O secretário regional da Saúde dos Açores reiterou hoje que o sistema de incentivos à fixação de enfermeiros na região deverá entrar em vigor em 2022, admitindo que há falta de profissionais na região.
Há cerca de 11 mil cuidadores informais reconhecidos em Portugal e, desses, 2.689 têm subsídio atribuído, mas “não tem sido um processo fácil”, reconheceu hoje a coordenadora do Grupo de Trabalho do Cuidador Informal da Segurança Social.
Treze especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M) vão dar formação, entre 22 e 29 de janeiro de 2023, na cidade da Praia, em Cabo Verde, em cuidados paliativos a 100 profissionais, revelou hoje à Lusa o médico Hugo Ribeiro.
Um doente que esteve internado nos cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Leiria perpetuou em fotografia aquilo que via da janela do quarto e está a ser equacionada a realização de uma exposição dos seus registos.
O projeto ‘Aqui contigo - O som como último colo’ tem tido um “impacto muito positivo” nos doentes e até nos profissionais de saúde da Unidade de Internamento dos Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria.
A música leva vida e serenidade aos utentes da Unidade de Internamento dos Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria, em Alcobaça, através do projeto ‘Aqui contigo - O som como último colo’, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP).
A nova Unidade de Medicina Intensiva do Hospital de Faro, com uma resposta de 14 camas passível de expansão e que foi hoje inaugurada, vai permitir “uma grande elasticidade” no tratamento, afirmou hoje o diretor clínico do Centro Hospitalar.
Portugal registou, entre 25 e 31 de outubro, 5.920 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 53 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, voltou a excluir hoje a imposição de um confinamento nacional para conter a propagação do Ébola, apesar de o país ter registado um aumento preocupante do número de casos no país.
As atletas Bárbara Timo e Inês Henriques e a ex-atleta Vanessa Vernandes foram algumas das personalidades presentes hoje no primeiro seminário sobre a saúde mental no desporto de alta competição, que decorreu no Fórum Lisboa.
O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, prometeu hoje dar resposta às reivindicações apresentadas pelos médicos sobre a Tabela Salarial Única (TSU) para travar a greve nacional da classe, marcada para segunda-feira.
A China vai aprovar a vacina da BioNTech contra a covid-19 para uso entre os residentes estrangeiros no país, revelou hoje o chanceler alemão Olaf Scholz, após reunir-se com o líder chinês, Xi Jinping.
A câmara da Maia está a desenvolver um “programa ambicioso” de apoio a cuidadores informais que pretende “contribuir para a melhoria” da sua qualidade de vida e garantir uma prestação de cuidados de “qualidade e humanizada” à pessoa cuidada.
O secretário regional das Finanças e Planeamento do Governo dos Açores, Duarte Freitas, garantiu hoje que as propostas de Plano e Orçamento para 2023, são as de “maior pendor social” da história da autonomia.
Os secretários regionais da Saúde dos Açores e da Madeira anunciaram hoje a criação de um Centro Internacional de Longevidade para a Macaronésia, na sequência da cooperação acordada na recente cimeira dos executivos de ambos os arquipélagos.
Uma equipa liderada por cientistas da University College London (UCL) desenvolveu e testou com sucesso uma nova terapia genética que poderá eventualmente tratar a epilepsia e outras doenças cerebrais.
O surto de Ébola declarado no Uganda em 20 de setembro totaliza agora 131 casos confirmados, incluindo 49 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde ugandês.
As autoridades chinesas estão a estudar formas de aliviar as medidas de prevenção epidémica, no âmbito da política ‘zero covid’, numa altura de crescente descontentamento popular, agravado pela morte de um menino de três anos.
O ministro da Saúde disse hoje que compreende a greve dos médicos decretada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM), considerando que a paralisação se insere na greve geral da função pública e “não por motivações” no setor da Saúde.
Os enfermeiros angolanos vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, por não terem sido atendidas as suas reivindicações pela entidade patronal, anunciou hoje o sindicato nacional desses profissionais de saúde.
A Associação Médica de Moçambique anunciou hoje uma greve nacional por 21 dias, a partir de segunda-feira, que a concretizar-se será a primeira na função pública em nove anos.
Os Açores registaram, na última semana, 86 casos de covid-19 e 79 recuperações, tendo agora 116 casos ativos, mais sete do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade de Saúde.
A falta de tempo para estudar no horário laboral e de acompanhamento adequado nos serviços de urgências são os principais pontos negativos apontados por médicos em formação especializada inquiridos num estudo da Ordem dos Médicos.
O ministro da Saúde afirmou hoje que a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma dificuldade que vai manter-se nos próximos dois a três anos, até que o problema seja resolvido estruturalmente.