Sindicatos dos médicos e Ministério da Saúde voltam a reunir-se a 28 deste mês para a analisar as propostas do Governo, após o “início positivo” da negociação formal que se iniciou hoje entre as duas partes.
A primeira edição do Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires, criado pela Universidade de Coimbra (UC), distinguiu um projeto de tubo-guia biodegradável para regeneração de nervo periférico, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) reclamou hoje mais meios e mais investimento na área da saúde, que venham compensar o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nos Centros de Saúde deste território.
Mais de 40% dos episódios de urgência médica em 2021 foram falsas urgências, sendo a situação mais acentuada na região do Algarve, revela um relatório hoje divulgado.
A covid-19 matou 9.400 pessoas no mundo na semana passada, menos 65.600 face aos óbitos semanais de fevereiro, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), que mantém o apelo aos governos para continuarem vigilantes.
Defensores do aborto venceram nos quatro estados onde o tema foi às urnas nas eleições intercalares norte-americanas, com os eleitores a consagrarem esse direito na constituição estadual do Michigan, Vermont e Califórnia e a derrotarem uma medida antiaborto no Kentucky.
A Associação de Defesa da Costa Vicentina (Arriba) acusou hoje a Câmara de Aljezur de violar as restrições impostas judicialmente nos trabalhos de requalificação da ribeira de Aljezur, mas o município afirma que está a atuar dentro da legalidade.
Portugal tem feito mais investimento em cuidados preventivos nos últimos anos, mas ainda está na cauda da Europa, revela o Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS) hoje divulgado.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje para que seja enviada ajuda alimentar e médica "imediata" à região etíope do Tigray, uma semana após o Governo etíope ter chegado a um acordo com os rebeldes da região.
O bastonário dos Médicos defendeu hoje que este é o momento para iniciar a resolução dos problemas estruturais do Serviço Nacional de Saúde para que, “num prazo muito curto” se resolvam problemas como a sobrelotação das urgências.
Mais de cem especialistas de 21 países estão reunidos, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), num encontro de partilha e discussão sobre as melhores práticas relacionadas com a inovação social e com o desenvolvimento de ambientes mais saudáveis e inclusivos.
As alterações climáticas vão fazer aumentar “substancialmente” as mortes na Europa, a menos que sejam tomadas medidas de adaptação, avisou hoje a Agência Europeia do Ambiente (AEA).
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje divulgado revela que 10 fabricantes de vacinas, de um total de cerca de 100, concentram a quase totalidade do mercado global.
Cerca de 20 mil enfermeiros serão abrangidos pelo descongelamento da progressão salarial negociada com os sindicatos, com o pagamento dos retroativos a janeiro deste ano, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.
A Comissão Europeia e o laboratório BioNTech-Pfizer aprovaram hoje uma adenda ao acordo de compra de vacinas da covid-19 permitindo a entrega de doses num local central de armazenamento e não diretamente nos Estados-membros.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, rejeitou hoje a ideia de que existe caos nas urgências hospitalares, assegurando que os serviços estão a conseguir dar resposta a todas as pessoas.
O deputado do PS/Açores Tiago Lopes disse hoje que há uma lista de espera de dois mil exames complementares de diagnóstico no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, manifestando que as suas preocupações sobre a Saúde “adensaram-se”.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) saiu hoje "moderadamente satisfeito" da negociação com o Ministério da Saúde e considerou que foi um "primeiro passo" para negociar as restantes matérias, como o estatuto de profissão de desgaste rápido.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera que as propostas do Governo na ronda negocial de hoje “mantêm as injustiças” na contagem de pontos para progressão na carreira por recuar apenas a janeiro de 2022.
O próximo filme da realizadora de animação Regina Pessoa será inspirado na esquizofrenia da sua mãe e abordará os recursos terapêuticos e sociais existentes em Portugal para lidar com a doença, desde o Estado Novo até à atualidade.
O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) abre as portas ao público no dia 26 de novembro, num dia aberto que permitirá esclarecer dúvidas, conversar com cientistas e experimentar fazer ciência, anunciou hoje o instituto.
A falta de assistência médica avançada poderá estar na origem da morte de um homem de 73 anos, ocorrida hoje de madrugada, em Castelo Melhor, concelho de Foz Côa, no distrito da Guarda, disse à Lusa fonte sindical.
O Governo determinou a adoção do processo de estudo e preparação do lançamento de uma nova parceria público-privada para a construção e equipamento do novo Hospital Central do Algarve, segundo uma resolução hoje publicada em Diário da República.
O número médio de utentes a aguardar vaga para entrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) aumentou 88% em Portugal entre 2019 e 2022, revela um relatório da Convenção Nacional da Saúde hoje divulgado.