O Centro de Saúde de Portel (Évora) ‘ganhou’ uma resposta “mais rápida” às carências, com benefícios para utentes e profissionais, desde que a câmara assumiu competências na área da saúde, há pouco mais de um ano.
A afluência às urgências pediátricas do Porto sofreu, nas últimas semanas, um “forte impacto”, disseram hoje os responsáveis dos dois principais hospitais da cidade, que, além de uma reflexão sobre o modelo de acesso, pedem mais precaução aos pais.
Cerca de 40 especialistas de diferentes países vão marcar presença no Luso, Mealhada, em abril, num encontro onde serão revelados resultados de estudos que atestam os benefícios das florestas na saúde humana, disse hoje fonte da organização.
Anna Netrebko, médica ucraniana em Portugal, considera injusto que a Ordem dos Médicos permita agora que médicos ucranianos exerçam sem falar português, desde que acompanhados, enquanto casos como o seu continuam à espera da conclusão do processo de equivalências.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, nas últimas horas, "três sismos sentidos" pela população em São Jorge, ilha onde a atividade sísmica "continua acima do normal", foi hoje anunciado.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) declarou hoje o “incumprimento de Portugal” relativamente à diretiva sobre o ruído ambiental por atrasos na comunicação de planos de ação, como no caso da Amadora e do Porto.
A Casa Acreditar de Lisboa vai começar a ser ampliada este ano para poder acolher mais famílias que estão longe de casa e que precisam de acompanhar os filhos em tratamento no Instituto Português de Oncologia, disse hoje a diretora-geral da associação.
A vespa asiática entrou em Portugal pelo Alto Minho, há 11 anos, alastrou ao país e, além do impacto na apicultura e fruticultura, desconhecem-se os seus efeitos na biodiversidade e na saúde pública.
Quase 13 mil doentes estiveram internados em unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o primeiro ano da pandemia da covid-19 (2020), menos 104 internamentos do que em 2019, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O medicamento antiparasita ivermectina, utilizado como um tratamento alternativo contra a covid-19, apesar das poucas evidências, não apresentou resultados na redução do risco de hospitalização, de acordo com um ensaio clínico publicado na quarta-feira.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou hoje três cenários de evolução da pandemia de covid-19, sendo o pior uma nova variante, mais perigosa, mas a mais provável que a doença se torne menos grave.