A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu hoje a laboração no refeitório do hospital de Évora (HESE), após detetar “irregularidades”, mas assegurou estar salvaguardado o fornecimento de refeições aos utentes da unidade.
O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje que este não é o momento para discutir alterações à Constituição em matéria sanitária e saudou os partidos que decidiram ir a jogo no âmbito da revisão constitucional.
A Câmara de Tábua aprovou hoje um aumento de 35% no contributo anual do Município disponibilizado ao Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, passando de 100 para 135 euros por ano e por beneficiário.
Uma equipa de cientistas de Portugal e Israel "cartografou" a infeção do fígado por um dos parasitas da malária, um passo que pode ajudar a investigar como travar o desenvolvimento da doença antes do aparecimento de sintomas.
A presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Cristina Vaz de Almeida, disse hoje que metade da população portuguesa revela um baixo nível de literacia em saúde, embora a situação esteja a melhorar.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afastou hoje a hipótese, “pelo menos no curto prazo”, de regressar ao estado de alerta e impor medidas de saúde pública para combater a covid-19.
O ministro da Saúde admitiu hoje a possibilidade de cooperativas de médicos de família em regiões do país mais carenciadas destes profissionais "por um período transitório".
O Governo aprovou hoje uma resolução que reconhece “a situação excecional e temporária do aumento na atividade operacional” do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O Governo recusou hoje que esteja a condicionar os deputados sobre a forma como a questão da emergência sanitária deve constar no futuro processo de revisão constitucional, alegando que se tratou apenas de “partilha de informação”.
O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, integra um projeto que visa encontrar "alternativas mais limpas" para mitigar a exposição à poluição do ar em ambientes interiores.
O descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros, com pagamento retroativo a janeiro deste ano, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros e terá um “impacto orçamental significativo” de 72 milhões de euros, disse o ministro da Saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou hoje que a realização da reunião de peritos do Infarmed para avaliar a situação da pandemia no país vai colocar as pessoas em “estado de alerta”.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) considerou insuficiente o aumento do financiamento hoje publicado em Diário da República para essas unidades e reivindicou mais apoios face ao acréscimo de custos provocado pela inflação.
O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje para a situação precária dos hospitais da periferia, devido à falta de profissionais e equipamentos, e advertiu que as maternidades destas instituições não podem ser fechadas.
A presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, reivindicou hoje a transformação da Unidade de Saúde do concelho num Centro de Saúde, à semelhança do que acontece com os restantes municípios da ilha de São Miguel, nos Açores.
O Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC) afirmou hoje que as “medidas preventivas necessárias contra a pandemia não podem ser relaxadas” e que a estratégia ‘zero covid’ deve continuar a ser aplicada “com determinação”.
Os médicos que façam horas extraordinárias na urgência ou atendimento permanente nos Açores têm um novo acréscimo remuneratório por hora a partir da primeira posição remuneratória de assistente graduado sénior, foi hoje publicado em Diário da República.
O Estado cabo-verdiano estima gastar 9.143 milhões de escudos (82,8 milhões de euros) com a atribuição de apoios sociais em 2023, um aumento de 2,7% face à previsão para este ano, de acordo com dados orçamentais do Governo.
O número de crianças subnutridas no nordeste da Síria, região gravemente afetada pela guerra desde 2011, aumentou 150%, alertou hoje a organização Save the Children apelando à ajuda dos doadores internacionais.
As pessoas a partir dos 50 anos vão poder vacinar-se contra a covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde, que apela aos mais velhos que não deixem de se vacinar.
O BE quer impedir, através de uma proposta no orçamento, “a possibilidade de privatização dos cuidados de saúde primários”, considerando Catarina Martins que há muitos socialistas desconfortáveis com o facto de o ministro da Saúde ponderar esta “entrega aos privados”.
O aumento no número de casos de covid-19 resultou no bloqueio parcial de Guangzhou, uma das maiores cidades da China e importante centro industrial, agravando a pressão sobre as cadeias de fornecimento globais.
O Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve prometeu hoje organizar “vigílias” contra um concurso público que obriga os doentes a deslocarem-se a Espanha para receberem serviços de tratamento de radiocirurgia.
As urgências dos hospitais da região de Lisboa registaram na última semana um aumento da procura, com alguns a atingirem 900 casos na segunda-feira, valores semelhantes aos observados antes da pandemia, segundo uma ronda feita pela Lusa.